Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Espanhol
  3. Usos de “muy” e “mucho” em Espanhol

Usos de “muy” e “mucho” em Espanhol

O uso de “muy” e “mucho”, em espanhol, costuma causar confusão nos estudantes brasileiros, já que são utilizados em situações distintas.

Saber cómo utilizar muy y mucho, en español, suele ser una de las mayores dificultades de los estudiantes brasileños, ya que utilizan solo una palabra para la misma función: “muito”. El significado de muy y mucho, en español, es el mismo, pueden expresar cualidad, cuantidad e intensidad; la diferencia está en el uso, pues cambian cuando van delante de un sustantivo, de un adverbio, de un adjetivo o después de un verbo. Al principio puede parecer difícil, pero si te pongas atento al que viene antes o después de muy y mucho, sabrá cuándo utilizarlos. / Saber como utilizar muy e mucho, em espanhol, costuma ser uma das maiores dificuldades dos estudantes brasileiros, já que utilizam só uma palavra para a mesma função: “muito”. O significado de muy e mucho, em espanhol, é o mesmo: podem expressar qualidade, quantidade e intensidade; a diferença está no uso, pois mudam quando usados com um substantivo, advérbio, adjetivo ou depois de um verbo. A princípio pode parecer difícil, mas se ficar atento ao que vem antes ou depois de muy e mucho, saberá quando utilizá-los.

¿Vamos aprender sus usos?

MUY es la forma reducida (apocopada) de mucho. En la oración, funciona como adverbio y debe ser utilizado delante de adverbios y adjetivos; además, es invariable, o sea, no varía de género y número. / MUY é a forma reduzida (apocopada) de mucho. Na oração, funciona como advérbio e deve ser utilizado com advérbios e adjetivos; além disso, é invariável, ou seja, não varia de gênero e número.

Ejemplos:

Muy + Adverbio:
¡La prueba estaba muy fácil! / A prova estava muito fácil!
Lo que he recibido fue muy poco. / O que recebi foi muito pouco.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Muy + Adjetivo:
Mi hermana es muy inteligente. / Minha irmã é muito inteligente.
José es muy guapo. / José é muito bonito.

MUCHO funciona, en la oración, como adjetivo cuando va delante de un sustantivo (nombre), variando de género y número; cuando acompaña un verbo, éste funciona como adverbio y no varía de género y número. / MUCHO funciona, na oração, como adjetivo quando é usado com substantivo, variando de gênero e número; quando acompanha um verbo, ele funciona como advérbio e não varia de gênero e número.

Ejemplos:

Mucho + Sustantivo:
Tengo muchas tareas para hacer. / Tenho muitas tarefas para fazer.
Tienes muchos amigos. / Você tem muitos amigos.

Verbo + Mucho:
Todos los días estudio mucho. / Todos os dias estudo muito.
Comí mucho en la boda. / Comi muito no casamento.

*Es importante decir que, a pesar de muy ir delante de adverbios y adjetivos, hay algunas excepciones, en las cuales es utilizado mucho delante de los adverbios antes, después, más y menos; y de los adjetivos mayor, menor, mejor y peor. / É importante dizer que, apesar de muy ir adiante de advérbios e adjetivos, há algumas exceções, nas quais é utilizado mucho com os advérbios antes, depois, mais e menos; e dos adjetivos maior, menor, melhor e pior.

Ejemplos:

Mucho + Adverbios (antes, después, más, menos).
He llegado mucho antes de ti. / Cheguei muito antes de você.

Mucho + Adjetivos (mayor, menor, mejor, peor).
¡Hoy me siento mucho mejor! / Hoje me sinto muito melhor!

Para o nosso “muito” em português, em espanhol, é utilizado muy ou mucho
Para o nosso “muito” em português, em espanhol, é utilizado muy ou mucho
Publicado por: Hellen Lopes de Carvalho
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Não se confunda mais! Saiba quais são os heterogenéricos e heterotônicos e o que significam!
Heterogenéricos e heterotônicos em Espanhol
A semelhança entre a língua espanhola e a portuguesa provoca, de fato, muitas confusões, como as palavras heterogenéricas e heterotônicas, que se referem a palavras com o mesmo significado nas duas línguas, mas que mudam o gênero e a tonicidade. Clique para saber mais sobre o tema!
Com o vocabulário das emoções e estados de ânimo, você poderá expressar-se em Espanhol!
Emoções e estados de ânimo em Espanhol
Conhecer o vocabulário dos estados de ânimo e das emoções em espanhol é de grande importância para a comunicação, interação e compreensão dessa língua. Aprenda aqui esse vocabulário e seus usos ampliando seus conhecimentos na língua espanhola.
Pronombres indefinidos
Conheça tudo sobre os pronombres indefinidos em espanhol. Pratique com exercícios que te ajudarão a usá-los de forma adequada.
Los adverbios
Saiba tudo sobre o uso dos advérbios em espanhol. Entenda as diferenças e semelhanças com a língua portuguesa e pratique com exercícios práticos e esclarecedores.
Pronombres demostrativos
Saiba tudo sobre os “pronombres demostrativos” em Espanhol. Veja exercícios práticos e esclarecedores sobre o tema.
Se você conhece bem o alfabeto do Português, não terá problemas para aprender o alfabeto espanhol, pois são muito parecidos
El alfabeto
Vamos aprender um pouco mais sobre o Espanhol? Saiba que, conhecendo o alfabeto (el alfabeto) desse idioma, você terá mais êxito no seu aprendizado!
Aprender os usos de “hacia” e “hasta” não é tarefa fácil para o estudante brasileiro
Los usos de hacia y hasta
Aprimore seu vocabulário e conheça os usos das palavras “hasta” e “hacia” (los usos de las palabras hacia y hasta) no espanhol.