Clamídia
A clamídia é uma doença infecto-contagiosa provocada pela bactéria Chlamydia trachomatis e transmitida em contatos íntimos, já que não necessita de penetração para transmitir a bactéria, e em relações sexuais. Sua manifestação normalmente ocorre quando a doença já se desenvolveu bastante e prejudicou os órgãos reprodutores, pois os sintomas podem se manifestar de maneira tão superficial que as pessoas infectadas não notam as transformações e complicações, como a infertilidade, inflamação pélvica, infecção nos órgãos reprodutores, gravidez ectópica e outras. A doença pode permanecer até um mês incubada e a partir daí manifesta-se de forma agressiva.
Sintomas
Em mulheres aparecem: secreção vaginal amarelada e/ou esverdeada, irritação vaginal, dor abdominal, dor ao urinar, sangramento vaginal entre ciclos menstruais.
Em homens aparecem: queimação ao urinar, secreção esbranquiçada saindo da abertura da uretra e dor no escroto.
Tratamento
O tratamento contra a clamídia é realizado com antibióticos via oral e local. Deve ser feito também pelo parceiro (a) do (a) doente para evitar possíveis contaminações pós-tratamento. Também é necessário que se respeite o período de penitência para melhores resultados.
Prevenção
A doença pode ser prevenida mantendo atividades sexuais com um só parceiro (a), fazendo a higienização correta dos órgãos genitais após relação sexual, visitando um ginecologista a cada seis meses, principalmente se houver algum sintoma, e fundamentalmente usando camisinha.