Whatsapp icon Whatsapp

Potência e rendimento

Parte da potência que entra através da rede elétrica, em um liquidificador, é transformada em energia mecânica e a outra parte é dissipada em calor
Parte da potência que entra através da rede elétrica, em um liquidificador, é transformada em energia mecânica e a outra parte é dissipada em calor

Em muitas situações práticas é importante saber a velocidade com que um trabalho pode ser realizado. Por exemplo, numa ultrapassagem, o motorista deve ter certeza de que seu carro conseguirá realizar aquela tarefa sem colocar em risco a vida dos passageiros.

Outro exemplo óbvio pode ilustrar claramente a importância que o intervalo de tempo tem na realização do trabalho: o que é mais rápido, encher uma caixa d´água com um conta-gotas ou com um balde? Ir de São Paulo ao Piauí de carro ou de avião?

Podemos definir potência média (Pm) como sendo o quociente entre o trabalho realizado e o intervalo de tempo gasto. Matematicamente, temos:

No SI, a unidade de potência é o watt (W), em homenagem a James Watt, inventor que aperfeiçoou a máquina a vapor. Então, temos:

Outras unidades de potência como horse-power (HP) e cavalo-vapor (cv) também são utilizadas:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- horse-power (HP): 1 HP = 746 W
- cavalo-vapor (cv): 1 cv = 735 W

A unidade HP foi introduzida por James Watt de maneira bem simplificada, pois ele se preocupava em se fazer entender pelo público leigo. Assim, usou a figura do cavalo para apresentar sua ideia sobre potência: uma máquina de 30 HP corresponde à potência de 30 cavalos ingleses.

Para realizar uma tarefa, toda máquina, todo organismo, precisa de determinada potência, ou seja, determinada quantidade de energia por unidade de tempo. Porém, nem toda a potência requerida é usada na realização da tarefa. Por exemplo, no liquidificador, parte da potência que entra através da rede elétrica é transformada em energia mecânica e a outra parte é dissipada em calor.

Desse modo, toda máquina possui um rendimento (η), que é o quociente entre a potência útil (ou seja, utilizada na realização da tarefa) e a potência total. Por definição temos:

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Energia potencial gravitacional
Acesse o texto e confira o que é a energia potencial gravitacional, a fórmula para calculá-la e exercícios resolvidos sobre o tema.
Estática de um Ponto Material
Equilíbrio!
Partícula de massa <i>m</i> deslocando de um ponto A para um ponto B
Teorema da Energia Cinética
O que diz o teorema da energia cinética?
No choque de uma bola com um rosto, por exemplo, a interação entre os corpos provoca forças de ação e reação
Terceira Lei de Newton
Você conhece a lei da ação e reação ou terceira lei de Newton? Clique aqui e entenda a relação dela com as forças de interação entre corpos.
video icon
Matemática
Área da esfera
Nesta videoaula, vamos realizar a demonstração para o cálculo da área de uma esfera e resolveremos um exercício-modelo. Você não pode perder!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas