Dermatite atópica

A dermatite atópica é uma doença inflamatória de pele, crônica e recidivante, que se caracteriza por lesões de prurido intenso e pele seca.
A dermatite atópica caracteriza-se por lesões de intenso prurido
A dermatite atópica caracteriza-se por lesões de intenso prurido

A dermatite atópica é uma doença inflamatória de pele, crônica e recidivante, que se inicia normalmente em crianças após a sexta semana de vida e apresenta melhora quando o paciente atinge a adolescência. Estima-se que a doença afete cerca de 10% dos lactentes. Caracteriza-se pela presença de pele seca (xerose) e lesões eczematosas de prurido intenso, que podem ocasionar escoriações e até mesmo infecções secundárias.

A dermatite atópica está associada à atopia, isto é, afecções alérgicas de influência hereditária. A doença caracteriza-se pelo excesso de IgE em resposta a antígenos ambientais comuns, tais como antígenos na alimentação e no ambiente (ácaros e pelos, por exemplo). Pode estar associada a doenças como asma e rinite alérgica, sendo desencadeada pela interação de fatores genéticos e ambientais.

O quadro clínico da dermatite atópica pode variar de leve a grave e muda de acordo com a faixa etária do paciente. A fase infantil, que se inicia normalmente a partir do terceiro mês de vida, caracteriza-se pelo predomínio de lesões no rosto, sendo que outros locais, como cabeça e pescoço, podem ser acometidos. As lesões apresentam rubor, pápulas (lesão sólida elevada), vesículas (lesão com líquido no interior) e causam muita coceira. Pode ocorrer infecção secundária, normalmente estafilocóccica.

Quando a criança está maior (fase pré-puberal ou juvenil), as lesões surgem principalmente nas regiões de dobras de joelhos e cotovelos. As lesões são liquenificadas, ou seja, apresentam um aumento da espessura da epiderme e acentuação dos sulcos cutâneos. Nessa fase, a maioria dos pacientes apresenta uma melhora significativa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na fase adulta, é encontrada liquenificação nas regiões de dobras dos braços e pernas, na área do pescoço e nas mãos. As lesões apresentam liquenificação, escoriações e pele seca com descamação. É comum que indivíduos que possuem a doença na fase adulta tenham passado por quadros de grandes alterações psicológicas, o que evidencia sua relação com o quadro emocional do paciente.

O diagnóstico da dermatite atópica é realizado através da observação do quadro clínico do indivíduo. Para um diagnóstico positivo, o paciente deve apresentar coceira e três ou mais dos sintomas a seguir:

Sintomas da Dermatite atópica

- histórico de dermatite flexural;

- histórico de alergia respiratória no indivíduo ou em parentes de até primeiro grau;

- pele seca;

- lesões eczematosas antes dos dois anos de idade;

- presença de eczema.

O tratamento de dermatite atópica deve ser feito de maneira individualizada e apresenta como principal objetivo diminuir a pele seca e coceiras, bem como inibir a resposta inflamatória. Além disso, é importante que o emocional seja tratado, sendo essenciais tratamentos com psicólogos.

Por ser uma doença crônica, é essencial que pais e pacientes estejam bastante comprometidos com a terapia. Só assim é possível obter uma boa resposta no tratamento.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

As lesões da disidrose podem causar coceira
Disidrose
Amplie seus conhecimentos sobre a disidrose, um problema de pele que causa o aparecimento de vesículas.
As alergias são uma resposta exagerada do sistema imune a um determinado antígeno
O que é alergia?
A alergia afeta uma grande parcela da população. Entenda o que causa essa resposta exagerada do corpo a determinados agentes.
O Ácaro
Os Acaros
Os Ácaros, o que são ácaros, como os ácaros se alimentam, onde os ácaros são encontrados, como os ácaros provocam alergias.
video icon
Matemática
Área de pirâmide
Nesta aula, iremos aprender quais são os elementos de uma pirâmide: aresta da base, aresta lateral, altura da pirâmide, apótema da base e apótema da pirâmide. Em seguida, veremos como calcular a área de uma pirâmide qualquer.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?