Whatsapp icon Whatsapp

Educação em Nove Anos

Adaptação na Estrutura da Escola
Adaptação na Estrutura da Escola

O ensino fundamental do Brasil, a partir de 2010, passa para a obrigatoriedade de se constituir em nove anos, a partir do período de alfabetização.

A mudança veio para assegurar que o processo de alfabetização seja tido como de maior relevância, pois muitas crianças chegavam a 1ª série com dificuldades na leitura e escrita.

Além de se qualificar mais a educação do país, as crianças ganham um ano de obrigatoriedade na escola, favorecendo que estejam ocupadas, livres das ruas.

Porém, um dos grandes problemas para as escolas é quanto suas estruturas, que também deverão ser adaptadas.

Algumas já possuem o número de salas limitado, tendo que rever a possibilidade de mexer com obras para construção de mais salas.

O mobiliário para se atender crianças pequenas, na faixa etária de 6 anos (correspondente ao período de alfabetização) também deve ser adequado, pois os mesmos não podem utilizar mesas e cadeiras altas, o que prenderia a circulação sanguínea, além da postura que não ficaria confortável.

Professores para lidar com essa faixa etária também devem ter formação própria, até porque não se alfabetiza de qualquer jeito e as crianças ainda são muito dependentes, imaturas, necessitando de apoio físico e psicológico. É fundamental que seja um profissional especialista em alfabetização e que tenha muito jeito com crianças pequenas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com isso, vemos a necessidade das escolas se adaptarem às exigências da Lei, de forma séria, pois montar uma salinha qualquer poderá causar prejuízos aos pequenos.

O horário do recreio deve ser revisto e separado, pois as crianças pequenas não devem ficar expostas aos alunos mais velhos, os adolescentes do ensino fundamental II, podendo causar problemas de relacionamento entre ambos. Como uma criança de 6 anos enfrenta uma fila de lanche entre alunos de 15 anos ou mais?

O currículo de alfabetização deve estar voltado para as exigências legais, como números e operações matemáticas; oralidade; cultura e sociedade; corpo humano e saúde; podendo os mesmos serem abordados através de projetos pedagógicos, numa dinâmica mais criativa à dos livros didáticos.

Publicado por Jussara Barros

Artigos Relacionados

Autoconhecimento e Vestibular
A maturidade em se descobrir traz segurança para a escolha da profissão.
Diversidade
Ensinar a importância do respeito às diferenças é fundamental no ambiente escolar. Neste texto apresentamos dicas de como ajudá-lo nessa missão.
Educação e Economia
Dicas de como ensinar os filhos sobre economia
O espaço pedagógico prazeroso
Formas de organizar o espaço escolar proporcionando bem-estar aos alunos.
video icon
Professora ao lado do texto"“Volta às aulas” ou “volta as aulas”?"
Português
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”?
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”? A dúvida é pertinente e, nesta videoaula, compreenderemos por que “volta às aulas” é a forma mais adequada, considerando o emprego do acento grave indicativo da crase. Não deixe de assistir.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.