Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Doenças
  3. Anemia

Anemia

A anemia é uma anomalia que afeta os glóbulos vermelhos do sangue fazendo com que esses sejam diminuídos e que a sua função também. Os glóbulos vermelhos são responsáveis por transportar o oxigênio aos tecidos do organismo e quando ocorre a anemia, a quantidade de oxigênio transportado é baixa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde a concentração de glóbulos vermelhos em homens saudáveis deve corresponder a 13 g/dL, em mulheres 12 g/dL e 11 g/dL para gestantes e crianças até seis anos, o que se conclui que valores inferiores a esses caracterizam a anemia.

A anemia provoca fraqueza, palidez, queda de pressão, tonteira, desmaio, taquicardia, sudorese, ansiedade, falta de apetite, indisposição, apatia, dor de cabeça, falta de ar e outros. Tais sinais variam de acordo com o organismo e com o tipo de anemia que pode ser provocada principalmente por carência de ferro e de vitamina B12. Aproximadamente, 90% das anemias são provocadas por carência de ferro no organismo. Esse atua na produção das células vermelhas e ainda no transporte do oxigênio das células. A anomalia pode ser detectada através de exames de sangue como o hemograma que é o principal exame para confirmar ou não a anemia.

Para prevenir o organismo contra a diminuição dos glóbulos vermelhos bem como de suas atividades, é necessário ingerir alimentos naturais e ricos em ferro e vitaminas, como abóbora, beterraba, caqui, brócolis, couve-flor, gema de ovo, lentilha seca, soja e outros. É importante também utilizar o sulfato ferroso para repor o ferro no organismo.
A redução de glóbulos vermelhos
A redução de glóbulos vermelhos
Publicado por: Gabriela Cabral
Assuntos relacionados
Em casos de anorexia, o paciente pode apresentar uma visão distorcida de seu próprio corpo
Anorexia nervosa
Conheça um pouco mais sobre a anorexia nervosa, um transtorno alimentar que afeta principalmente adolescentes e adultos jovens do sexo feminino.
A Síndrome de Reye afeta crianças e adolescentes e ataca diretamente o fígado
Síndrome de Reye
Síndrome de Reye, sintomas da Síndrome de Reye, tratamento da Síndrome de Reye, gripe, aspirina, diagnóstico da Síndrome de Reye, doenças.
As hemácias são células do sangue que apresentam formato de disco bicôncavo
Hemácias
Amplie seus conhecimentos a respeito das hemácias, células do sangue relacionadas com o transporte de oxigênio e gás carbônico pelo nosso corpo.
No sangue, observamos a presença de hemácias, leucócitos e plaquetas suspensas no plasma.
Células do sangue
Clique aqui e conheça mais sobre as células do sangue e suas principais características. Conheça também algumas doenças que afetam esses componentes.
Os tumores da hipófise são benignos e estão localizados na glândula hipófise
Tumores da Hipófise
Clique e conheça os sintomas e o tratamento dos Tumores da Hipófise.
As causas da parada cardiorrespiratória são várias
Parada Cardiorrespiratória
Quais são as causas e sintomas da parada cardiorrespiratória? Saiba mais aqui!
O ceratocone altera o formato da córnea
Ceratocone
Desordem ocular que afeta a espessura e rigidez da córnea.