Whatsapp icon Whatsapp

Capacidade Eletrostática

Material condutor carregado
Material condutor carregado

De acordo com a definição do dicionário Aurélio, a palavra capacidade tem as seguintes definições: 1 – Volume ou âmbito interior de um corpo vazio. 2 – Qualidade que a pessoa ou coisa tem de satisfazer para determinado fim.

Essa segunda definição faz referência a qualquer pessoa que conhecemos, por exemplo: um médico tem a capacidade técnica e pessoal de bem atender seus pacientes; um vendedor deve ter a capacidade de expor bem seus produtos de forma que consiga negociá-los, etc. Que capacidade deve ter o aluno? Embora essa pergunta possua diversas respostas, basicamente, um aluno deve ter a capacidade de aprender aquilo que lhe é ensinado.

Como já sabemos, condutores de eletricidade, ao serem eletrizados, adquirem cargas elétricas. Conforme seja sua forma geométrica, suas dimensões e o meio em que se encontram, esses condutores podem apresentar maior ou menor capacidade de armazenar as cargas elétricas que recebem, ou melhor, que adquirem. Sendo assim, podemos definir que:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Capacidade eletrostática de um condutor de eletricidade está associada à sua aptidão de armazenar, por um tempo curto, energia potencial elétrica.

Chamamos de C a capacidade eletrostática do condutor, de Q a carga elétrica que ele armazena e de U seu potencial elétrico. Dessa forma, podemos escrever:

Para um determinado condutor elétrico, se aumentarmos a carga elétrica de uma maneira diretamente proporcional, seu potencial elétrico também aumentará. Dessa forma, sua capacidade eletrostática permanece constante. No Sistema Internacional de Unidades, a carga elétrica é medida em coulomb (C), o potencial elétrico é dado em volt (V) e a capacidade eletrostática é dada em farad (F).

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Capacitor esférico
Descrição geral de um capacitor esférico usado em laboratório
Código de cores dos resistores
Você já ouviu falar sobre o código de cores dos resistores? Aprenda a fazer a leitura da resistência desses dispositivos por meio desse processo.
Efeitos da Corrente Elétrica no Corpo Humano
Você sabe quais são os efeitos da corrente elétrica no corpo humano? Descubra aqui o que acontece com o corpo quando levamos um choque elétrico.
Energia armazenada nos capacitores
Você sabe como calcular a energia armazenada nos capacitores? Acesse e aprenda a calculá-la, conheça as principais fórmulas e confira ainda exercícios resolvidos.
Equação do gerador
Você conhece a equação do gerador? Acesse o texto e aprenda a interpretá-la, conheça cada uma das variáveis dessa equação e confira ainda exercícios resolvidos.
Linhas de força
Você sabe o que são as linhas de força? Clique aqui, entenda o que são e conheça suas propriedades e seus tipos.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!