2. Física
  3. Curiosidades de Física
  4. A Geladeira e o Congelador

A Geladeira e o Congelador

A geladeira é um dispositivo comum em nossas residências. A sua função é manter resfriado o que lhe for colocado dentro, tanto na parte de cima (congelador) quanto na parte de baixo.

O resfriamento da geladeira por um todo ocorre por meio do congelador, que é por onde passa o gás sob alta pressão e baixa temperatura. Os corpos que estiverem ali buscarão o equilíbrio térmico com o congelador cedendo energia térmica a ele, incluindo o ar que está dentro da geladeira.

O congelador é posicionado na parte superior da geladeira com a finalidade de resfriar também o que está na parte inferior.

O congelador é o responsável pelo resfriamento de toda a geladeira

O princípio físico envolvido nesse processo é a transferência de energia térmica por convecção. Nesse processo, o ar frio torna-se mais denso, pois suas moléculas estão menos agitadas, ocupando assim um menor volume (nas moléculas de ar); diferentemente do ar quente, que é mais denso que o frio em razão da maior agitação de suas moléculas que ocupam um maior volume.

Em virtude da diferença de densidade entre o ar quente e o ar frio dentro da geladeira, ocorre a troca de posição entre eles, pois a ação da gravidade atrairá o ar mais denso (ar frio) e logo a parte inferior da geladeira também é resfriada; eis o motivo do congelador estar localizado na parte superior da geladeira.

A geladeira é resfriada por meio do congelador
Publicado por: Frederico Borges de Almeida
Equação de Einstein, a mais famosa equação da física
Introdução à física
Confira neste artigo uma abordagem de introdução à física e saiba o que é essa ciência, como ela se desenvolveu e veja alguns dos maiores físicos da história.
Santo Sudário datado com o teste do carbono 14
Datação do Carbono 14
Datação do carbono 14, idade de fósseis, física quântica, decaimento radioativo, idade dos fósseis, raios cósmicos, isótopo do carbono, radiação, radioatividade específica.
Óptica
Acesse o texto e descubra o que é óptica. Saiba mais são seus tipos. Conheça os principais fenômenos ópticos. Aprenda conceitos importantes da óptica.
O elemento responsável pela revolução eletrônica.
Transistor
Conheça o componente que revolucionou a eletrônica.
Momentos de queda livre e pouso de paraquedistas
Com que velocidade cai um paraquedas?
O peso do paraquedista e a resistência do ar