Whatsapp icon Whatsapp

18 de Junho – Dia do Químico

O Dia do Químico foi criado a partir da lei nº 2800, assinada por Juscelino Kubitschek e que regulamentou a profissão.
O Dia do Químico é comemorado no dia 18 de Junho
O Dia do Químico é comemorado no dia 18 de Junho

No dia 18 de Junho de 1956, o então presidente Juscelino Kubitschek assinou a chamada “Lei Mater dos Químicos”, que regulamentou o exercício profissional do químico e permitiu a criação do Conselho Federal de Química (CFQ) e dos Conselhos Regionais de Química (CRQs). Dessa forma, o dia 18 de Juno passou a ser considerado como o dia do Químico.

O Dia do Químico é uma homenagem a todos os profissionais que apresentam as seguintes formações superiores:

 

 

♦ Bacharelado em Química;

♦ Licenciatura em Química;

♦ Química industrial;

♦ Engenharia Química;

♦ Tecnologia em Processos Químicos;

♦ Engenharia de alimentos;

♦ Engenharia de plásticos.
 

Em cada uma das áreas de formação citadas acima, o químico apresenta atribuições (estabelecidas no artigo primeiro da lei número 2800, “Lei Mater dos Químicos”) específicas de cada área. Todavia, todos os químicos adquirem as seguintes atribuições básicas, independentemente da área de formação:
 

♦ Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas.

♦ Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização, no âmbito das atribuições respectivas.

♦ Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas.

♦ Exercício do magistério, respeitada a legislação específica.

♦ Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas.

♦ Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos.

♦ Análise química e físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade.
 

O químico é um profissional que possui um vasto leque de possibilidades profissionais, como:
 

♦ Lecionar no Ensino Médio e Superior nas disciplinas de Ciências Químicas;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

♦ Responsabilidade técnica por empresas do setor químico;

♦ Planejamento, a implantação e a administração de laboratórios;

♦ Controle de qualidade de matérias-primas e produtos acabados;

♦ Ocupar cargos em indústrias químicas, farmacêuticas, de alimentos, cosméticos e têxteis, em órgãos de controle e fiscalização, no comércio, na agricultura e nas ciências forenses.
 

Assim, podemos perceber a importância do químico para o desenvolvimento industrial, social e ambiental.

Além de uma excelente formação profissional, é fundamental que o químico entenda a responsabilidade de sua atuação profissional e o seu fundamental papel na sociedade. Esse profissional deve constantemente estudar transformações de matérias-primas que resultem em produtos ou materiais que ampliem cada vez mais a qualidade de vida das pessoas.

Químicos, parabéns por este dia! Utilizem a data para refletir e buscar cada vez mais resoluções por meio de novas substâncias e materiais para promover um futuro melhor para as novas gerações, principalmente no que tange ao meio ambiente. Busquem de forma incessante por substâncias que causem menos danos ao meio ambiente e aos organismos vivos.

Deixamos a você, Químico, a sugestão para utilizar seus conhecimentos em prol da resolução de problemas:
 

♦ Industriais;

♦ Ecológicos;

♦ Na saúde;

♦ Na agricultura;

♦ Na educação.
 

Ao cidadão comum fica a dica:

Utilize o dia 18 de junho, o Dia do Químico, para parabenizar esse profissional tão importante direta ou indiretamente para o cotidiano das pessoas. Muitos indivíduos não conhecem e também não reconhecem o trabalho do químico. Vamos deixar de pensar de forma individualizada e reconhecer todos aqueles que contribuem para dias melhores.”

Publicado por Diogo Lopes Dias

Artigos Relacionados

2011 - Ano Internacional da Química
A UNESCO e a IUPAC escolheram 2011 como o ano internacional da Química, relembrando o 100° aniversário do Prêmio Nobel de Química recebido por Marie Curie.
Introdução à Química
Aqui você encontrará uma introdução à Química, com a definição dessa ciência, quais são seus ramos de estudo e seu papel em nossa sociedade.
Ramos da química
Quais os possíveis campos para esta ciência?
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!