Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Ondulatória
  4. Instrumentos de corda

Instrumentos de corda

Em diversos momentos de nossas vidas já nos deparamos com algum tipo de instrumento musical, seja ele uma flauta, uma bateria, um violão, um teclado etc. instrumentos desse tipo são construídos com a finalidade de reproduzir notas musicais de acordo com a escala escolhida. Esses instrumentos possuem o oscilador que, quando são acionados, produzem ondas na frequência fundamental. Posteriormente, essas ondas sofrem modificações na caixa de ressonância, produzindo então o som característico de cada instrumento.

Os instrumentos de corda, como o violão, produzem sons a partir da vibração de suas cordas. Quando vibra, a corda desses instrumentos faz com que o cavalete também oscile, fazendo com que seu tampo vibre, produzindo o som audível.  

Como a área do tampo é grande, ele, ao vibrar, pode produzir ondas sonoras com volume mais alto do que as produzidas unicamente pela vibração da corda, funcionando como uma caixa de ressonância. Cada corda de um violão pode vibrar produzindo ondas estacionárias, tendo sempre um nó nas extremidades onde a corda está fixa.

O modo de vibração com frequência mais baixa é chamado de modo fundamental ou primeiro harmônico. A figura abaixo mostra os três primeiros harmônicos para uma corda com as extremidades fixas.

A figura acima representa os três primeiros harmônicos de uma corda esticada e presa pelas extremidades

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A frequência fundamental de uma corda esticada é uma função do seu comprimento L, da sua densidade ρ, da área A da seção transversal, e da tensão T a que ela está sujeita. Essa frequência pode ser calculada por meio da expressão:

Desta forma, é possível afinar cada corda do violão pela variação de sua tensão. Isso é feito por meio de tarraxas (peças que ajustam a tensão das cordas) de afinação que estão na mão do violão. Esticando mais a corda, a frequência de vibração fica mais alta, ou seja, o tom fica mais agudo.

Componentes de um violão

Ao tocar o violão, outras notas podem ser produzidas por esta corda, quando se diminui o seu comprimento, pressionando a corda com o dedo, contra os trastes do braço do violão. A posição destes trastes é tal que os comprimentos da corda produzem toda a escala de notas.

A caixa do violão forma a caixa de ressonância, o que faz com que as notas tocadas reverberem, produzindo um som audível e um pouco mais longo do que o produzido apenas pela corda.

Os instrumentos musicais são fabricados a fim de que reproduzam as notas musicais de acordo com a escala escolhida
Os instrumentos musicais são fabricados a fim de que reproduzam as notas musicais de acordo com a escala escolhida
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva
Assuntos relacionados
Difração sobre a superfície de um líquido
O Fenômeno da Difração
Clique aqui e entenda como ocorre o fenômeno físico da difração!
Reverberação – Emissão de ondas sonoras com múltiplas reflexões
Tempo de reverberação
Clique aqui e aprenda o que é tempo de reverberação e saiba como calculá-lo!
Instrumento musical
Timbre
A característica de distinguir sons de mesma frequência é denominada timbre.
Os instrumentos musicais funcionam de acordo com os fenômenos ondulatórios, que são estudados pela Acústica.
Física e música: curiosidades
Leia este texto e saiba algumas curiosidades sobre a Física e a música. Os instrumentos musicais funcionam de acordo com a Acústica, uma das áreas da Física.
As divisões do ouvido humano
O ouvido humano
Clique aqui e conheça as características do ouvido humano, órgão responsável pela audição.
Ondas estacionárias
Ondas Estacionárias
Estudo das características básicas das ondas estacionárias
A corda da figura acima está esticada, sendo o ponto F a fonte de ondas periódicas
Onda periódica e sua equação
Veja aqui a definição de onda periódica transversal e veja também como podemos determinar a equação de uma onda periódica.