Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Óptica
  4. A cor de um corpo

A cor de um corpo

A cor de um corpo é composta pela reflexão determinada pelo tipo de luz que esse corpo reflete. O branco é a combinação entre a reflexão de todas as cores.

A cor de um corpo é composta pela reflexão determinada pelo tipo de luz (caracterizado por uma intensidade ou por um comprimento de onda) que este corpo reflete.

A luz do Sol é conhecida como luz branca e é formada pela soma de sete cores diferentes:

Essas cores também possuem velocidade, cuja ordem decrescente dessa velocidade vai do vermelho (maior velocidade) ao violeta (menor velocidade).

As cores que enxergamos são, na verdade, a decomposição que acontece com a luz branca. Isso significa que quando incididas todas essas cores apenas uma será refletida, exemplo:

• Quando um corpo de cor branca recebe a luz branca significa que ele reflete todas as sete cores que formam essa luz branca.

• Um corpo violeta tem essa cor porque recebe luz branca e reflete apenas a violeta, absorvendo as outras.

• Um corpo negro absorve todas as cores e não reflete nenhuma delas.

Vemos então que o branco é a combinação entre a reflexão de todas as cores, enquanto o preto é a ausência dessa reflexão, isso porque ele apenas absorve a luz.

As cores são divididas em primárias e secundárias.

As cores primárias são as encontradas na natureza e incapazes de se decomporem.

Exemplo de cores primárias: amarelo, azul e vermelho.

Já as cores secundárias se decompõem, podendo então se misturar com outras.

Exemplo de cores secundárias: verde, laranja e violeta.

Podemos concluir que nem todos os seres conseguem enxergar a cor de um corpo; esse é um privilégio de poucos, e nós, os humanos, o possuímos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Talita Alves dos Anjos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

(Unicamp) O Teatro de Luz Negra, típico da República Tcheca, é um tipo de representação cênica caracterizada pelo uso do cenário escuro com uma iluminação estratégica dos objetos exibidos. No entanto, o termo Luz Negra é fisicamente incoerente, pois a coloração negra é justamente a ausência de luz. A luz branca é a composição de luz com vários comprimentos de onda e a cor de um corpo é dada pelo comprimento de onda da luz que ele predominantemente reflete. Assim, um quadro que apresente as cores azul e branca quando iluminado pela luz solar, ao ser iluminado por uma luz monocromática de comprimento de onda correspondente à cor amarela, apresentará, respectivamente, uma coloração

a) amarela e branca.

b) negra e amarela.

c) azul e negra.

d) totalmente negra.

Questão 2

(PUC-SP) Observe atentamente a imagem abaixo. Temos uma placa metálica de fundo preto sobre a qual foram escritas palavras com cores diferentes. Supondo que as cores utilizadas sejam constituídas por pigmentos puros. Ao levarmos essa placa para um ambiente absolutamente escuro e a iluminarmos com luz monocromática azul, as únicas palavras e cores resultantes, respectivamente, que serão percebidas por um observador de visão normal são:

a) (PRETO, AZUL e VERMELHO) e (azul)

b) (PRETO, VERDE e VERMELHO) e (preto e azul)

c) (PRETO e VERMELHO) e (preto, azul e verde)

d) (VERDE) e (preto e azul)

Mais Questões
Assuntos relacionados
Quando a luz passa por um prisma transparente com índice de refração maior que o do ar, ela se decompõe
Cinco curiosidades sobre as cores
Aprenda mais sobre o comportamento das cores com este texto que traz cinco curiosidades que você talvez nunca tenha visto!
A luz negra pode ser usada por peritos criminais em busca de traços de DNA
Como funciona a luz negra?
Diversas substâncias, como alguns óxidos e substâncias que apresentam o Fósforo em sua composição, interagem com a radiação ultravioleta, absorvendo-a e emitindo luz visível lentamente. Leia este texto para saber mais sobre esse fenômeno, que é chamado de fosforescência, e para entender o funcionamento da luz negra.
Características e limitações do olho humano ditam a forma como enxergamos o mundo
Quais são os limites da visão humana?
Aprenda mais sobre os limites da visão humana. O olho é um órgão bastante sensível capaz de captar muitos detalhes e cores. No entanto, até mesmo o olho saudável apresenta limitações, que estão relacionadas tanto com a sua estrutura interna como a algumas características inerentes à luz.