A importância da lição de casa
![Tarefa de casa: O resultado no desempenho escolar.](https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/conteudo_legenda/56f93c87b8cd45150e32978ab02519f5.jpg)
Todo profissional que atua na área da educação deve ter em mente o quanto o dever que o aluno leva para casa é fundamental no processo de aprendizagem. Segundo dados coletados através de pesquisas, 43,2% dos alunos que não realizam essa atividade de forma devida apresentam os piores desempenhos nos estudos.
Partindo desse pressuposto, surge então a necessidade de repensar, enquanto educador, na questão das lições que são enviadas para casa, bem como a forma que o aluno está sendo orientado a realizar tais atividades.
Com essa preocupação, a lição de casa tem sido alvo de reflexão ao se referir ao processo ensino-aprendizagem. Muitas vezes a lição de casa é enviada apenas para preencher o tempo do aluno.
Enquanto educador sugere-se que ao aplicar um conteúdo deve-se observar as dificuldades que os alunos apresentam durante o momento da explicação de forma que ao elaborar as atividades que serão enviadas para casa, essas abordem o necessário para que seus alunos compreendam com clareza o conhecimento no qual se deseja transmitir.
O ideal é que as estratégias sejam bem definidas tornando os alunos capazes de fazerem a diferença, no sentido de consolidar os conteúdos apresentados em classe, de forma que tenham um bom desempenho na evolução da aprendizagem.
Ressalta-se que o professor ao elaborar suas atividades deve construí-las no sentido de criar estratégias e objetivos que irão propiciar um melhor aprendizado para o aluno.
Além disso, o professor pode e deve orientar seus alunos, ensinando-lhes qual a melhor forma de estudar no ambiente de casa, atingindo os reais objetivos que são propostos de acordo com cada atividade.
O ideal é que ao iniciar a construção das atividades escolares, tenha como ponto de partida o planejamento, visto que ele dará o suporte necessário.
As atividades devem ser desafiadoras, porém compreensíveis aos alunos, os conteúdos pedagógicos devem ser bem definidos de forma que as estratégias sejam bem específicas.
E, finalmente, ter a consciência de que lições de casa não foram criadas apenas para preencher o tempo do aluno em casa, mas sim com um objetivo real e importante para o desenvolvimento do aluno no processo educacional.
Partindo desse pressuposto, surge então a necessidade de repensar, enquanto educador, na questão das lições que são enviadas para casa, bem como a forma que o aluno está sendo orientado a realizar tais atividades.
Com essa preocupação, a lição de casa tem sido alvo de reflexão ao se referir ao processo ensino-aprendizagem. Muitas vezes a lição de casa é enviada apenas para preencher o tempo do aluno.
Enquanto educador sugere-se que ao aplicar um conteúdo deve-se observar as dificuldades que os alunos apresentam durante o momento da explicação de forma que ao elaborar as atividades que serão enviadas para casa, essas abordem o necessário para que seus alunos compreendam com clareza o conhecimento no qual se deseja transmitir.
O ideal é que as estratégias sejam bem definidas tornando os alunos capazes de fazerem a diferença, no sentido de consolidar os conteúdos apresentados em classe, de forma que tenham um bom desempenho na evolução da aprendizagem.
Ressalta-se que o professor ao elaborar suas atividades deve construí-las no sentido de criar estratégias e objetivos que irão propiciar um melhor aprendizado para o aluno.
Além disso, o professor pode e deve orientar seus alunos, ensinando-lhes qual a melhor forma de estudar no ambiente de casa, atingindo os reais objetivos que são propostos de acordo com cada atividade.
O ideal é que ao iniciar a construção das atividades escolares, tenha como ponto de partida o planejamento, visto que ele dará o suporte necessário.
As atividades devem ser desafiadoras, porém compreensíveis aos alunos, os conteúdos pedagógicos devem ser bem definidos de forma que as estratégias sejam bem específicas.
E, finalmente, ter a consciência de que lições de casa não foram criadas apenas para preencher o tempo do aluno em casa, mas sim com um objetivo real e importante para o desenvolvimento do aluno no processo educacional.
Publicado por Elen Cristine
Artigos Relacionados
A importância de ensinar filosofia no ensino médio
Entenda por que a disciplina de filosofia é indispensável no Ensino Médio.
Gravidez na Adolescência
A cada ano são registrados cerca de um milhão de casos de gravidez na adolescência. Confira!
Retornando às Aulas
Formas de conquistar novas amizades e se dar bem no novo grupo.
Utilizando a internet na educação
A utilização da internet na educação tornou-se mais uma ferramenta de comunicação entre professores e alunos. Entenda!
![Por que não procurar alusões prontas para sua redação? Escrito"Por que não procurar alusões prontas para sua redação?" próximo à ilustração de uma estudante fazendo redação para o Enem.](https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/2023/08/por-que-nao-procurar-alusoes-prontas-para-sua-redacao.jpg)
Português
Por que não procurar alusões prontas para sua redação?
Já assistiu a vídeos na internet dando frases prontas para serem usadas em qualquer tema? Não caia nessa armadilha!
Últimas notícias
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
![Leptospirose Pessoa com as pernas na água](https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/2024/02/1-leptospirose.jpg)
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
![Inglês fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"](https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/2024/02/ingles.jpg)
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
![Regra de três três dedos levantados](https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/2024/02/regra-de-tres.jpg)
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.