Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Doenças
  3. Síndrome de Reye

Síndrome de Reye

Síndrome de Reye é uma doença grave e fatal, descrita pela primeira vez em 1963 na Austrália, durante uma epidemia de gripe. Felizmente, a mesma é bastante rara, afetando menos de 20 crianças a cada ano nos Estados Unidos. A causa da Síndrome de Reye ainda é desconhecida, embora a associação entre o desenvolvimento da doença e o uso de aspirina seja um consenso entre os especialistas.

Geralmente, a Síndrome de Reye afeta crianças e adolescentes de 4 a 12 anos; a incidência da doença em adultos é algo raríssimo, mas que pode acontecer. A mesma ataca diretamente o fígado, fazendo com que este não trabalhe corretamente, deixando substâncias químicas prejudiciais acumularem no sangue. Por sua vez, essas substâncias afetam diretamente o cérebro, aumentando a pressão dentro do mesmo.

Na maioria das vezes, ocorre uma infecção viral juntamente com a doença. Os principais sintomas da Síndrome de Reye são: vômitos, náuseas e mudanças nas funções mentais. Com o agravamento do quadro, as alterações mentais podem resultar em profunda irritabilidade, agitações, delírios, convulsões e coma.

Não existe um tratamento específico para a Síndrome de Reye. O que se procura fazer é manter os órgãos vitais do paciente em bom estado e proteger o cérebro contra danos irreversíveis. Para isso, são utilizados medicamentos com o fim de reduzir a pressão intracerebral.

Devido à semelhança dos sintomas, a doença pode ser facilmente confundida com meningites, diabetes, overdose de drogas ou envenenamentos. É importante que o diagnóstico e o tratamento sejam iniciados imediatamente após os primeiros sintomas da doença.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A Síndrome de Reye afeta crianças e adolescentes e ataca diretamente o fígado
A Síndrome de Reye afeta crianças e adolescentes e ataca diretamente o fígado
Publicado por: Tiago Dantas
Assuntos relacionados
Vermes responsáveis pela ascaridíase, popularmente chamados de lombrigas.
Doenças provocadas por vermes
Doenças provocadas por platelmintos e nematelmintos.
Os tumores da hipófise são benignos e estão localizados na glândula hipófise
Tumores da Hipófise
Clique e conheça os sintomas e o tratamento dos Tumores da Hipófise.
Pitiríase versicolor, também chamada de pano branco ou micose de praia.
Doenças fúngicas
Informações sobre infecções que tendem a ser resistentes e, no caso de pessoas imunocomprometidas, bastante sérias.
Hemácias de portados de beta-talassemia minor
Talassemia
Talassemia é o nome dado a uma doença caracterizada pela produção de hemoglobina sem uma ou mais de suas cadeias. No Brasil, o a talassemia mais comum é a do tipo beta.
As doenças provocam sintomas específicos e possuem causas definidas
O que são doenças, síndromes e transtornos?
Você sabe a diferença entre doenças, síndromes e transtornos? Clique aqui e aprenda o significado desses termos amplamente utilizados na medicina.
A redução de glóbulos vermelhos
Anemia
Anemia, o que é anemia, o que a anemia provoca, a concentração de glóbulos vermelhos no ser humano, sintomas da anemia, principais tipos de anemia, como prevenir a anemia.