Infecção, infestação e inflamação

A caxumba é uma infecção viral que apresenta inflamação das glândulas salivares
A caxumba é uma infecção viral que apresenta inflamação das glândulas salivares

Infecção se refere à invasão, desenvolvimento e multiplicação de um microorganismo no organismo de um animal ou planta, causando doenças. A invasão desencadeia no hospedeiro uma série de reações do sistema imunológico, a fim de defender o local afetado resultando, geralmente, em inflamações.

Assim, podemos perceber que o termo “infecção” e “inflamação”, muitas vezes confundidos, têm suas particularidades. A inflamação pode ocorrer não só quando há a invasão por vírus, bactérias, fungos ou protozoários. A sinusite, por exemplo, é uma inflamação dos seios da face e que, por não ser causada por um patógeno, não se caracteriza como uma infecção. Já a caxumba é uma doença caracterizada pela infecção do vírus do gênero Rubulavirus, da família Paramyxoviridae. Sua presença resulta na inflamação das glândulas salivares apresentando, na região, inchaço característico.

Inflamações têm como principais características: o aumento da temperatura no local ou geral, inchaço, dor e, em alguns casos, perda da função – reversível naturalmente ou não. O contato com produtos cáusticos, venenos, baixas ou altas temperaturas; traumatismos, dentre outros tipos de exposição de nosso organismo, resultando em defesas imunitárias, também as caracterizam.

“Infestação” é outro termo que causa dúvidas. Segundo o mini dicionário Aurélio, ela consiste no estabelecimento, proliferação e ação de parasitos na pele ou em seus apêndices. Entretanto, alguns autores consideram este termo como sendo a penetração ou presença de parasitas não-microbianos no hospedeiro.

Assim, há controvérsias se, por exemplo, a presença do nematelminto Wuchereria bancrofti é uma infestação ou infecção - mas é certo que este verme causa a inflamação dos vasos linfáticos, podendo resultar na hipertrofia de regiões afetadas.

Por outro lado, a presença de carrapatos em um cachorro, por exemplo, é uma infestação, podendo resultar em inflamação das regiões perfuradas e sugadas pelo parasita. Carrapatos podem causar infecções como, por exemplo, a erliquiose canina. Ela é consequência da bactéria Ehrlichia canis no organismo do cão, transmitida de um animal doente para um saudável por intermédio destes artrópodes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

Manifestação da artrite reumática.
Artrite
Artrite, o que é artrite, as artrites que mais se manifestam, a artrite reumatóide, a ossteoartrite, o tratamento para a artrite, tipos de artrite.
Asma
Já ouviu falar em asma? Clique aqui e saiba mais sobre essa doença conhecendo seus sintomas e os tratamentos disponíveis.
Conjuntivite
A conjuntivite é uma doença que provoca vermelhidão nos olhos. Saiba mais sobre as formas de transmissão, causas, sintomas e tratamento dessa inflamação.
Dificuldade em tudo o que se relaciona com a matemática.
Discalculia
Discalculia, o que é discalculia, o que causa discalculia, os sinais que podem caracterizar a disculculia, como melhorar e facilitar a vida das pessoas com necessidades educativas especiais.
Eventos traumáticos podem propiciar a manifestação de certas doenças psicológicas.
Doenças psicológicas
Conheça diferentes doenças cujas manifestações são, muitas vezes, sutis.
Esôfago
Aprenda mais sobre o esôfago clicando aqui! Neste texto abordaremos as principais características do órgão e algumas doenças que o atingem.
Vírus, bactérias e outros agentes podem causar infecções.
Infecção
Você sabe o que é infecção? Clique aqui e descubra o significado desse termo. Além disso, compreenda o que são doenças infecciosas e conheça exemplos.
Algumas infecções são responsáveis por desencadear resposta inflamatória sistêmica.
Infecção generalizada (sepse)
Conheça mais sobre a sepse, uma condição que se destaca por ser a principal causa de morte nas UTIs. Saiba sobre seu tratamento e sua ocorrência em bebês.
Lúpus
Você já ouviu falar a respeito do lúpus? Clique aqui, entenda o que é essa doença. Conheça seus principais sintomas e como é feito o tratamento.
Obesidade
A obesidade atinge cerca de 18 milhões de pessoas no Brasil. Clique aqui e aprenda mais sobre as causas e consequências desse problema de saúde.
Osso esponjoso
Osteopoiquilose
Conheça sobre esta rara alteração óssea, geralmente assintomática.
A osteoporose acomete principalmente mulheres idosas
Osteoporose
Conheça um pouco mais sobre a osteoporose, uma doença bastante relacionada com fraturas em pessoas idosas.
Poliomielite
Você já ouviu falar da poliomielite? Clique aqui e saiba mais sobre essa doença, conhecida também como paralisia infantil. Saiba seus sintomas e tratamento.
A síndrome das pernas inquietas pode atrapalhar o sono das pessoas acometidas
Síndrome das pernas inquietas
A síndrome das pernas inquietas é caracterizada por movimentos incessantes dos membros inferiores dos acometidos. A síndrome das pernas inquietas ocorre mais em adultos.
video icon
Matemática
Área de tronco de cone
Nesta aula, iremos aprender quais são os elementos de um tronco de cone: raio da base maior, raio da base menor, geratriz e altura do tronco de cone. Em seguida, veremos como calcular a área de um tronco de cone qualquer.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?