Whatsapp icon Whatsapp

Choque anafilático

A figura mostra angioedema nos lábios, língua e olhos, e urticária pelo corpo – alguns dos sintomas apresentados pelo choque anafilático
A figura mostra angioedema nos lábios, língua e olhos, e urticária pelo corpo – alguns dos sintomas apresentados pelo choque anafilático

O choque anafilático, também chamado de anafilaxia ou reação anafilática, é uma reação alérgica grave e potencialmente fatal desencadeada por diversos agentes, como drogas, alimentos, venenos de alguns animais, medicamentos, etc. É importante salientar que para que ocorra o choque anafilático, a pessoa precisa ser alérgica a um dos agentes causadores citados anteriormente.

O choque anafilático ocorre quando a pessoa entra em contato com alguma substância que excita o sistema imunológico, fazendo com que ocorra uma reação exagerada do organismo, produzindo convulsões, inconsciência ou acidente vascular cerebral no período de segundos ou uma hora após a exposição à substância.

O quadro típico do choque anafilático é o de um colapso cardiorrespiratório, no qual a pessoa fica com dificuldade para respirar, sudorese intensa, hipotensão, palidez, corpo frio, pulso rápido, chiado ao respirar, desmaio, urticária (caracterizada por placas avermelhadas distribuídas pelo corpo) e angioedema (inchaço da pele, mais comum ao redor dos olhos, nos lábios e língua). Nos casos de reações alérgicas, o edema mais perigoso é o edema de glote, também conhecido como edema de laringe, em que ocorre o inchaço na região da glote, no esôfago, impedindo a passagem do ar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uma vez em choque, a pessoa deverá ser atendida imediatamente por uma ambulância, pois a oferta de oxigênio por máscara e a administração de adrenalina devem ser imediatas e simultâneas. Se o atendimento não ocorrer a tempo, o indivíduo pode morrer. Alguns pacientes que já têm conhecimento de sua alergia costumam ter medicação antialérgica sempre em mãos para alguma emergência – se for o caso, dê a medicação à pessoa o quanto antes.

Se o paciente apresentar edema de glote, o qual impede a passagem de ar, será necessária uma cricotireoidotomia, em que o paciente respira por aparelhos para manter a integridade cerebral, até que a situação volte ao normal.

Publicado por Paula Louredo Moraes

Artigos Relacionados

Alzheimer
Você já ouviu falar sobre o Alzheimer? Clique aqui e entenda o que é essa doença, suas causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.
Autismo
Conheça um pouco mais sobre o autismo, um importante distúrbio do desenvolvimento humano que afeta principalmente os meninos. Veja neste texto as principais manifestações desse distúrbio, suas possíveis causas, como é realizado o diagnóstico e a importância de fazer o acompanhamento adequado do autista.
Doenças psicológicas
Conheça diferentes doenças cujas manifestações são, muitas vezes, sutis.
Fome Oculta
Fome oculta, o que é a síndrome da fome oculta, a carência de nutrientes, os principais nutrientes que se ausentam do organismo e provocam a fome oculta.
video icon
Escrito"Função Seno" em fundo bege e amarelo.
Matemática
Função Seno
Nesta aula veremos como é o gráfico de uma função seno e analisaremos o valor de máximo, mínimo, amplitude e período dessa função.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.