Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Doenças
  3. Diabetes gestacional

Diabetes gestacional

O desenvolvimento de diabetes durante a gravidez é um quadro relativamente comum, mesmo entre aquelas mulheres que jamais apresentaram, em exames de glicemia, resultados acima do valor de referência.


Este quadro está relacionado à inibição da produção e funcionamento da insulina, provocada pelo hormônio lactogênio placentário; geralmente em torno da 26ª semana. A má alimentação, o ganho rápido de peso, histórico de diabetes na família, stress, tabagismo, gravidez anterior com nascimento de bebê com mais de 4 quilos, a síndrome do ovário policístico, e a idade mais madura (acima de 35 anos); são fatores que favorecem seu surgimento.

O resultado é a possibilidade de o bebê apresentar problemas de saúde, como icterícia e deficiência de cálcio, se tornar mais suscetível à obesidade e ao desenvolvimento de diabetes do tipo 2; ou correr o risco de vir a óbito, ou nascer prematuramente. Em muitos casos, a doença desaparece após o parto; o que não impede que tais mulheres apresentem maior predisposição à doença e suas consequências nada agradáveis. Por tais motivos é que, quando é diagnosticada a diabetes gestacional, a gravidez é considerada de risco.

O diagnóstico desse problema de saúde se dá, muitas vezes, a partir do exame de glicemia requerido no pré-natal; ou ao se observar, no ultrassom, um aumento significativo do tamanho do bebê ou aumento do líquido amniótico. Em outros casos, a mulher percebe que algo não está bem, ao detectar que sua visão se apresenta turva, apresentar sensação de fraqueza e notar que suas micções estão mais frequentes. A confirmação é feita por meio de exame de sangue, analisando a taxa glicêmica e/ou pelo teste oral de tolerância à glicose.

Em muitas situações, a adoção de uma dieta alimentar adequada e a prática de exercícios são o suficiente para controlar esse problema – e, para tal, obviamente, é necessário acompanhamento com profissional qualificado. No entanto, há casos em que a gestante também precisa receber aplicações de insulina.


Dicas alimentares voltadas para a prevenção do diabetes gestacional e após a gravidez:

- Cortar ou evitar doces e derivados de farinha branca, principalmente após jejum;
- Diminuir a ingestão de carboidratos em geral;
- Aumentar o consumo de fibras;
- Aumentar o número de refeições ao dia, mas com porções reduzidas;
- Praticar exercícios físicos permitidos a gestantes.


Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Uma boa medida para evitar a diabetse gestacional é cortar a ingestão de doces.
Uma boa medida para evitar a diabetse gestacional é cortar a ingestão de doces.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Assuntos relacionados
Os tumores da hipófise são benignos e estão localizados na glândula hipófise
Tumores da Hipófise
Clique e conheça os sintomas e o tratamento dos Tumores da Hipófise.
Exercícios durante a gravidez são recomendados em gestações sem complicação
Exercícios físicos na gravidez
Entenda quando os exercícios na gravidez são recomendados e que sinais indicam que a atividade deve ser imediatamente interrompida.
Procedimento de medição de pressão.
Hipertensão
Hipertensão arterial, o que é hipertensão arterial, diastólica, sistólica, pessoas hipertensas, problemas de saúde, complicações, sintomas da hipertensão, pressão sanguínea.
O Mal de Alzheimer manifesta-se em indivíduos com mais de 50 anos.
Mal de Alzheimer
Mal de Alzheimer, o que é o Mal de Alzheimer, o desenvolvimento do Mal de Alzheimer, sintomas do Mal de Alzheimer, as quatro fases do Mal de Alzheimer.
Pitiríase versicolor, também chamada de pano branco ou micose de praia.
Doenças fúngicas
Informações sobre infecções que tendem a ser resistentes e, no caso de pessoas imunocomprometidas, bastante sérias.
O diabetes insipidus caracteriza-se pela produção abundante de urina clara e não concentrada
Diabetes insipidus
Descubra o que é o diabetes insipidus, bem como seus sintomas.
O diabetes mellitus é uma doença relacionada com o aumento dos níveis de glicose no sangue.
Diabetes mellitus
Aprenda um pouco sobre o diabetes mellitus, uma doença que pode ser bastante grave e gerar complicações se não tiver o acompanhamento adequado.