Whatsapp icon Whatsapp

Física Moderna

A história da física moderna começou no momento em que o espectro da radiação térmica passou a ser analisado através do estudo da radiação emitida por corpos negros.

Quem primeiro estudou a emissão e absorção do calor, chegando à conclusão sobre corpos negros, foi o físico alemão Robert Kirchhoff. Depois dos estudos sobre esse espectro (o corpo negro), sua utilização foi muito importante para o início da física moderna. Em razão da facilidade de se construir esse espectro, todos os estudos sobre a radiação térmica passaram a ser feitos a partir do corpo negro.

Baseado nos gráficos gerados a partir da emissão da radiação dos corpos negros, o também físico alemão, Max Planck buscou chegar a uma equação matemática capaz de explicar o fenômeno causado pela intensidade de radiação emitida pelo corpo negro, tudo isso porque a radiação emitida pelo corpo negro produzia gráficos bem definidos, mas até então inexplicáveis aos olhos da física clássica.

O estudo dos gráficos para se chegar a uma equação matemática era sempre feito da seguinte forma: os físicos partiam dos princípios da física clássica para tentar chegar aos precisos gráficos.

Planck resolveu inverter a ordem, partindo dos gráficos gerados para uma possível equação. Quando conseguiu o feito, Planck foi buscar uma justificativa para a descoberta, afinal alguma teoria precisava comprovar o que ele havia desvendado. A teoria de entropia e a probabilidade de Boltzmann foram a chave para a abertura do conhecimento, em que era possível analisar uma equação matemática e entendê-la teoricamente.

Entre todas essas descobertas, Planck trazia também à tona uma nova constante, que em sua homenagem foi chamada de Constante de Planck. Ela é representada pela letra h e tem o valor de:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


h = 6,63.10-34 J.s


Segundo Max Planck, a energia só existe na natureza em quantidades “discretas”, o que ele chamou de quanta de ação.

É interessante relacionar todo este estudo ao nosso cotidiano. Muitas vezes nos perguntamos: “E o que essa física moderna tem a ver comigo?”.

Na verdade, tudo. Toda essa tecnologia que temos hoje partiu desses princípios. Veja:

• Ondas de rádio
• Luz infravermelha
• Ondas de Raios X
• Luz visível

Tudo isso é exemplo de consequências geradas pelo estudo do espectro da radiação do corpo negro.

Aparelhos como o computador e todos os outros dispositivos eletrônicos da conhecida high-tech existem em razão da física moderna.

Vemos então que nosso mundo moderno depende diretamente de todos os estudos começados desde os primórdios da humanidade e continuados por personalidades como Max Karl Ernest Ludwing Planck (1858-1947), o pai da física quântica.

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Mundo Educação

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Elétrons como ondas
Conheça aqui mais sobre de Broglie, físico francês que propôs que o dualismo (elétrons como ondas) que valia para a radiação também deveria valer para as partículas.
Massa Relativística
Conceitos de massa relativística propostos pela Teoria da Relatividade
video icon
Escrito"O que é capacitismo?" ao lado da imagem de uma pessoa cadeirante representando o capacitismo.
Sociologia
O que é capacitismo?
Forma de preconceito contra pessoas com deficiência, o capacitismo é um problema social complexo e recorrente. Para saber mais, assista à nossa nova videoaula de Sociologia.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.