Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Educação
  3. Gravidez na Adolescência

Gravidez na Adolescência

Hoje em dia, o excesso de liberdade dado aos jovens tem contribuído para que a vida sexual deles inicie-se prematuramente, aumentando os casos de gravidez na adolescência.

Com a chegada da adolescência é normal que aconteçam as transformações corporais, as alterações hormonais e com estes a descoberta do corpo e de novas sensações.
Seria interessante que os adolescentes recebessem orientações adequadas sobre sexualidade para, além de aprenderem sobre o assunto, pudessem se prevenir de maiores problemas.

Segundo dados do ministério da saúde, a cada ano cerca de um milhão de adolescentes engravidam sem desejar.

Esse assunto deveria ser levado a sério pelos nossos governantes, investindo-se mais em educação dos jovens, preparando-os melhor para o mercado de trabalho e, conseqüentemente, abrindo espaços para o crescimento de nosso país.

Deveriam se preocupar em fazer um trabalho de prevenção bem elaborado, a fim de diminuir os riscos contra a saúde pública, especificamente dos jovens, visando à diminuição de doenças sexualmente transmissíveis, bem como a própria gravidez, numa fase da vida que não estão preparados para lidar com o nascimento de um filho.

O adolescente não tem responsabilidade o suficiente para assumir os cuidados de uma criança, nem tampouco um corpo bem formado, desenvolvido e preparado para isso. É bom lembrar que algumas meninas menstruam por volta dos nove anos de idade, seus corpos ainda são infantis, totalmente em desenvolvimento, sem condições de gerar uma criança.


Gravidez na adolescência: liberdade que aprisiona

Hoje em dia percebemos o excesso de liberdade dado aos jovens, o que tem contribuído muito para que a vida sexual dos mesmos inicie prematuramente. Pais que não conseguem estabelecer valores morais dentro de casa, deixam crianças e adolescentes terem contato com a vida noturna, saindo com amigos para bailes funks, raves, onde se envolvem com pessoas estranhas que podem levá-las a experimentar o álcool e as drogas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesse excesso de liberdade os jovens começam a experimentar as primeiras sensações de prazer muito cedo, algumas meninas por volta dos dez anos de idade, podendo acontecer uma gravidez inesperada, prejuízos ao desenvolvimento de seu corpo e ainda problemas no parto.

Um filho causa grandes mudanças na vida de seus pais e quando estes são muito jovens não estão preparados para isso, precisam receber apoio moral e financeiro de suas famílias. Porém, nem sempre isso acontece. Além de a grávida ter que conviver com o fato do namorado não querer assumir a gravidez com ela, passa pelo constrangimento de ficar exposta aos olhos do mundo, muitas vezes sendo expulsas de casa, sendo espancadas por seus pais, colocando em risco a saúde do bebê.

E assim são obrigados a se afastarem dos estudos, tendo que assumir grandes responsabilidades, deixando de usufruir uma das melhores fases da vida, a adolescência.

Publicado por: Eliene
Assuntos relacionados
A interrupção da gestação quando o feto não é capaz de sobreviver fora do útero é denominada de aborto.
Aborto
Saiba mais sobre o aborto, uma situação relativamente comum nas gestações que se caracteriza pela interrupção da gravidez antes de o feto ser capaz de sobreviver sozinho.
Exercícios durante a gravidez são recomendados em gestações sem complicação
Exercícios físicos na gravidez
Entenda quando os exercícios na gravidez são recomendados e que sinais indicam que a atividade deve ser imediatamente interrompida.
A seleção adequada do brinquedo
A importância dos brinquedos no desenvolvimento da criança
Clique aqui e veja a importância dos brinquedos no desenvolvimento da criança.
Tarefa de casa: O resultado no desempenho escolar.
A importância da lição de casa
O planejamento como ponto de partida para a elaboração do dever de casa.
A formação do professor também deve ser em movimento espiralado
Formação Contínua
As dez competências básicas propostas por Phillippe Perrenoud.
Amamentar protege o bebê contra infecções
Amamentação
Entenda a importância da amamentação tanto para a mãe quanto para o bebê clicando aqui!
Amamentar o bebê constantemente pode evitar o ingurgitamento mamário
Ingurgitamento mamário
Você já ouviu falar sobre ingurgitamento mamário? Clique aqui e saiba mais sobre o assunto.
Educando jovens e adultos
Educação para Jovens e Adultos ( EJA)
Clique aqui e conheça o EJA, programa de ensino público que tem tido grande procura.
Ensino de qualidade: direito de todos.
O Desafio da Qualidade de Ensino na Educação
Investimentos públicos, professores bem preparados e uma boa estruturação do espaço físico das escolas auxiliariam no desafio de oferecer um ensino de qualidade para os brasileiros.
Qualquer estudante deve ter uma rotina de estudo em casa
Tarefa de Casa
Os principais motivos de se fazer as tarefas de casa.