Blocos em movimento horizontal
A figura acima nos mostra dois blocos, A e B, de massas mA e mB, apoiados em uma superfície horizontal com atrito e colocados em movimento em virtude da ação de uma força horizontal .
Durante os estudos relacionados a blocos em movimento, devemos perceber que quando dois ou mais blocos estão sujeitos à ação de uma mesma força, permanecem em contato e estão apoiados sobre uma superfície, eles realizam o mesmo deslocamento em tempos iguais. Dessa forma, podemos afirmar também que eles têm a mesma velocidade e também a mesma aceleração.
Analisando os blocos separadamente, poderemos verificar as forças que atuam em cada um dos blocos. Veja a figura abaixo.
PA e PB são as forças peso dos blocos A e B;
NA e NB são as forças normais dos blocos A e B;
FatA e FatB são as forças de atrito nos blocos A e B;
F é a força aplicada no bloco A por um agente externo;
FAB e FBA são as forças de interação entre os blocos A e B (ação e reação).
Nesse caso, podemos ver que os blocos A e B se movimentam somente na horizontal. Assim, podemos dizer que na horizontal a resultante das forças é nula (FR = 0). Dizemos também que em cada bloco a força normal equilibra a força peso. Em módulo, temos:
N = P = m.g
Observando os blocos, se verificarmos que ambos estão em movimento deveremos considerar três situações:
- se a força F for maior do que a soma das forças de atrito, dizemos que os blocos estão em movimento acelerado com aceleração igual para ambos. Nesse caso, a força resultante no sistema será dada por:
FR = F – (Fat A + Fat B)
- se a força F for igual à soma das intensidades das forças de atrito, os blocos estarão em movimento uniforme com a mesma velocidade.
- se a superfície horizontal for considerada lisa, a intensidade da força resultante será dada por:
FR = F
Portanto, para calcular a aceleração comum aos dois blocos basta usar a seguinte equação:
FR=m .a
FR=(mA+ mB) .a