Whatsapp icon Whatsapp

Máquinas térmicas cíclicas

Uma máquina térmica transforma parte do calor recebido da fonte quente em trabalho e descarta o calor restante para a fonte fria
Uma máquina térmica transforma parte do calor recebido da fonte quente em trabalho e descarta o calor restante para a fonte fria

Máquinas térmicas que trabalham em ciclos têm a característica de, ao final de cada ciclo, retornar ao estado inicial. Além de etapas intermediárias, pelo menos duas devem ocorrer: uma etapa em que a máquina recebe calor para realizar trabalho e outra em que cede calor para teoricamente retornar ao estado inicial.

Podemos esquematizar uma máquina térmica a partir de duas fontes de calor, uma com temperatura alta e outra com temperatura baixa. Na figura acima está esquematizado o funcionamento de uma máquina térmica. A fonte quente cede calor Q1 para a máquina. Essa máquina transforma parte desse calor em trabalho , e entrega o calor restante Q2 para a fonte fria.

A conservação de energia implica em

Q1=τ+Q2 ou Q1-Q2

A segunda Lei da Termodinâmica nos diz que o calor só pode fluir espontaneamente de uma fonte quente para uma fonte fria. Por isso, para que as máquinas térmicas funcionem, elas necessitam de fontes quentes e frias. A Segunda Lei, entretanto, não impede que o calor possa fluir de uma fonte fria para uma fonte quente de forma forçada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existem máquinas térmicas que operam no sentido inverso, ou seja, retiram calor de uma fonte fria e entregam para uma fonte quente, usando energia de uma fonte externa.

O aparelho de ar condicionado é um exemplo de máquina térmica que funciona retirando calor do interior da residência e liberando calor para o lado de fora. Ele retira calor da fonte fria e libera calor para a fonte quente. Para isso, é necessário que se use uma energia extra proveniente da rede elétrica. O trabalho, neste caso, é realizado pelo compressor do aparelho.

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Lei de Fourier
Enunciando a lei de Fourier.
Recipientes que conservam melhor a temperatura
Física na cozinha
video icon
Professora ao lado do texto"“Volta às aulas” ou “volta as aulas”?"
Português
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”?
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”? A dúvida é pertinente e, nesta videoaula, compreenderemos por que “volta às aulas” é a forma mais adequada, considerando o emprego do acento grave indicativo da crase. Não deixe de assistir.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.