Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Drogas
  3. Álcool

Álcool

O álcool faz parte das festas e rituais religiosos e é a substância química mais utilizada pela humanidade. As bebidas alcoólicas são adquiridas da fermentação de diversos vegetais e significam as drogas mais antigas que se conhece.

É considerado uma droga psicotrópica, pois atua no sistema nervoso central como depressor de muitas ações no mesmo, provocando mudanças no desempenho e comportamento da pessoa, tais como euforia, excitação, confusão, letargia, coma e morte.

Seu consumo é admitido e incentivado pela sociedade, podendo se tornar um problema de saúde pública quando o consumo for excessivo, causando acidentes de trânsito, violência associada a episódios de embriaguez, além de desenvolver dependência.
Álcool, ocasiona mudanças no desempenho e comportamento da pessoa.
Álcool, ocasiona mudanças no desempenho e comportamento da pessoa.
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas
Assuntos relacionados
Skank
Skank, o skank, o que é skank, droga skank, qual a derivação do skank, como o skank é considerado, quais as consequencias do uso do skank, quanto custa o skank.
Para saber se há vestígios de álcool no sangue do condutor do veículo, é utilizado um aparelho chamado bafômetro
Lei Seca
Entenda a Lei Seca, as punições e a quantidade de álcool que pode ser ingerida sem infringir a lei.
Apesar dos efeitos psicoativos, a ayahuaska não é considerada droga
Ayahuaska
Bebida feita por meio da fervura do cipó mariri e das folhas da chacrona que é usada em rituais religiosos, como Santo Daime e União do vegetal: sua utilização e efeitos.
A presença do álcool no organismo interfere na ação dos neurotransmissores
Por que ficamos bêbados ao ingerir álcool?
Clique aqui e saiba por que ficamos bêbados ao ingerir álcool. Entenda toda a química por trás da ação dessa substância no nosso sistema nervoso central e descubra como são causados os conhecidos sintomas de embriaguez. Conheça ainda a fórmula e a ação do etanol, tipo de álcool presente nas bebidas alcoólicas.
Reações de eliminação
Aprenda o que são as reações de eliminação e quais seus tipos. Saiba qual é a importância desse processo e quais os produtos formados em cada reação.
Ecstasy
Ecstasy
Ecstasy ou Pílula do Amor, o ecstasy. Informações sobre o princípio ativo da droga, conseqüências e efeitos do uso do ecstasy, surgimento do ecstasy (histórico) e as curiosidades a respeito do Ecstasy. Também pode ser chamada de pílula do amor.
Usuário de Heroína
Heroína
Heroína, a heronína, o princípio ativo da heronína, conseqüências da heroína e malefícios do uso da heroína, efeitos e histórico da heroína (surgimento da droga).
Indução à sonolência
Soníferos
Soníferos, o que são soníferos, as consequências da utilização de soníferos, o que os soníferos causam.
Alguns produtos que contém substâncias inalantes.
Solventes ou inalantes
Substâncias que causam dependência com muita facilidade.