Diabetes gestacional

O desenvolvimento de diabetes durante a gravidez é um quadro relativamente comum, mesmo entre aquelas mulheres que jamais apresentaram, em exames de glicemia, resultados acima do valor de referência.
Este quadro está relacionado à inibição da produção e funcionamento da insulina, provocada pelo hormônio lactogênio placentário; geralmente em torno da 26ª semana. A má alimentação, o ganho rápido de peso, histórico de diabetes na família, stress, tabagismo, gravidez anterior com nascimento de bebê com mais de 4 quilos, a síndrome do ovário policístico, e a idade mais madura (acima de 35 anos); são fatores que favorecem seu surgimento.
O resultado é a possibilidade de o bebê apresentar problemas de saúde, como icterícia e deficiência de cálcio, se tornar mais suscetível à obesidade e ao desenvolvimento de diabetes do tipo 2; ou correr o risco de vir a óbito, ou nascer prematuramente. Em muitos casos, a doença desaparece após o parto; o que não impede que tais mulheres apresentem maior predisposição à doença e suas consequências nada agradáveis. Por tais motivos é que, quando é diagnosticada a diabetes gestacional, a gravidez é considerada de risco.
O diagnóstico desse problema de saúde se dá, muitas vezes, a partir do exame de glicemia requerido no pré-natal; ou ao se observar, no ultrassom, um aumento significativo do tamanho do bebê ou aumento do líquido amniótico. Em outros casos, a mulher percebe que algo não está bem, ao detectar que sua visão se apresenta turva, apresentar sensação de fraqueza e notar que suas micções estão mais frequentes. A confirmação é feita por meio de exame de sangue, analisando a taxa glicêmica e/ou pelo teste oral de tolerância à glicose.
Em muitas situações, a adoção de uma dieta alimentar adequada e a prática de exercícios são o suficiente para controlar esse problema – e, para tal, obviamente, é necessário acompanhamento com profissional qualificado. No entanto, há casos em que a gestante também precisa receber aplicações de insulina.
Dicas alimentares voltadas para a prevenção do diabetes gestacional e após a gravidez:
- Cortar ou evitar doces e derivados de farinha branca, principalmente após jejum;
- Diminuir a ingestão de carboidratos em geral;
- Aumentar o consumo de fibras;
- Aumentar o número de refeições ao dia, mas com porções reduzidas;
- Praticar exercícios físicos permitidos a gestantes.
Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Ferramentas Brasil Escola
Cronograma de estudos
Jornada do Enem

Corrige Aqui

Tire Dúvidas
Calculadora SISU
Calculadora PROUNI
Jogo das Capitais
Palpites
Simulados Enem
Simulados Vestibulares
Cronograma de estudos
Jornada do Enem

Corrige Aqui

Tire Dúvidas

Sociologia
Terceira via — Anthony Giddens
Anthony Giddens, sociólogo britânico, é um dos maiores entusiastas da terceira via. Quer saber mais? Não perca esta videoaula.
Últimas notícias
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos

Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!

Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?

Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.