Whatsapp icon Whatsapp

Transtorno Bipolar

O transtorno afetivo bipolar é uma doença que se refere ao humor ou afeto. A característica do transtorno afetivo bipolar é a alteração do humor com episódios depressivos e maníacos no decorrer da vida.

 Os sintomas do TAB são estáveis, porém é uma doença que apresenta uma complexidade e um quadro clínico diverso.

Alguns dos sintomas da fase maníaca são: hiperatividade, sentimento de grandeza, sentimento de alegria e bem estar inabaláveis, necessidade de sono diminuída, comportamento sexual desinibido e promíscuo. Já na fase depressiva, a pessoa apresenta sentimentos de tristeza, desespero e auto-estima baixa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A característica fundamental do Transtorno Bipolar é assinalada pelo acontecimento de um ou mais Episódios Maníacos ou Episódios Mistos.

As causas do TAB podem estar relacionadas à hereditariedade, traumas, acontecimentos fortes, como mudança e morte.

O tratamento é feito com lítio e anticonvulsivantes, como o tegretol e o trilpeptal. Os antipsicóticos são usados temporariamente, durante as fases intensas de mania.

Publicado por Patrícia Lopes Dantas

Artigos Relacionados

Anorexia nervosa
Conheça um pouco mais sobre a anorexia nervosa, um transtorno alimentar que afeta principalmente adolescentes e adultos jovens do sexo feminino.
Claustrofobia e agorafobia
Trasntornos de ansiedade fóbica que podem desencadear em diversos outros problemas.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!