Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Física Moderna
  4. Física Moderna

Física Moderna

A história da física moderna começou no momento em que o espectro da radiação térmica passou a ser analisado através do estudo da radiação emitida por corpos negros.

Quem primeiro estudou a emissão e absorção do calor, chegando à conclusão sobre corpos negros, foi o físico alemão Robert Kirchhoff. Depois dos estudos sobre esse espectro (o corpo negro), sua utilização foi muito importante para o início da física moderna. Em razão da facilidade de se construir esse espectro, todos os estudos sobre a radiação térmica passaram a ser feitos a partir do corpo negro.

Baseado nos gráficos gerados a partir da emissão da radiação dos corpos negros, o também físico alemão, Max Planck buscou chegar a uma equação matemática capaz de explicar o fenômeno causado pela intensidade de radiação emitida pelo corpo negro, tudo isso porque a radiação emitida pelo corpo negro produzia gráficos bem definidos, mas até então inexplicáveis aos olhos da física clássica.

O estudo dos gráficos para se chegar a uma equação matemática era sempre feito da seguinte forma: os físicos partiam dos princípios da física clássica para tentar chegar aos precisos gráficos.

Planck resolveu inverter a ordem, partindo dos gráficos gerados para uma possível equação. Quando conseguiu o feito, Planck foi buscar uma justificativa para a descoberta, afinal alguma teoria precisava comprovar o que ele havia desvendado. A teoria de entropia e a probabilidade de Boltzmann foram a chave para a abertura do conhecimento, em que era possível analisar uma equação matemática e entendê-la teoricamente.

Entre todas essas descobertas, Planck trazia também à tona uma nova constante, que em sua homenagem foi chamada de Constante de Planck. Ela é representada pela letra h e tem o valor de:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


h = 6,63.10-34 J.s


Segundo Max Planck, a energia só existe na natureza em quantidades “discretas”, o que ele chamou de quanta de ação.

É interessante relacionar todo este estudo ao nosso cotidiano. Muitas vezes nos perguntamos: “E o que essa física moderna tem a ver comigo?”.

Na verdade, tudo. Toda essa tecnologia que temos hoje partiu desses princípios. Veja:

• Ondas de rádio
• Luz infravermelha
• Ondas de Raios X
• Luz visível

Tudo isso é exemplo de consequências geradas pelo estudo do espectro da radiação do corpo negro.

Aparelhos como o computador e todos os outros dispositivos eletrônicos da conhecida high-tech existem em razão da física moderna.

Vemos então que nosso mundo moderno depende diretamente de todos os estudos começados desde os primórdios da humanidade e continuados por personalidades como Max Karl Ernest Ludwing Planck (1858-1947), o pai da física quântica.

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Mundo Educação

Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
O Tempo é Relativo
Os postulados de Einstein trazem uma nova visão sobre o tempo.
As Forças Fundamentais da Natureza
Clique aqui e conheça quais são as forças que integram as forças fundamentais da natureza!
Modelo Atômico
A descoberta do núcleo e os atuais ramos de estudo
História da Física Nuclear
À esquerda – símbolo comemorativo do Ano Mundial da Física; à direita – a foto mais conhecida de Albert Einstein.
2005: Ano Mundial da Física
O Ano Mundial da Física foi organizado pela comunidade científica. Clique e veja qual foi a homenagem que aconteceu nesse evento!
Joseph John Thomson, Ernest Rutherford e Niels Bohr
Modelos atômicos
A reformulação científica dos modelos atômicos inicialmente propostos.
Einstein em uma foto quando estava começando a ficar conhecido
A relatividade proposta por Einstein
Uma área importante da Física é a relatividade, campo que se dedica à medida de eventos (acontecimentos), local e tempo de sua ocorrência. Veja mais sobre relatividade!
Um experimento mental fascinante que retrata toda complexidade e beleza da Mecânica Quântica
Gato de Schroedinger
Aqui você vai se surpreender com uma das ideias mais fascinantes da física, o experimento “Gato de Schroedinger”, que desafia o senso comum.
A maior contribuição para a Física de Richard Feynman foi o desenvolvimento da Eletrodinâmica Quântica *
Richard Feynman
Clique aqui e conheça um pouco da vida de Richard Feynman, físico estadunidense que descobriu o motivo da explosão da nave Challenger em 1986.
Concepção artística de um processador quântico.
Computador quântico
Você já ouviu falar sobre computação quântica? Ao que tudo indica, no futuro, teremos computadores baseados nas propriedades quânticas da matéria, como nos spins dos elétrons, nos níveis de energia dos átomos e, até mesmo, no plano de polarização dos fótons de luz. Saiba mais sobre as características dessa incrível tecnologia emergente.
Equação para o cálculo da massa relativística
Massa Relativística
Conceitos de massa relativística propostos pela Teoria da Relatividade
Louis Victor Pierre Raymond (1892-1987)
Elétrons como ondas
Conheça aqui mais sobre de Broglie, físico francês que propôs que o dualismo (elétrons como ondas) que valia para a radiação também deveria valer para as partículas.