Instrumentos de corda
Em diversos momentos de nossas vidas já nos deparamos com algum tipo de instrumento musical, seja ele uma flauta, uma bateria, um violão, um teclado etc. instrumentos desse tipo são construídos com a finalidade de reproduzir notas musicais de acordo com a escala escolhida. Esses instrumentos possuem o oscilador que, quando são acionados, produzem ondas na frequência fundamental. Posteriormente, essas ondas sofrem modificações na caixa de ressonância, produzindo então o som característico de cada instrumento.
Os instrumentos de corda, como o violão, produzem sons a partir da vibração de suas cordas. Quando vibra, a corda desses instrumentos faz com que o cavalete também oscile, fazendo com que seu tampo vibre, produzindo o som audível.
Como a área do tampo é grande, ele, ao vibrar, pode produzir ondas sonoras com volume mais alto do que as produzidas unicamente pela vibração da corda, funcionando como uma caixa de ressonância. Cada corda de um violão pode vibrar produzindo ondas estacionárias, tendo sempre um nó nas extremidades onde a corda está fixa.
O modo de vibração com frequência mais baixa é chamado de modo fundamental ou primeiro harmônico. A figura abaixo mostra os três primeiros harmônicos para uma corda com as extremidades fixas.
A frequência fundamental de uma corda esticada é uma função do seu comprimento L, da sua densidade ρ, da área A da seção transversal, e da tensão T a que ela está sujeita. Essa frequência pode ser calculada por meio da expressão:
Desta forma, é possível afinar cada corda do violão pela variação de sua tensão. Isso é feito por meio de tarraxas (peças que ajustam a tensão das cordas) de afinação que estão na mão do violão. Esticando mais a corda, a frequência de vibração fica mais alta, ou seja, o tom fica mais agudo.
Ao tocar o violão, outras notas podem ser produzidas por esta corda, quando se diminui o seu comprimento, pressionando a corda com o dedo, contra os trastes do braço do violão. A posição destes trastes é tal que os comprimentos da corda produzem toda a escala de notas.
A caixa do violão forma a caixa de ressonância, o que faz com que as notas tocadas reverberem, produzindo um som audível e um pouco mais longo do que o produzido apenas pela corda.