2. Física
  3. Eletricidade
  4. Eletricidade

Eletricidade

A eletricidade é um ramo da Física que se divide em três partes: eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo.

A eletricidade é um ramo da física responsável pelo estudo de fenômenos da carga elétrica, que se divide em três partes:

1. Eletrostática: estuda os efeitos produzidos por cargas elétricas em repouso;
2. Eletrodinâmica: estuda as cargas elétricas em movimento;
3. Eletromagnetismo: vemos os efeitos produzidos por essas cargas no espaço ao redor desse caminho.

Em eletricidade, aprendemos que os corpos são dotados de átomos que possuem prótons, elétrons e nêutrons, em que os prótons são as partículas subatômicas positivas e os elétrons, as partículas negativas.

As cargas elétricas em movimento ordenado constituem corrente elétrica. As cargas que constituem esta corrente são os elétrons livres:

Corrente Elétrica

O principal fator da corrente elétrica é possuir as propriedades que a carga em repouso não possui, entre tais propriedades estão:

Efeito Térmico – Quando a corrente passa por um condutor, produzindo calor e este condutor se aquece.

Campo Magnético – Quando a corrente passa por um condutor e, ao redor dele, se produz um campo magnético, fazendo a corrente se comportar como um ímã.

Efeito Químico – A corrente produz uma ação chamada eletrólise.

Efeitos Fisiológicos – Dor e choque, ocasionados pelo fato de todos os tecidos vivos possuírem substâncias coloidais que, por sua vez, sofrem a ação da eletricidade. Essa ação sobre os nervos sensitivos dá a sensação de dor, já nos nervos motores dá a sensação de choque.

A intensidade da corrente elétrica é a divisão entre a carga e a variação do tempo, sendo representada pela seguinte equação matemática:

Em que:
i = intensidade da corrente elétrica (unidade no SI Àmpere - A)
Q = carga elétrica (unidade no SI Coulomb - C)
Δt = variação do tempo (unidade no SI segundo – s)

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Mundo Educação

Eletricidade estática
Publicado por: Talita Alves dos Anjos
Os condutores possuem facilidade para transportar cargas elétricas, e os isolantes oferecem dificuldade para o transporte das cargas
Condutores e isolantes
Saiba mais sobre os condutores e isolantes, materiais que, a partir da quantidade de elétrons livres, possuem facilidade ou dificuldade para conduzir eletricidade.
Resistores
Acesse o texto e conheça diferentes tipos de resistor. Aprenda quais são as leis de Ohm e o que são associações de resistores em série e em paralelo.
Lei de Joule
Aplicação da Lei de Joule para a resistência elétrica.
Os dielétricos são colocados em volta de fios de alta tensão para que se evite a ruptura dielétrica do ar ao seu redor.
Dielétricos
Você sabe o que são dielétricos e quais são as suas principais aplicações? Acesse este texto e aprenda mais sobre esses importantes materiais isolantes.
Os eletrodomésticos que temos em casa são exemplos de receptores, pois eles transformam a energia elétrica em diferentes formas de energia.
Potência e rendimento do receptor
Você sabe o que são potência e rendimento de um receptor? A potência é a quantidade de energia elétrica que um receptor é capaz de transformar em outras formas de energia a cada segundo. Rendimento é a porcentagem de toda energia fornecida e aproveitada por um receptor e a porcentagem de energia dissipada por ele.
Os raios originam-se a partir do atrito de massas de ar, o que causa a eletrização das nuvens
Raios e trovões
Clique aqui para entender como ocorrem os raios e trovões, fenômenos que estão muito presentes no nosso cotidiano!
A Eletricidade é um dos assuntos de Física mais recorrentes no Enem
Dicas sobre Eletricidade para o Enem
Clique aqui e veja algumas dicas sobre Eletricidade para o Enem, uma das áreas da Física mais exploradas em questões do Exame Nacional do Ensino Médio.
A diferença de potencial (ddp) motiva o movimento ordenado das cargas elétricas
O que é diferença de potencial?
Clique aqui e entenda o que é a diferença de potencial elétrico e descubra ainda se a tensão de 220 V é melhor que a de 110 V!
O atrito entre dois corpos de materiais diferentes pode gerar um desequilíbrio no número de prótons e elétrons
Eletrização por atrito
Clique aqui e saiba mais sobre o processo de eletrização por atrito e entenda como se faz a interpretação da série triboelétrica.
Coulomb ficou famoso por ter determinado a equação da Força Elétrica
Charles Coulomb
Clique aqui para conhecer a vida de Charles Coulomb, físico francês que contribuiu para os estudos de Eletricidade e Magnetismo.
A Eletricidade é o ramo da Física que estuda os fenômenos elétricos
Equações da Eletricidade
Clique e conheça as principais equações da Eletricidade, ramo da Física que se dedica ao estudo de fenômenos de natureza elétrica.
Nos liquidificadores, a energia elétrica é transformada em energia mecânica, que é capaz de girar as lâminas e cortar os alimentos
Receptores elétricos
Clique aqui e entenda mais amplamente o que são receptores elétricos, aparelhos que transformam energia elétrica em outras formas de energia.
Do ponto de vista técnico, não há diferença entre as tensões 110 V e 220 V
110 V ou 220 V: qual é a melhor opção?
Clique aqui para saber quais são as vantagens ou possíveis diferenças entre as tensões 110 V e 220 V!
Os sistemas mono, bi e trifásicos são instalados de acordo com a necessidade de cada  consumidor
Sistemas monofásicos, bifásicos e trifásicos
Descubra a diferença entre os sistemas de fornecimento de energia elétrica, que podem ser mono, bi e trifásicos. Qual deles você utiliza?
A eletricidade está presente em praticamente tudo o que fazemos
Cinco coisas que você precisa saber sobre eletricidade
Clique para saber quais são as cinco coisas que você precisa saber sobre eletricidade, um dos assuntos mais recorrentes em provas de vestibular.
Força elétrica
Acesse para entender o conceito de força elétrica, as fórmulas envolvidas no seu cálculo, além de conferir exercícios resolvidos sobre o tema.
A lâmpada de filamento se aquece ao ser percorrida pela corrente elétrica
Modelo para entender o efeito joule
Através de um modelo simples, entenda aqui em que consiste o efeito joule.
P é um ponto de uma região onde há um campo elétrico. Em q1 e q2 atuam as forças elétricas F1 e F2
Vetor campo elétrico
O vetor campo elétrico é definido pela razão entre a força elétrica e a carga de prova. Veja mais sobre as características do vetor campo elétrico.