Whatsapp icon Whatsapp

Alopecia areata

A alopecia caracteriza-se pela perda repentina de pelos, formando círculos na região acometida.
A alopecia caracteriza-se pela perda repentina de pelos, formando círculos na região acometida.
A alopecia areata, conhecida popularmente como pelada, é uma doença caracterizada pela queda repentina de pelos e/ou cabelos em áreas específicas, mas sem provocar alterações na pele destas regiões. A área afetada apresenta-se arredondada ou oval, e geralmente sem sinais de irritação nem inflamação. Somente em alguns casos é que ocorre prurido ou queimação. O couro cabeludo, sobrancelha e barba são as áreas mais frequentemente afetadas.

Geralmente, ocorrem poucos episódios isolados durante a vida da pessoa, e os pelos voltam a crescer, completamente ou de forma parcial. Em situações mais delicadas, ela pode se manifestar de forma crônica, podendo evoluir para a alopecia total (ou totalis), que é um quadro no qual todo o couro cabeludo é comprometido; ou alopecia universal (ou universallis), em que há a perda total dos pelos do corpo. Geralmente eles nascem mais claros e finos, adquirindo suas características normais em até um ano.

Ela acomete tanto homens quanto mulheres, e suas causas não são completamente elucidadas. Sabe-se somente que fatores emocionais e problemas relacionados à imunidade propiciam o quadro, e que ela é mais frequente em pessoas que possuem histórico familiar positivo para a alopecia. Cerca de 2% da população é portadora deste problema, e em pouco mais da metade dos casos, são pessoas menores de vinte anos de idade.

O diagnóstico deve ser feito pelo dermatologista. Em algumas situações, pode ser necessária a biópsia da região acometida. Esse profissional é também responsável pela indicação do tratamento mais adequado para o caso. Alguns fármacos, como os corticoides, são bastante eficazes, porém muito fortes, e podem provocar efeitos colaterais significativos. Assim, esta orientação é importante, principalmente, por se analisar as relações de custo-benefício entre doença e tratamento, freando sua evolução. Assim, quanto mais cedo buscar ajuda médica, melhor os resultados.

Como a alopecia, em muitos casos, afeta a segurança e autoestima da pessoa, auxílio psicológico também é recomendado – até porque fatores emocionais podem desencadear tais eventos.

Vale lembrar que, mesmo assim, não há como se prevenir com 100% de eficácia as reincidências da doença.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

A arritmia cardíaca significa uma alteração no ritmo normal do coração
Arritmia cardíaca
Clique aqui e veja o que é arritmia cardíaca e quais as suas causas
Dificuldade em tudo o que se relaciona com a matemática.
Discalculia
Discalculia, o que é discalculia, o que causa discalculia, os sinais que podem caracterizar a disculculia, como melhorar e facilitar a vida das pessoas com necessidades educativas especiais.
Doença de Parkinson
Aprenda mais sobre a doença de Parkinson clicando aqui. Entenda o que é essa doença, suas manifestações clínicas e o tratamento disponível.
A síndrome das pernas inquietas pode atrapalhar o sono das pessoas acometidas
Síndrome das pernas inquietas
A síndrome das pernas inquietas é caracterizada por movimentos incessantes dos membros inferiores dos acometidos. A síndrome das pernas inquietas ocorre mais em adultos.
A tromboflebite é causada por trombos que obstruem a circulação normal do sangue
Tromboflebite
Conheça mais sobre a tromboflebite, uma doença que pode afetar pessoas com varizes.
video icon
Português
Júlia Lopes de Almeida
Nesta videoaula, você conhecerá um pouco mais sobre a vida de Júlia Lopes de Almeida, uma das escritoras mais importantes da literatura brasileira. Confira nossa análise!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!