2. Química
  3. Química Geral
  4. Introdução à Química

Introdução à Química

Para uma introdução à Química, temos que saber que essa ciência estuda as transformações que envolvem matéria e energia.

A Química é uma ciência que surgiu da curiosidade humana em torno da composição de todas as coisas e do funcionamento do mundo que nos cerca. Atualmente, a Química é definida basicamente como a ciência que estuda a matéria, suas transformações e as energias envolvidas nesses processos.

Matéria, no estudo de Química, é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e que, portanto, tem volume e massa. Assim sendo, a Química estuda substâncias naturais e artificiais, visíveis e invisíveis, minerais, vegetais e animais.

Esse conceito de matéria é apenas um dos que precisam ser compreendidos para uma introdução à Química. Existem também outros conceitos fundamentais que devem ser entendidos para a progressão no estudo dessa ciência. Veja alguns:

* Corpo: amostra ou porção limitada da matéria. Por exemplo, a árvore é matéria. Então, se cortarmos o caule da árvore, uma tora de madeira obtida será um corpo;

* Objeto: corpo que sofreu alterações e foi produzido para a utilização do ser humano. Por exemplo, uma tora de madeira é transformada em uma cadeira (objeto);

* Sistema: corpo submetido a uma observação. Por exemplo, considere que um químico está realizando um experimento em uma placa de Petri como a mostrada a seguir. Tudo que está dentro da placa de Petri é o nosso sistema, o que estiver de fora é a vizinhança;

Placa de Petri – vidraria usada em laboratório de ciências

* Transformação da matéria: qualquer processo (ou conjunto de processos) pelo qual se modificam as propriedades de determinado material. As transformações da matéria são também denominadas fenômenos, que podem ser físicos (não alteram a estrutura ou a constituição da matéria) ou químicos (alteram a estrutura ou a constituição da matéria). Quando amassamos um papel, por exemplo, temos uma transformação ou fenômeno físico; por outro lado, se queimamos um papel, temos um fenômeno químico;

* Energia: é a propriedade de um sistema que lhe permite realizar trabalho. Por exemplo, a energia química dentro dos alimentos é transformada no nosso organismo em energia que gera o trabalho que nosso corpo realiza nas atividades diárias e também o calor que aquece o nosso corpo.

Ao aprofundar seus estudos em Química, você verá que, de acordo com os objetos de estudo, essa ciência pode dividir-se nos seguintes três ramos principais:

* Química Orgânica: estuda os compostos do carbono;
* Química Inorgânica: estuda todos os demais elementos químicos e seus compostos;
* Físico-Química: estuda os princípios da Química, abordando os fenômenos que são observados nas reações químicas entre quantidades macroscópicas das substâncias.

Laboratório de Química usado para realizar experimentos e comprovar por meio de provas verídicas seus argumentos

A Química pode estudar a matéria e suas transformações a partir de três níveis:

* Nível macroscópico: estuda as propriedades dos objetos grandes e visíveis;

* Nível microscópico: estuda o mundo invisível aos nossos olhos que explica o que é observado macroscopicamente, ou seja, interpreta os fenômenos que podem ser vistos em termos do reordenamento dos átomos;

* Nível simbólico: é a representação dos fenômenos químicos através de símbolos, fórmulas e equações matemáticas.

Sendo assim, pode parecer que a Química limita-se à teoria e às pesquisas de laboratório ou à produção industrial. Mas ela é uma das ciências que estão mais presentes em nosso cotidiano e dentro de nós mesmos.

Só para citar alguns exemplos, a Química contribui para o desenvolvimento e produção de medicamentos que salvam vidas, de produtos de higiene e limpeza, de combustíveis que levam ao desenvolvimento de nossa sociedade e de meios de produção mais eficazes. Além disso, ela está presente na composição dos alimentos que consumimos (sejam naturais ou artificiais) e nas reações do nosso organismo, como a digestão.

A Química está em toda parte de nossa sociedade

Voltando ao nosso ponto de partida, graças à Química, hoje sabemos a resposta para a pergunta “Do que são feitas todas as coisas?”. Sabemos que tudo é composto de átomos, que formam os elementos químicos, que, por sua vez, ligam-se de diferentes formas para originar toda matéria que conhecemos.

Graças à Química, descobrimos os elementos que formam todas as coisas

Essa ciência continua evoluindo cada dia mais, o que é bom porque está havendo uma maior conscientização de como usar os conhecimentos químicos em prol da qualidade de vida e do desenvolvimento da sociedade, mas sem poluir e degradar o meio ambiente. Com base nisso, surgiu até mesmo um ramo chamado de Química Verde.

Continue seus estudos por esse mundo fascinante da Química! Quem sabe você não se torna um dos futuros químicos que usarão seus conhecimentos para ajudar a melhorar a vida e resolver grandes problemas da Terra?!

A Química é uma ciência teórica e experimental
O bem-estar do meio ambiente depende da Química Ambiental e da ação das pessoas
Química Ambiental
Conheça a Química Ambiental por meio de textos que exploram a problemática das ações do homem no ambiente, bem como soluções para resolvê-las ou minimizá-las.
O Dia do Químico é comemorado no dia 18 de Junho
18 de Junho – Dia do Químico
Saiba mais sobre a origem do Dia do Químico e as atividades desempenhadas por esse profissional.
O equilíbrio químico que algumas reações reversíveis realizam é estudado em Físico-Química
Físico-Química
Esta subseção de Físico-Química traz tudo sobre as soluções, propriedades coligativas, termoquímica, eletroquímica, cinética e equilíbrios químicos.
Ilustração de átomo – corresponde apenas a um modelo, e não à realidade
Estrutura do átomo
Conheça a estrutura básica do átomo e quais são as suas principais partículas constituintes.
A ilustração retrata fórmulas químicas de substâncias estudadas na Química Inorgânica
Definição de Química Inorgânica
Veja a definição antiga e a atual de Química Inorgânica, saiba diferenciá-la da Química Orgânica e entenda quais são as funções inorgânicas.
John Dalton (1766-1844)
Matéria
Classificação da matéria, átomo, espaço, massa, pequenas partículas, o cientista John Dalton, constituição da matéria, partículas esféricas, elemento químico, substâncias, ferro, madeira, água.
Álcool combustível: mistura de etanol e água.
Matéria e sua classificação
Como a matéria se classifica, substâncias simples, substâncias compostas, misturas, fases de uma mistura, mistura homogênea, mistura heterogênea, Metano, Oxigênio, Ozônio, Água, Gás cianídrico, Gás carbônico, Amônia, Hidrogênio, Hélio.
Conhecendo a Tabela periódica brincando.
História da Tabela Periódica
Critérios usados para organizar os elementos, Dimitri Ivanovich Mendeleev, classificação periódica atual, números atômicos, classificação feita por Mendeleev, evolução da tabela periódica.
A reação química de combustão necessita de um reagente para acontecer
Combustíveis
Clique para conhecer um espaço totalmente dedicado ao estudo dos combustíveis!
Por que a cebola provoca lágrimas?
Curiosidades Químicas
Conhecimentos de Química, química curiosa, resposta aos avanços tecnológicos, produção de diversos materiais, curiosidades do nosso cotidiano, Química Experimental, dissulfeto de alila, Por que a cebola provoca lágrimas.
Universo
A composição do Universo
Como é possível uma simples partícula formar tudo que existe?
Análise Química
Clique aqui e conheça as três formas diferentes de análise química!
Açúcar: composta por sacarose.
Substâncias químicas em foco
Confira alguns compostos usados em nosso cotidiano.
Como a química é útil ao nosso lazer?
Laboratório Químico
Local onde se realiza experimentos científicos.
Qual a diferença entre síntese e análise?
Síntese e análise
Para a química orgânica, os passos da síntese e análise é fundamental. Clique e entenda!
 A química tem uma nova cor!
Química verde
Os processos químicos que reduzem a geração de substâncias nocivas.
Ilustração de um átomo e seu núcleo.
Entendendo o núcleo atômico
Saiba mais sobre o corpo central do átomo.
As três maiores partículas subatômicas
Aprenda sobre elétrons, nêutrons e prótons.
O nêutron é uma partícula subatômica formada por três partículas (udd) denominadas quarks
A descoberta da terceira partícula subatômica: o nêutron
A terceira partícula subatômica é o nêutron, e ela foi a última a ser descoberta, em 1932 por Chadwick.
Antes de a Tabela Periódica que conhecemos hoje ser estabelecida, muitas outras leis periódicas para os elementos químicos foram propostas
Histórico das Primeiras Tabelas Periódicas
Antes da Tabela atualmente conhecida surgiram algumas propostas de Tabelas Periódicas, como: Tríades, Parafuso Telúrico e Lei das Oitavas.
Segundo a Teoria dos Quatro Elementos, tudo seria formado a partir da terra, do fogo, da água ou do ar
Teoria dos Quatro Elementos
Entenda como os filósofos tentaram explicar a natureza da matéria e a nossa própria constituição por meio da teoria dos quatro elementos.
Cientistas famosos da esquerda para a direita: Marie Curie, Niels Böhr, Michael Faraday, Albert Einstein, Linus Pauling, Mendeleiev e Rutherford
Cientistas Famosos
Conheça a história de vida de cientistas famosos e fique sabendo onde nasceram, suas descobertas, invenções, desafios que tiveram de superar e as datas das suas mortes.
A evolução do modelo atômico contou com a contribuição de quatro cientistas principais: Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr
Evolução dos Modelos Atômicos
Conheça a história da evolução dos modelos atômicos, incluindo os modelos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr.