Whatsapp icon Whatsapp

Gravidez na Adolescência

Hoje em dia, o excesso de liberdade dado aos jovens tem contribuído para que a vida sexual deles inicie-se prematuramente, aumentando os casos de gravidez na adolescência.

Com a chegada da adolescência é normal que aconteçam as transformações corporais, as alterações hormonais e com estes a descoberta do corpo e de novas sensações.
Seria interessante que os adolescentes recebessem orientações adequadas sobre sexualidade para, além de aprenderem sobre o assunto, pudessem se prevenir de maiores problemas.

Segundo dados do ministério da saúde, a cada ano cerca de um milhão de adolescentes engravidam sem desejar.

Esse assunto deveria ser levado a sério pelos nossos governantes, investindo-se mais em educação dos jovens, preparando-os melhor para o mercado de trabalho e, conseqüentemente, abrindo espaços para o crescimento de nosso país.

Deveriam se preocupar em fazer um trabalho de prevenção bem elaborado, a fim de diminuir os riscos contra a saúde pública, especificamente dos jovens, visando à diminuição de doenças sexualmente transmissíveis, bem como a própria gravidez, numa fase da vida que não estão preparados para lidar com o nascimento de um filho.

O adolescente não tem responsabilidade o suficiente para assumir os cuidados de uma criança, nem tampouco um corpo bem formado, desenvolvido e preparado para isso. É bom lembrar que algumas meninas menstruam por volta dos nove anos de idade, seus corpos ainda são infantis, totalmente em desenvolvimento, sem condições de gerar uma criança.


Gravidez na adolescência: liberdade que aprisiona

Hoje em dia percebemos o excesso de liberdade dado aos jovens, o que tem contribuído muito para que a vida sexual dos mesmos inicie prematuramente. Pais que não conseguem estabelecer valores morais dentro de casa, deixam crianças e adolescentes terem contato com a vida noturna, saindo com amigos para bailes funks, raves, onde se envolvem com pessoas estranhas que podem levá-las a experimentar o álcool e as drogas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesse excesso de liberdade os jovens começam a experimentar as primeiras sensações de prazer muito cedo, algumas meninas por volta dos dez anos de idade, podendo acontecer uma gravidez inesperada, prejuízos ao desenvolvimento de seu corpo e ainda problemas no parto.

Um filho causa grandes mudanças na vida de seus pais e quando estes são muito jovens não estão preparados para isso, precisam receber apoio moral e financeiro de suas famílias. Porém, nem sempre isso acontece. Além de a grávida ter que conviver com o fato do namorado não querer assumir a gravidez com ela, passa pelo constrangimento de ficar exposta aos olhos do mundo, muitas vezes sendo expulsas de casa, sendo espancadas por seus pais, colocando em risco a saúde do bebê.

E assim são obrigados a se afastarem dos estudos, tendo que assumir grandes responsabilidades, deixando de usufruir uma das melhores fases da vida, a adolescência.

Publicado por Eliene

Artigos Relacionados

Educação para Jovens e Adultos ( EJA)
Clique aqui e conheça o EJA, programa de ensino público que tem tido grande procura.
O Desafio da Qualidade de Ensino na Educação
Investimentos públicos, professores bem preparados e uma boa estruturação do espaço físico das escolas auxiliariam no desafio de oferecer um ensino de qualidade para os brasileiros.
Tarefa de Casa
Os principais motivos de se fazer as tarefas de casa.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.