2. Física
  3. Mecânica
  4. Campo gravitacional

Campo gravitacional

A teoria da gravitação de Newton afirma que os corpos se atraem mutuamente em razão de sua massa, mesmo que não estejam em contato direto. Foi com essa ideia de ação a distância que Newton conseguiu dar uma explicação para o “sistema do mundo”.

Nos séculos XVIII e XIX, o estudo dos fenômenos elétricos e magnéticos estabeleceu novos conceitos. Dentre eles, o conceito de campo revelou-se muito útil para a análise do universo de fenômenos, sendo, por isso, aplicado à gravitação. Vamos analisar a gravitação sob o ponto de vista da noção de campo, tomando como exemplo a Terra.

A Terra define uma região do espaço onde qualquer objeto fica sujeito a uma força atrativa. Representamos essa propriedade por meio de um conjunto de linhas denominado linhas de força do campo gravitacional. Veja a figura acima.

As setas indicam a direção e o sentido da força aos quais ficará sujeito um objeto colocado nessa região. De acordo com essa representação, as linhas são semirretas e apontam para o centro da Terra, ficando mais próximas uma das outras à medida que se aproximam da Terra. Assim, além da direção da força, esse desenho indica a dependência da força com a distância: quanto mais próximas estiverem as linhas uma das outras, maior será o módulo da força a que um objeto estará submetido.

A expressão acima, do valor do campo gravitacional, vale para qualquer distância do centro da Terra. Ela permite o cálculo do campo gravitacional em qualquer local da Terra e pode ser aplicada para planetas, estrelas, satélites etc., desde que usemos sua massa (M) no cálculo.

Representação das linhas de força do campo gravitacional
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva
Estudo gráfico dos movimentos
Estudo gráfico dos movimentos, Gráfico velocidade x tempo (v x t) para o movimento uniforme, Gráfico distância x tempo (d x t) para o movimento uniforme, Inclinação do gráfico, O que é a “posição” de um móvel em sua trajetória, Gráfico posição x tempo, Gráfico velocidade x tempo (v x t) para o movimento com aceleração constante.
Como o avião se mantém equilibrado no ar?
Como surgiu o avião?
Como o avião se mantém equilibrado no ar?, força, pressão, o que faz o avião se manter equilibrado no ar?, a história do surgimento da aviação, velocidade.
Estática de um Ponto Material
Equilíbrio!
Satélites em Órbitas Circulares
Velocidade de Translação.
A existência das marés alta e baixa ocorre graças à atração gravitacional do Sol e da Lua
Marés
Saiba como ocorre o impressionante fenômeno das marés!
O centro da Terra possui elevadas temperaturas e é inatingível para o ser humano
Centro da Terra
Conheça o centro da Terra e entenda a sua composição, características e demais dinâmicas.
As leis de Kepler explicam os movimentos de translação dos planetas ao redor do Sol
Leis de Kepler
Conheça as leis de Kepler, postulados que determinam o “balé” dos planetas ao redor do Sol.