Whatsapp icon Whatsapp

Usos de “muy” e “mucho” em Espanhol

O uso de “muy” e “mucho”, em espanhol, costuma causar confusão nos estudantes brasileiros, já que são utilizados em situações distintas.
Para o nosso “muito” em português, em espanhol, é utilizado muy ou mucho
Para o nosso “muito” em português, em espanhol, é utilizado muy ou mucho

Saber cómo utilizar muy y mucho, en español, suele ser una de las mayores dificultades de los estudiantes brasileños, ya que utilizan solo una palabra para la misma función: “muito”. El significado de muy y mucho, en español, es el mismo, pueden expresar cualidad, cuantidad e intensidad; la diferencia está en el uso, pues cambian cuando van delante de un sustantivo, de un adverbio, de un adjetivo o después de un verbo. Al principio puede parecer difícil, pero si te pongas atento al que viene antes o después de muy y mucho, sabrá cuándo utilizarlos. / Saber como utilizar muy e mucho, em espanhol, costuma ser uma das maiores dificuldades dos estudantes brasileiros, já que utilizam só uma palavra para a mesma função: “muito”. O significado de muy e mucho, em espanhol, é o mesmo: podem expressar qualidade, quantidade e intensidade; a diferença está no uso, pois mudam quando usados com um substantivo, advérbio, adjetivo ou depois de um verbo. A princípio pode parecer difícil, mas se ficar atento ao que vem antes ou depois de muy e mucho, saberá quando utilizá-los.

¿Vamos aprender sus usos?

MUY es la forma reducida (apocopada) de mucho. En la oración, funciona como adverbio y debe ser utilizado delante de adverbios y adjetivos; además, es invariable, o sea, no varía de género y número. / MUY é a forma reduzida (apocopada) de mucho. Na oração, funciona como advérbio e deve ser utilizado com advérbios e adjetivos; além disso, é invariável, ou seja, não varia de gênero e número.

Ejemplos:

Muy + Adverbio:
¡La prueba estaba muy fácil! / A prova estava muito fácil!
Lo que he recibido fue muy poco. / O que recebi foi muito pouco.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Muy + Adjetivo:
Mi hermana es muy inteligente. / Minha irmã é muito inteligente.
José es muy guapo. / José é muito bonito.

MUCHO funciona, en la oración, como adjetivo cuando va delante de un sustantivo (nombre), variando de género y número; cuando acompaña un verbo, éste funciona como adverbio y no varía de género y número. / MUCHO funciona, na oração, como adjetivo quando é usado com substantivo, variando de gênero e número; quando acompanha um verbo, ele funciona como advérbio e não varia de gênero e número.

Ejemplos:

Mucho + Sustantivo:
Tengo muchas tareas para hacer. / Tenho muitas tarefas para fazer.
Tienes muchos amigos. / Você tem muitos amigos.

Verbo + Mucho:
Todos los días estudio mucho. / Todos os dias estudo muito.
Comí mucho en la boda. / Comi muito no casamento.

*Es importante decir que, a pesar de muy ir delante de adverbios y adjetivos, hay algunas excepciones, en las cuales es utilizado mucho delante de los adverbios antes, después, más y menos; y de los adjetivos mayor, menor, mejor y peor. / É importante dizer que, apesar de muy ir adiante de advérbios e adjetivos, há algumas exceções, nas quais é utilizado mucho com os advérbios antes, depois, mais e menos; e dos adjetivos maior, menor, melhor e pior.

Ejemplos:

Mucho + Adverbios (antes, después, más, menos).
He llegado mucho antes de ti. / Cheguei muito antes de você.

Mucho + Adjetivos (mayor, menor, mejor, peor).
¡Hoy me siento mucho mejor! / Hoje me sinto muito melhor!

Publicado por Hellen Lopes de Carvalho
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Se você conhece bem o alfabeto do Português, não terá problemas para aprender o alfabeto espanhol, pois são muito parecidos
El alfabeto
Vamos aprender um pouco mais sobre o Espanhol? Saiba que, conhecendo o alfabeto (el alfabeto) desse idioma, você terá mais êxito no seu aprendizado!
Com o vocabulário das emoções e estados de ânimo, você poderá expressar-se em Espanhol!
Emoções e estados de ânimo em Espanhol
Conhecer o vocabulário dos estados de ânimo e das emoções em espanhol é de grande importância para a comunicação, interação e compreensão dessa língua. Aprenda aqui esse vocabulário e seus usos ampliando seus conhecimentos na língua espanhola.
Não se confunda mais! Saiba quais são os heterogenéricos e heterotônicos e o que significam!
Heterogenéricos e heterotônicos em Espanhol
A semelhança entre a língua espanhola e a portuguesa provoca, de fato, muitas confusões, como as palavras heterogenéricas e heterotônicas, que se referem a palavras com o mesmo significado nas duas línguas, mas que mudam o gênero e a tonicidade. Clique para saber mais sobre o tema!
Los adverbios
Saiba tudo sobre o uso dos advérbios em espanhol. Entenda as diferenças e semelhanças com a língua portuguesa e pratique com exercícios práticos e esclarecedores.
Aprender os usos de “hacia” e “hasta” não é tarefa fácil para o estudante brasileiro
Los usos de hacia y hasta
Aprimore seu vocabulário e conheça os usos das palavras “hasta” e “hacia” (los usos de las palabras hacia y hasta) no espanhol.
Pronombres demostrativos
Saiba tudo sobre os “pronombres demostrativos” em Espanhol. Veja exercícios práticos e esclarecedores sobre o tema.
Pronombres indefinidos
Conheça tudo sobre os pronombres indefinidos em espanhol. Pratique com exercícios que te ajudarão a usá-los de forma adequada.
video icon
Física
Pré-Enem | Corrente elétrica, leis de Ohm e circuitos elétricos
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre "Eletricidade - corrente elétrica, leis de Ohm e circuitos elétricos" com o professor Sostag!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.