Whatsapp icon Whatsapp

Microscópio composto

Dependendo do tipo e da qualidade do microscópio, ele pode ampliar uma imagem cerca de 1200 vezes
Dependendo do tipo e da qualidade do microscópio, ele pode ampliar uma imagem cerca de 1200 vezes

Podemos relacionar diversos equipamentos, sejam eles eletrônicos, mecânicos, térmicos etc., com o estudo da Física. Por exemplo, quem não conhece uma lente de aumento, uma câmera fotográfica, uma lupa ou um microscópio? Pode ser que você não tenha tido contato com alguns equipamentos, mas já deve ter ouvido falar deles.

Sendo assim, podemos chamar de equipamentos ópticos toda combinação conveniente de dispositivos ópticos, como, por exemplo, lentes e espelhos. De tal maneira, conheceremos um pouco mais sobre um equipamento óptico que é de fundamental importância para diversos estudos e análises. Estamos falando do microscópio.

Na Física, chamamos de microscópio composto, ou apenas microscópio, o instrumento que tem finalidade de realizar observações nos corpos ou objetos cujas dimensões são extremamente pequenas. Se pararmos para realizar uma minuciosa observação em um microscópio, veremos que ele é constituído basicamente por duas lentes convergentes montadas coaxialmente. Dizemos coaxialmente pelo fato de as lentes serem montadas com seus eixos coincidentes.  

Chamamos de lente objetiva, do microscópio, a lente convergente que está instalada próxima ao objeto ou ao corpo a ser observado. Já a lente que está mais próxima do olho do observador é chamada de lente ocular. A distância focal da lente objetiva é da ordem de milímetros, já a distância focal da lente ocular é da ordem de centímetros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observemos a figura abaixo, nela temos um esquema geral de um microscópio composto.

Formação da imagem final obtida com um microscópio composto

Podemos determinar o aumento linear transversal (A) do microscópio composto através do produto dos aumentos lineares transversais da lente objetiva e da lente ocular. Sendo assim, temos:

Multiplicando-se, membro a membro, (II) e (III), temos:

Igualando (I) e (IV), conclui-se que:

A= Aob . Aoc

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva
video icon
Escrito"O que são ventos alísios e contra-alísios?" sobre o mapa-múndi indicando os ventos alísios e contra-alísios.
Geografia
O que são ventos alísios e contra-alísios?
Assista à videoaula e entenda o mecanismo dos ventos alísios e contra-alísios. Saiba quais são os fatores que influenciam na ocorrência desses deslocamentos de ar e conheça seus efeitos.