2. Física
  3. Curiosidades de Física
  4. Física e a Evolução dos Meios de Armazenamento de Informações

Física e a Evolução dos Meios de Armazenamento de Informações

A humanidade, com o passar dos tempos, vem se evoluindo de modo rápido e gradativo, no que diz respeito às formas de armazenagem de informações, e junto a essa revolução está inserida a física, que busca diferentes maneiras para facilitar e aumentar a capacidade dos meios de armazenamento.

Guardar informações é uma tarefa muito antiga realizada pelo ser humano. Seja através da escrita, fala ou até mesmo através das lendas e histórias passadas de geração em geração, as civilizações mais antigas buscavam sempre um meio de preservar as suas culturas e dar continuidade aos seus costumes. Contudo, mesmo com toda evolução tecnológica, as histórias e as lendas ainda são muito utilizadas pelos povos indígenas como forma de armazenar e transmitir informações de uma geração para outra.

Apesar de toda evolução tecnológica, ainda hoje a escrita é o principal meio de guardar informações, seja por meio de livros, jornais e até mesmo revistas. Contudo, com o avanço tecnológico surgiram novos meios e formas de armazenamento de informações como, por exemplo, vídeos, filmes, DVDs, computadores e mais atualmente os revolucionários celulares, mp4, HDs portáteis, entre tantos outros que são cada vez menores, mas com alta capacidade de armazenamento.

A ciência física se encontra inserida nesse processo de evolução tecnológica. É por meio da nanotecnologia e da física de partículas, entre várias outras áreas das ciências, que os cientistas e pesquisadores têm conseguido construir equipamentos cada vez mais compactos e de alta capacidade de armazenamento de dados. A física de partículas é uma área da física que estuda os constituintes da matéria. Já a área da nanotecnologia se baseia no princípio básico da construção de estruturas e materiais a partir dos átomos como, por exemplo, os chips e os semicondutores. Tanto a física de partículas quanto a nanotecnologia, são duas áreas em grande evolução que buscam, incessantemente, meios cada vez mais eficazes para o armazenamento das informações.

Novos meios e formas de armazenamento de informações surgiram através do avanço tecnológico
Publicado por: Marco Aurélio da Silva Santos
Big Bang, a explosão que teoricamente deu origem ao Universo.
Big Bang de Laboratório
Clique e entenda em que consiste o maior acelerador de partículas do mundo!
Ao longo dos anos a física tem contribuído para o surgimento de novas tecnologias e novos conhecimentos que contribuem imensamente com nossas vidas
A contribuição da física para o desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias
Veja alguns exemplos de novos conhecimentos e tecnologias que surgem graças à física.
A Teoria do Caos afirma que o simples bater das asas de uma borboleta no Brasil pode gerar um furacão no Texas
Teoria do Caos
Você sabia que um prego pode ser a causa de mudanças drásticas no seu futuro? Entenda o que é a Teoria do Caos!
Concepção artística de um processador quântico.
Computador quântico
Você já ouviu falar sobre computação quântica? Ao que tudo indica, no futuro, teremos computadores baseados nas propriedades quânticas da matéria, como nos spins dos elétrons, nos níveis de energia dos átomos e, até mesmo, no plano de polarização dos fótons de luz. Saiba mais sobre as características dessa incrível tecnologia emergente.
Eletricidade
Acesse este texto e descubra qual é o conceito de eletricidade na física. Conheça o significado de campo elétrico, corrente elétrica e potencial elétrico.
A física possui relação com várias outras ciências
A Física e Suas Relações com outras Ciências
Veja a importância da física no desenvolvimento das ciências.
Na figura acima, alguns dos cientistas que contribuíram no desenvolvimento da física moderna.
Física Moderna