2. Física
  3. Curiosidades de Física
  4. A Física e Suas Relações com outras Ciências

A Física e Suas Relações com outras Ciências

Por muito tempo as ciências formavam uma grande área do conhecimento chamada filosofia Natural. Há aproximadamente dois séculos, tornou-se evidente as distinções entre a Física, a Química e as ciências Biológicas.

Durante muitos séculos a física esteve ligada às artes. A exemplo disso temos os manuscritos de Leonardo da Vinci (1452-1519) que fazem as primeiras referencias às forças externas atuantes em uma estrutura; assunto que hoje em dia estudamos em mecânica.
Da Vinci preocupou-se também com a influência das forças na arquitetura.

Parte da biologia também foi influenciada pela física. Nas décadas de 1930 e 1940, um grupo de físicos mostrou-se interessado em aplicar as ideias técnicas da física à Microbiologia. Esses estudiosos tinham como objetivo encontrar novas leis da física com os estudos de organismos biológicos. No entanto, suas expectativas não foram alcançadas, mas os esforços do grupo deram origem a um novo campo de estudo, chamado atualmente de Biologia Molecular.

Na medicina a física também teve, e tem, fundamental importância. Graças a ela é que médicos do mundo todo podem fazer procedimentos cirúrgicos de alta tecnologia e exames com os mais sofisticados equipamentos. As cirurgias a laser e a ressonância magnética são exemplos dessas tecnologias aplicadas na medicina. A área da oncologia (tratamento do câncer) utiliza os conhecimentos da física nuclear para tratamentos radiológicos (radioterapia).

No entanto, nenhuma ciência foi mais beneficiada pela física do que a Química.
Os modelos atômicos, os fenômenos que explicam as ligações químicas, momentos magnéticos do elétron (spin), distribuição eletrônica e até mesmo a tabela periódica são baseados nos estudos da Mecânica Quântica.

A lista de inter-relações da física com outras ciências é muito extensa, o que faz dela uma das mais importantes áreas do conhecimento.

A física possui relação com várias outras ciências
Publicado por: Marina Cabral
A Mecânica estuda todos os tipos de movimento que ocorrem em nosso cotidiano
Mecânica
Você sabe o que é Mecânica? Clique aqui e descubra as características desse importante ramo da Física que se dedica ao estudo dos diversos movimentos que nos rodeiam.
Eletricidade
Acesse este texto e descubra qual é o conceito de eletricidade na física. Conheça o significado de campo elétrico, corrente elétrica e potencial elétrico.
Equação de Einstein, a mais famosa equação da física
Introdução à física
Confira neste artigo uma abordagem de introdução à física e saiba o que é essa ciência, como ela se desenvolveu e veja alguns dos maiores físicos da história.
Os imãs são materiais com propriedades magnéticas
Magnetismo
Saiba como ocorreu a evolução dos estudos do magnetismo e por que eles foram importantes.
Big Bang, a explosão que teoricamente deu origem ao Universo.
Big Bang de Laboratório
Clique e entenda em que consiste o maior acelerador de partículas do mundo!
Novos meios e formas de armazenamento de informações surgiram através do avanço tecnológico
Física e a Evolução dos Meios de Armazenamento de Informações
Clique e conheça um pouco mais sobre a evolução dos meios de armazenamento de informações.
Raio Laser
O Raio Laser
Raio laser, o que é o raio laser, quais as características do raio laser, onde o raio laser é aplicado, radiação eletromagnética, monocromática, amplificação da luz.
Pequeno ímã flutuando sobre a superfície de um supercondutor
Supercondutividade, o que é isso?
supercondutividade, o que é a supercondutividade, materiais supercondutores, quando foi descoberto o fenômeno da supercondutividade, corrente elétrica, baixas temperaturas, temperatura de transição, onde os materiais supercondutores podem ser empregados.
Bomba nuclear: uma arma explosiva com alto poder destrutivo
A história do surgimento da bomba atômica
A criação da bomba atômica marcou a história da humanidade.
A imagem da Televisão.
Formação da imagem no tubo de uma TV
Conheça como é que se forma a imagem que vemos na televisão.
Transistores
Semicondutores
Você sabe o que são semicondutores? Clique aqui e descubra!
A Teoria do Caos afirma que o simples bater das asas de uma borboleta no Brasil pode gerar um furacão no Texas
Teoria do Caos
Você sabia que um prego pode ser a causa de mudanças drásticas no seu futuro? Entenda o que é a Teoria do Caos!
Água no estado sólido e no estado líquido
Termologia
Conheça os principais conceitos da termologia. Aprenda também sobre as escalas termométricas e as formas de calor. Saiba quais são as Leis da Termodinâmica.
Santo Sudário datado com o teste do carbono 14
Datação do Carbono 14
Datação do carbono 14, idade de fósseis, física quântica, decaimento radioativo, idade dos fósseis, raios cósmicos, isótopo do carbono, radiação, radioatividade específica.
Na figura acima, alguns dos cientistas que contribuíram no desenvolvimento da física moderna.
Física Moderna