Whatsapp icon Whatsapp

Hiperglicemia

Um dos sintomas da hiperglicemia é o aumento da fome
Um dos sintomas da hiperglicemia é o aumento da fome

A hiperglicemia ocorre quando o nível de glicose no sangue se encontra muito elevado. A principal causa desse aumento de açúcar no sangue se deve à diabetes, que ocorre em virtude de uma alteração no pâncreas, que não produz, ou produz em quantidade insuficiente, o hormônio insulina, que é o responsável por adequar os níveis de glicose no sangue.

O excesso de glicose no organismo é prejudicial. Por isso, quando a glicose em nosso sangue ultrapassa 160 a 180 mg/dL, o nosso organismo arruma formas de excretá-la, e uma dessas formas é mandar a glicose para os rins, para eliminá-la na urina. Com isso, aparece um dos primeiros sintomas da hiperglicemia, chamado de poliúria, que é o excesso de urina. Quando a pessoa urina muito, ela vai eliminar glicose e água. Sendo assim, aparecerá outro sintoma da hiperglicemia, que é a sede (ou polidipsia).

O corpo pode estar com excesso de glicose, mas no cérebro ocorre uma redução desse açúcar, causando muita fome, o que chamamos de polifagia. Isso ocorre porque o cérebro interpreta que o organismo não está alimentado.

Outros sintomas sentidos por uma pessoa que está com hiperglicemia são dores, dormência e formigamento nas pernas, visão turva e embaçada, prurido na região genital.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O diabetes do tipo 1 é também chamado de diabetes insulino-dependente, pois a pessoa na consegue produzir insulina, precisando recorrer à insulina injetável. É o tipo de diabetes mais comum em crianças e jovens. A hiperglicemia nesse tipo de diabetes pode levar ao coma e à cetoacidose diabética.

No diabetes do tipo 2, os sintomas de hiperglicemia são praticamente imperceptíveis, e isso pode atrasar seu diagnóstico, causando algumas complicações.

As complicações causadas por hiperglicemia podem ser a retinopatia (problema ocular); neuropatia (problema nos nervos); angiopatia (problema nos vasos sanguíneos); entre outros.

Há um tipo de complicação denominada Síndrome Hiperglicêmica Hiperosmolar, que pode ocorrer nos portadores idosos de diabetes tipo 2. Nessa síndrome, ocorre a desidratação do organismo, pois, em razão de uma falha no mecanismo da sede, essa pessoa deixa de ingerir água. Como está urinando excessivamente, acaba ficando desidratada, entrando em estado de confusão mental, coma e óbito. Alguns fatores podem desencadear a síndrome, como AVC, infarto do miocárdio, infecções, uso de glicocorticoides, diuréticos, cirurgias, etc.

Portadores de diabetes podem evitar a hiperglicemia mantendo o nível de açúcar no sangue normal. Para isso é imprescindível que essas pessoas adotem uma alimentação balanceada, pratiquem atividades físicas e sigam todas as recomendações médicas.

Publicado por Paula Louredo Moraes

Artigos Relacionados

Hemácia falciforme (esquerda) e hemácias “normais” (direita)
Anemia falciforme
Na anemia falciforme, as pessoas acometidas apresentam hemácias rígidas, com pouco tempo de vida, e em forma de foice. Anemia falciforme não tem cura.
A figura mostra angioedema nos lábios, língua e olhos, e urticária pelo corpo – alguns dos sintomas apresentados pelo choque anafilático
Choque anafilático
Clique aqui e saiba o que é e quais são as causas e o tratamento do choque anafilático.
O diabetes mellitus é uma doença relacionada com o aumento dos níveis de glicose no sangue.
Diabetes mellitus
Aprenda um pouco sobre o diabetes mellitus, uma doença que pode ser bastante grave e gerar complicações se não tiver o acompanhamento adequado.
Eventos traumáticos podem propiciar a manifestação de certas doenças psicológicas.
Doenças psicológicas
Conheça diferentes doenças cujas manifestações são, muitas vezes, sutis.
A alimentação balanceada impede o desenvolvimento da fome oculta.
Fome Oculta
Fome oculta, o que é a síndrome da fome oculta, a carência de nutrientes, os principais nutrientes que se ausentam do organismo e provocam a fome oculta.
Lúpus
Você já ouviu falar a respeito do lúpus? Clique aqui, entenda o que é essa doença. Conheça seus principais sintomas e como é feito o tratamento.
Manifestação da psoríase em placas
Psoríase
Psoríase, o que é psoríase, como a psoríase se manifesta, as formas de manifestação da psoríase, sisntomas da psoríase, tratamento da psoríase, como prevenir a psoríase.
O pâncreas é uma glândula mista.
Pâncreas
Você conhece o pâncreas, uma glândula importante do nosso corpo? Neste texto, abordaremos suas características, suas funções e sua relação com o diabetes.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas