Whatsapp icon Whatsapp

Doenças típicas de enchentes

Enchentes: fator propício para o surgimento de certas doenças.
Enchentes: fator propício para o surgimento de certas doenças.

Enchentes, principalmente quando ocorrem em regiões mais carentes de infraestrutura, podem trazer consigo uma gama de doenças, já que conferem condições propícias para o surgimento de vetores; e carregam consigo lama, lixo e esgoto – e com eles, possíveis patógenos.

A ingestão de água e alimentos contaminados pode causar doenças como:

- Cólera: cujo agente transmissor é a bactéria Vibrio cholerae, causando um quadro de diarreia, que pode desencadear em desidratação;

- Febre tifoide: doença também bacteriana, causada pela Salmonella typhi. Esta, cujo contágio também se dá pelo contato com pessoas acometidas, causa febre, dor de cabeça, diarreias e sangramentos. Pode desencadear em morte, em situações nas quais o intestino é perfurado;

- Hepatites A e E: com a mesma forma de transmissão que a febre tifoide, estas doenças virais causam náuseas, icterícia (pele e olhos amarelados) e urina e fezes esbranquiçadas. Com grandes chances de comprometer o fígado, podem ser fatais.

Também há aquelas doenças cuja transmissão se dá por outras formas de contágio. São elas:

- Leptospirose: doença bacteriana causada pela Leptospira interrogans. Esta, de transmissão que se dá pelo contato da pele com água ou solo contaminado, ou das mucosas com alimentos ou objetos contendo estes patógenos, causa dores de cabeça, músculos e articulações; febre, náuseas, vômitos, problemas respiratórios e, em casos mais sérios, complicações renais – que podem levar o indivíduo à morte. É considerada endêmica de nosso país.

- Tétano: a exposição a objetos cortantes propiciada pelas enchentes pode aumentar as chances do indivíduo se infectar por esporos da Clostridium tetani. As toxinas que esta bactéria libera provocam espasmos e contrações musculares, propiciando a morte por parada respiratória ou cardíaca.

- Dengue: a água parada pode ser local de depósito de ovos da fêmea de Aedes aegypti: mosquito transmissor da dengue e febre amarela. Assim, caso estes mosquitos estejam contaminados pelo vírus da dengue, podem transmitir a doença às vítimas da enchente.

Considerando tais aspectos, é perceptível que medidas de prevenção a enchentes se fazem necessárias já que, além de perdas materiais, tais eventos se revelam como um problema de saúde pública.

Orientar a população a destinar corretamente seu lixo, evitando a proliferação de pragas urbanas; não ingerir água que não seja tratada nem alimentos que foram expostos a água de enchente, e investir em saneamento básico são algumas medidas governamentais que devem ser adotadas para amenizar o quadro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

Impetigo
Impetigo, o que é impetido, agentes causadores do impetigo, manifestação do impetigo, forma de contágio do impetigo, como o impetigo é diagnosticado, o tratamento para o impetigo, como prevenir o impetigo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.