O Raio Laser

Raio Laser
Raio Laser

O raio laser é um tipo de radiação eletromagnética visível ao olho humano. Laser é uma palavra que é formada a partir das palavras light amplification by stimulated emission of radiation, que juntas significam “amplificação da luz por emissão estimulada por radiação”. O laser possui características especiais como, por exemplo, ela ser monocromática, coerente e colimada, além de ter larga aplicação tecnológica e científica que vem se expandindo cada dia mais.

A luz do laser além de ser monocromática, ou seja, constituída por radiações de uma única freqüência, é muito potente em razão da grande concentração de energia em pequenas áreas (pequenos feixes). O feixe de laser é muito potente, podendo ter brilho superior ao da luz emitida por uma lâmpada.

O físico Albert Einstein, no ano de 1916, lançou as bases para a criação do laser a partir das teorias de Max Plank. No entanto essas bases ficaram esquecidas durante a Segunda Guerra Mundial. Foi em 1953, trinta e sete anos depois, que cientistas conseguiram produzir o primeiro laser, ou melhor dizendo, um dispositivo bastante similar a um laser, pois ele não tinha a capacidade de omitir ondas de forma contínua. Apesar de não ter sido o criador do laser, A. Einstein leva o crédito por ter sido o cientista que descobriu o efeito físico existente por detrás do funcionamento do laser, a emissão estimulada, essa que é a condição necessária para se ter o equilíbrio térmico da radiação com a matéria.

Em razão de suas características, o laser hoje é muito aplicado como, por exemplo, nas cirurgias médicas, em pesquisas científicas, na holografia, nos leitores de CD e DVD como também no laser pointer utilizado para apresentação de slides. Na indústria o laser de dióxido de carbono tem sido muito utilizado, pois possibilita um processo rápido de corte e solda de materiais. As aplicações do raio lazer são inúmeras e tem se tornado cada vez mais diversificado, de forma que relacionar todas elas fica impossível.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Marco Aurélio da Silva Santos

Artigos Relacionados

A física possui relação com várias outras ciências
A Física e Suas Relações com outras Ciências
Veja a importância da física no desenvolvimento das ciências.
Bomba nuclear: uma arma explosiva com alto poder destrutivo
A história do surgimento da bomba atômica
A criação da bomba atômica marcou a história da humanidade.
As distâncias e tamanhos das ranhuras fazem a diferença entre CDs e DVDs
Como são gravados os CDs e DVDs?
Você sabe como são gravados os CDs e DVDs? Clique aqui e veja como são gravados e quais são as diferenças entre essas tecnologias.
Água no estado sólido e no estado líquido
Termologia
Conheça os principais conceitos da termologia. Aprenda também sobre as escalas termométricas e as formas de calor. Saiba quais são as Leis da Termodinâmica.
O elemento responsável pela revolução eletrônica.
Transistor
Conheça o componente que revolucionou a eletrônica.
video icon
Biologia
As cobras mais venenosas do planeta
Vamos conhecer algumas das cobras mais venenosas do planeta? Mas as cobras são perigosas só pelo fato de possuírem uma toxina? Esses répteis são famosos pelo perigo atribuído a eles e pela sua fama de serem agressivos, mas na realidade são animais bastante pacíficos, todos os ataques registrados pelo mundo são relacionados com acidentes e manuseio incorreto desses animais.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?