2. Física
  3. Magnetismo
  4. Vetor Campo Magnético

Vetor Campo Magnético

No estudo de eletricidade vimos que quando colocamos uma carga de prova q em um ponto P numa região onde existe um campo elétrico , passa a atuar na carga de prova uma força de origem elétrica  exercida pelo campo elétrico. Dessa forma, o campo elétrico foi definido da seguinte forma:

Em que:

No SI, a unidade do vetor campo elétrico  é  N/C (newton/coulomb).

A carga de prova é uma partícula carregada eletricamente e com dimensões desprezíveis, além de ser utilizada para detectar se em determinado local há um campo elétrico. No entanto, no magnetismo, não se tem um carga magnetizada e a determinação do campo magnético  não se dá da mesma forma.

Assim, a definição do campo magnético parte da interação entre o campo magnético e uma carga de prova em movimento.

A força magnética e a velocidade da carga de prova estão no plano da página e o campo magnético está orientado para dentro da página

Observe na figura 1 que quando uma carga de prova q em movimento com velocidade  em um ponto P sofre ação de uma força  perpendicular a , associa-se a esse ponto um vetor campo magnético , o qual forma um ângulo θ com o vetor velocidade . Dessa forma, o campo magnético , em módulo, é definido como sendo:

Em que:

A unidade no SI de campo magnético e, em homenagem ao físico Nikola Tesla, recebe o nome de tesla (T).

Como o campo magnético é uma grandeza vetorial, ele necessariamente tem um módulo, uma direção e um sentido. Dessa forma, o módulo é dado pela equação 2, e a direção e o sentido será dado pela regra da mão direita.

A regra da mão direita é utilizada para determinar o sentido e a direção do vetor campo magnético

Regra da Mão Direita

A regra da mão direita nos fornece as informações da seguinte forma:

• O polegar indica o sentido da velocidade  da carga de prova;
  • Com a palma da mão estendida, os dedos indicam o sentido do vetor campo magnético ;
  • Perpendicularmente à palma da mão, sai a força . Note que se a carga de prova for negativa, a força  tem sentido inverso.

Observe que a força  será sempre perpendicular ao plano formado por ​ e

A partir da definição do campo magnético, pode-se tirar a expressão da força magnética:

Força Magnética:

F=qvB .sen θ

Equação 3: Força Magnética

Da equação 3, pode-se perceber que a força magnética terá seu valor máximo quando θ=90°, pois, assim, F=qvB, visto que sen 90°=1. Seu valor será mínimo quando θ=0° ou 180°, visto que sen 0°=sen 180°=0, o que implica uma força magnética nula F = 0 (isso ocorre quando a velocidade e o vetor campo magnético estiverem na mesma direção).

Publicado por: Nathan Augusto Ferreira
As ondas eletromagnéticas são usadas na telecomunicação para emitir os sinais de TV e rádio
Ondas eletromagnéticas
Clique aqui e entenda o que são as ondas eletromagnéticas, aplicadas no cotidiano em celulares e na transmissão via satélite.
Ondas de rádio
Descubra o que são ondas de rádio e quais são suas características. Confira alguns exemplos de dispositivos que fazem uso dessa radiação.
Circuito elétrico simples de corrente contínua
Corrente alternada
Enunciando os princípios da corrente elétrica alternada.
Quantidade de energia emitida pela luz que passa pela área sombreada (área da esfera)
Intensidade da onda eletromagnética
Veja aqui qual é a relação matemática existente entre a potência e a intensidade de uma onda eletromagnética.
Fios que conduzem corrente elétrica podem ser atraídos ou repelidos. Isso depende do sentido da corrente elétrica
Força magnética entre fios paralelos
Você sabia que um fio pode atrair outro fio? Clique aqui e entenda a força magnética entre fios paralelos que conduzem corrente elétrica.
Lei de Faraday
Você sabe o que é a lei de Faraday? Saiba o que é fluxo magnético, e confira a fórmula da força eletromotriz induzida e exercícios sobre indução eletromagnética.
Tubo de vidro de uma televisão de tubo
Imagem no tubo de TV
Veja aqui como é produzida a imagem em uma televisão de tubo de vidro.
Condutor movendo-se no interior de um campo magnético uniforme B originado por um ímã em forma de U
Cálculo da força eletromotriz
Veja aqui um pouco mais sobre corrente elétrica induzida e veja também como calcular a força eletromotriz induzida com base na força magnética e elétrica.