Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Magnetismo
  4. Luz visível

Luz visível

Sabemos que todas as ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo com a velocidade da luz. As ondas eletromagnéticas transportam momento e energia para longe de uma fonte. É importante lembrar que as ondas eletromagnéticas se diferenciam pela sua frequência e comprimento de ondas, e a interação dessas ondas com a matéria depende da frequência da onda e da estrutura atômico-molecular da matéria.

A forma mais simples das ondas eletromagnéticas corresponde ao espectro eletromagnético que o nosso olho consegue enxergar. A luz é produzida por corpos que estão com alta temperatura (como o filamento de uma lâmpada) e pela reorganização dos elétrons em átomos e moléculas.

Os comprimentos de onda da luz visível são classificados segundo a cor, do violeta, que tem comprimento de onda λ = 4 . 10-7 m, ao vermelho, cujo comprimento de onda é λ = 7 . 10-7 m. Portanto, a sensibilidade dos olhos é uma função do comprimento de onda e é máxima para um comprimento de onda λ = 5,5 . 10-7 m (amarelo-verde). A visão é o resultado dos sinais transmitidos ao cérebro por dois elementos presentes na retina: os cones e os bastonetes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os cones são elementos que se ativam quando há presença de luz de forma intensa (como a do dia); e são sensíveis à cor. Já os bastonetes são elementos capazes de atuar com iluminação menos intensa (como, por exemplo, em uma sala escurecida); e são menos sensíveis à cor.

A luz é tão importante que originou o desenvolvimento de um ramo especial da Física aplicada: a Óptica. Esta ciência estuda os fenômenos relacionados à luz e à visão, incluindo também o desenho dos instrumentos ópticos.

Faixa do espectro visível
Faixa do espectro visível
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva
Assuntos relacionados
Ferro, um material ferromagnético
Por que o ímã atrai o ferro?
Por que o ímã atrai o ferro? Clique aqui e descubra a resposta!
Michael Faraday
Fluxo magnético
O fluxo magnético é proporcional ao número de linhas que atravessa a superfície.
O controle de qualidade de produtos pode ser feito pela interação da luz com as substâncias que os compõem
A luz e o controle de qualidade
Clique aqui e entenda como a luz pode ser utilizada no controle de qualidade de produtos como chocolates, sucos e refrigerantes.
Quando a luz passa por um prisma transparente com índice de refração maior que o do ar, ela se decompõe
Cinco curiosidades sobre as cores
Aprenda mais sobre o comportamento das cores com este texto que traz cinco curiosidades que você talvez nunca tenha visto!
Cada raio carrega consigo, em média, 109 Joules, o equivalente a 300 kWh de energia
Fatos curiosos sobre os raios
Veja algumas curiosidades sobre os raios, as descargas elétricas atmosféricas que nos fascinam e assustam ao mesmo tempo.
A luz negra pode ser usada por peritos criminais em busca de traços de DNA
Como funciona a luz negra?
Diversas substâncias, como alguns óxidos e substâncias que apresentam o Fósforo em sua composição, interagem com a radiação ultravioleta, absorvendo-a e emitindo luz visível lentamente. Leia este texto para saber mais sobre esse fenômeno, que é chamado de fosforescência, e para entender o funcionamento da luz negra.
Características e limitações do olho humano ditam a forma como enxergamos o mundo
Quais são os limites da visão humana?
Aprenda mais sobre os limites da visão humana. O olho é um órgão bastante sensível capaz de captar muitos detalhes e cores. No entanto, até mesmo o olho saudável apresenta limitações, que estão relacionadas tanto com a sua estrutura interna como a algumas características inerentes à luz.
Apesar de ser representado na cor laranja ou em tons avermelhados, o Sol apresenta outra cor originalmente
Qual é a cor do Sol?
Você sabia que o Sol não é laranja? Então, qual é realmente a cor desse astro? Quando visto por observadores fora da atmosfera terrestre, o Sol apresenta uma cor específica. Por causa de suas reações de fusão nuclear, ele produz todos os comprimentos de onda da radiação visível. Descubra qual é a cor do sol!
Substâncias fluorescentes, como essas mostradas na foto acima, absorvem luz ultravioleta e emitem luz visível.
Fosforescência ou fluorescência?
Fosforescência e fluorescência são processos de emissão de luz que ocorrem em baixas temperaturas, portanto são casos especiais de luminescência. A luz emitida por substâncias fluorescentes e fosforescentes é produzida em decorrência de saltos de energia sofridos por elétrons iluminados por luz visível ou ultravioleta.