Whatsapp icon Whatsapp

A Geladeira e o Congelador

A geladeira é resfriada por meio do congelador
A geladeira é resfriada por meio do congelador

A geladeira é um dispositivo comum em nossas residências. A sua função é manter resfriado o que lhe for colocado dentro, tanto na parte de cima (congelador) quanto na parte de baixo.

O resfriamento da geladeira por um todo ocorre por meio do congelador, que é por onde passa o gás sob alta pressão e baixa temperatura. Os corpos que estiverem ali buscarão o equilíbrio térmico com o congelador cedendo energia térmica a ele, incluindo o ar que está dentro da geladeira.

O congelador é posicionado na parte superior da geladeira com a finalidade de resfriar também o que está na parte inferior.


O congelador é o responsável pelo resfriamento de toda a geladeira

O princípio físico envolvido nesse processo é a transferência de energia térmica por convecção. Nesse processo, o ar frio torna-se mais denso, pois suas moléculas estão menos agitadas, ocupando assim um menor volume (nas moléculas de ar); diferentemente do ar quente, que é mais denso que o frio em razão da maior agitação de suas moléculas que ocupam um maior volume.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em virtude da diferença de densidade entre o ar quente e o ar frio dentro da geladeira, ocorre a troca de posição entre eles, pois a ação da gravidade atrairá o ar mais denso (ar frio) e logo a parte inferior da geladeira também é resfriada; eis o motivo do congelador estar localizado na parte superior da geladeira.

Publicado por Frederico Borges de Almeida

Artigos Relacionados

Com que velocidade cai um paraquedas?
O peso do paraquedista e a resistência do ar
Transistor
Conheça o componente que revolucionou a eletrônica.
Óptica
Acesse o texto e descubra o que é óptica. Saiba mais são seus tipos. Conheça os principais fenômenos ópticos. Aprenda conceitos importantes da óptica.
video icon
Ilustração da imagem de Dom Pedro I ao lado do escrito"Primeiro Reinado".
História
Primeiro Reinado: características gerais
Assista à nossa videoaula para conhecer as principais características do Primeiro Reinado (1822–1831) do imperador d. Pedro I. Confira também no nosso canal outras informações sobre o Primeiro Reinado e o Império Brasileiro.