Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Termologia
  4. Máquinas térmicas cíclicas

Máquinas térmicas cíclicas

Máquinas térmicas que trabalham em ciclos têm a característica de, ao final de cada ciclo, retornar ao estado inicial. Além de etapas intermediárias, pelo menos duas devem ocorrer: uma etapa em que a máquina recebe calor para realizar trabalho e outra em que cede calor para teoricamente retornar ao estado inicial.

Podemos esquematizar uma máquina térmica a partir de duas fontes de calor, uma com temperatura alta e outra com temperatura baixa. Na figura acima está esquematizado o funcionamento de uma máquina térmica. A fonte quente cede calor Q1 para a máquina. Essa máquina transforma parte desse calor em trabalho , e entrega o calor restante Q2 para a fonte fria.

A conservação de energia implica em

Q1=τ+Q2 ou Q1-Q2

A segunda Lei da Termodinâmica nos diz que o calor só pode fluir espontaneamente de uma fonte quente para uma fonte fria. Por isso, para que as máquinas térmicas funcionem, elas necessitam de fontes quentes e frias. A Segunda Lei, entretanto, não impede que o calor possa fluir de uma fonte fria para uma fonte quente de forma forçada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existem máquinas térmicas que operam no sentido inverso, ou seja, retiram calor de uma fonte fria e entregam para uma fonte quente, usando energia de uma fonte externa.

O aparelho de ar condicionado é um exemplo de máquina térmica que funciona retirando calor do interior da residência e liberando calor para o lado de fora. Ele retira calor da fonte fria e libera calor para a fonte quente. Para isso, é necessário que se use uma energia extra proveniente da rede elétrica. O trabalho, neste caso, é realizado pelo compressor do aparelho.

Uma máquina térmica transforma parte do calor recebido da fonte quente em trabalho e descarta o calor restante para a fonte fria
Uma máquina térmica transforma parte do calor recebido da fonte quente em trabalho e descarta o calor restante para a fonte fria
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva
Assuntos relacionados
Sensação Térmica
definição de sensação térmica, sensação térmica, transferência de calor, energia cinética, condução, radiação, evaporação, convecção, ondas eletromagnéticas, condutor térmico, isolante térmico.
Termodinâmica
Termodinâmica, o que é a termodinâmica, as leis da termodinâmica, o que é a lei zero da termodinâmica, quando surgiu o estudo da termodinâmica, entropia, lei de boyle, volume, temperatura e pressão, energia, calor.
Mudanças de fase
Fases da matéria
A análise da mudança dos estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso.
Materiais especiais são utilizados na construção de próteses. Na metalurgia, a matéria prima é transformada usando-se calor
Aplicações da termodinâmica
A termodinâmica tem muitas aplicações, conseguindo descrever situações complicadas. Conheça algumas delas aqui!
O motor de Stirling utiliza uma fonte de calor externa, como a chama de uma vela, e câmaras preenchidas com um gás a diferentes temperaturas
Motor Stirling
Aprenda mais sobre o funcionamento do motor de Stirling, um motor de combustão externa que pode utilizar praticamente qualquer combustível para operar.
Feijoada servida em recipiente de cerâmica
Recipientes que conservam melhor a temperatura
Física na cozinha
Transmissão de calor por condução
Lei de Fourier
Enunciando a lei de Fourier.