Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Gravidez
  4. Pré-natal

Pré-natal

Assistência pré-natal, ou simplesmente pré-natal, é o nome dado aos procedimentos clínicos e educativos cedidos a gestantes, com o objetivo de proporcionar à mulher e à criança boas condições de saúde. Graças a ele pode haver a detecção e o tratamento precoce de problemas de saúde que porventura afetem a mãe e/ou o bebê, tal como a diabete gestacional; prevenindo um grande número de complicações e óbitos por motivos que poderiam ser facilmente evitados ou controlados.

O pré-natal também orienta as mulheres em questões relativas ao que está ocorrendo com o seu corpo e seu bebê, aos cuidados que devem ter, à sua sexualidade, a inseguranças referentes ao período em que se encontram ou mesmo no que diz respeito ao parto; e fornece auxílios para driblar os famosos desconfortos da gravidez – tais como inchaço, falta de ar e enjoos.

No que se refere ao atendimento feito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a gestante também tem todos os exames necessários realizados de forma gratuita, assim como eventuais fármacos, vacinas e, se for o caso, também o acompanhamento odontológico e psicológico.

Na primeira consulta, o primeiro procedimento será a identificação da paciente. Além dos dados de praxe, como nome, idade, endereço e naturalidade; também serão registradas, em sua ficha, a situação conjugal, ocupação, prática religiosa e condições socioeconômicas e culturais.

Além desses dados, o profissional verificará se a gestante apresenta alguma queixa específica, se a gravidez foi planejada, se possui antecedentes pessoais e/ou familiares para problemas de saúde como hipertensão, diabetes, câncer de mama, viroses, doenças neuropsiquiátricas, alergias, e doenças ginecológicas; e se está fazendo o uso de algum fármaco. Antecedentes obstetrícios e assuntos relativos à sua sexualidade também fazem parte da pauta.

Baseado na data da última menstruação, o profissional da saúde calculará a data provável do parto (DPP), que é feita a partir da soma de 7 dias ao primeiro dia da última menstruação, adicionando nove meses ao mês em que ela ocorreu. Ele também fará o exame físico e também ginecológico, solicitando exames laboratoriais de rotina e outros, se achar necessário.

Por fim, as novas consultas serão agendadas. Nelas será revisada a ficha da gestante, serão feitos exames clínicos para analisar seu estado de saúde, e o calendário de vacinação será checado. Além disso, claro, a gestante receberá as devidas orientações para os problemas ou dúvidas que eventualmente poderão surgir no decorrer das semanas.

Considerando esses fatos, o ideal é que tal acompanhamento seja iniciado cedo, dessa forma, a chance de ocorrer uma gravidez sem problemas, em todos os sentidos, será maior. Assim, recomenda-se que a gestante comece seu pré-natal ainda no primeiro trimestre, preferencialmente assim que descobrir que está grávida.

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
 A ultrassonografia é um dos procedimentos que fazem parte do pré-natal.
A ultrassonografia é um dos procedimentos que fazem parte do pré-natal.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Assuntos relacionados
Exercícios durante a gravidez são recomendados em gestações sem complicação
Exercícios físicos na gravidez
Entenda quando os exercícios na gravidez são recomendados e que sinais indicam que a atividade deve ser imediatamente interrompida.
Algumas patologias podem ocasionar a morte do embrião
Gravidez molar
A gravidez molar é uma doença que merece bastante atenção, principalmente por poder originar uma forma maligna. Saiba mais sobre essa patologia!
O termo aborto refere-se à interrupção de uma gravidez antes da 22º semana
Aborto retido
Saiba mais sobre o aborto retido e como o médico deve proceder nesses casos.
Testes de gravidez vendidos em farmácia possuem considerável eficácia
Como funciona o teste de gravidez de farmácia?
Entenda como funciona o teste de gravidez de farmácia, um método bastante usado na confirmação de gestações.
Médicos afirmam que o parto de cócoras é menos traumático à criança.
Parto de cócoras
Parto que tem ação potencializada pela ajuda da força da gravidade.
Na fertilização in vitro, os ovócitos são fertilizados pelos espermatozoides fora do corpo feminino.
Fertilização in vitro
A fertilização in vitro é uma técnica de reprodução assistida que apresenta grande porcentagem de sucesso. Graças à fertilização in vitro, mulheres laqueadas podem dar à luz.