Whatsapp icon Whatsapp

Materiais Ferromagnéticos

Os materiais ou substâncias ferromagnéticos compreendem um pequeno grupo de substâncias encontradas na natureza, que ao serem colocadas na presença de um campo magnético se imantam fortemente, e o campo magnético delas é muitas vezes maior que o campo que foi aplicado. É verificado que a presença de um material ferromagnético torna o campo magnético resultante centenas de vezes mais intenso.

O ferro, o níquel, o cobalto e as ligas que são formadas por esses elementos químicos formam o grupo dos materiais ferromagnéticos. A propriedade de serem facilmente imantados é aproveitada na obtenção de campos magnéticos de valores elevados como, por exemplo, no interior das bobinas é muito comum colocar um ferro com o intuito de aumentar a intensidade do campo magnético.

Com a imantação desse pedaço de ferro, o campo magnético resultante fica mais intenso que o campo criado pela corrente elétrica que passa pela bobina. Dessa forma, o conjunto bobina + ferro passa a se constituir um eletroímã muito forte. Os eletroímãs são largamente aplicados como, por exemplo, nos guindastes que transportam cargas muito pesadas e nos aparelhos de telefone.
Publicado por Marco Aurélio da Silva Santos

Artigos Relacionados

Intensidade da onda eletromagnética
Veja aqui qual é a relação matemática existente entre a potência e a intensidade de uma onda eletromagnética.
Válvula magnética
Aplicações do eletromagnetismo nas válvulas magnéticas
video icon
Texto"Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula do número de diagonais de um polígono convexo e resolveremos questões modelo.