Whatsapp icon Whatsapp

Corrente alternada

Circuito elétrico simples de corrente contínua
Circuito elétrico simples de corrente contínua

As correntes elétricas geradas por pilhas e baterias são do tipo contínuo, ou seja, elas percorrem o fio condutor sempre num mesmo sentido. Essas fontes de tensão elétrica possuem sempre dois polos distintos, ou seja, um polo positivo e um polo negativo. O sentido da corrente elétrica, nesse circuito, é sempre aquele indicado (sentido horário).

A corrente elétrica que recebemos em nossas residências é do tipo alternada. Essa espécie de corrente sofre inversão de sentido constantemente. No sistema brasileiro de transmissão de energia elétrica, ocorrem 120 inversões a cada segundo, ou seja, a corrente elétrica, a cada segundo, percorre o condutor 60 vezes num sentido e 60 vezes em sentido contrário.

Por isso, dizemos que a corrente elétrica no Brasil tem frequência de 60 Hz ou 60 ciclos por segundo. Alguns países, como o Japão, utilizam a frequência 50 Hz. Em razão dessas diversas inversões de sentido, que ocorrem a cada segundo em correntes alternadas, não podemos identificar, por exemplo, em uma tomada, qual dos polos é positivo ou negativo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A figura abaixo nos mostra como varia a intensidade da corrente elétrica em função do tempo.

Diagrama da corrente alternada em função do tempo

Física e tecnologia

O alternador utilizado nos veículos é o responsável por gerar corrente elétrica, que alimenta os circuitos elétricos do carro, bem como recarrega a bateria que funciona no momento em que o automóvel não está funcionando. É bom lembrar que alternador é diferente de gerador. Embora sejam muito parecidos, possuem uma diferença básica: os alternadores geram correntes alternadas, enquanto os geradores (dínamos) geram corrente contínua.

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Vetor Campo Magnético
Aprenda a determinar o módulo, a direção e o sentido do vetor campo magnético.
video icon
Escrito"Fração molar" sobre imagem de frascos com substâncias químicas, em um laboratório, ao lado do professor de química.
Química
Fração molar
A fração molar é um tipo de concentração de soluções e é dada pelo número de mol dos componentes de uma solução. Pode ser calculada a fração molar em relação ao solvente ou ao soluto, sendo que, obrigatoriamente, o valor da soma entre a fração molar do soluto e a do solvente deve sempre ser 1.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.