Whatsapp icon Whatsapp

Prismas de reflexão total

Luz sendo desviada no interior do prisma de reflexão total
Luz sendo desviada no interior do prisma de reflexão total

Ao estudarmos os conceitos iniciais da Óptica Geométrica, vimos que a luz se propaga em linha reta. Podemos demonstrar essa afirmação exemplificando o uso da câmara escura de orifício. Vimos também que alguns objetos, como os espelhos, refletem a luz que incide sobre sua superfície refletora.

Outros materiais também têm a capacidade de refletir a luz que incide sobre eles. O prisma é um desses materiais. Lembramos que prisma é qualquer sólido transparente, limitado por faces planas e paralelas.

Os prismas possuem diferentes aplicações no estudo da Óptica Geométrica e são comumente usados para desviar um raio luminoso – nesse caso, sendo utilizados os prismas de reflexão total, que substituem com muito mais eficiência os espelhos.

Os prismas de reflexão total são aqueles nos quais ocorre o fenômeno da reflexão total em uma ou mais faces. O tipo mais comum desses prismas é aquele feito de vidro, cuja secção principal é o triângulo retângulo isósceles, imerso no ar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O raio no interior do prisma está no meio mais refringente e o ângulo limite para o par de meios ar-vidro é de aproximadamente

Portanto, L = 42°. Assim, verifica-se que com ângulos de incidência maiores que 42° ocorre a reflexão total, pois satisfazem a condição 1 > L. Nas figuras abaixo, temos i = 45° (maior que 42°) no interior dos prismas, o que ocasiona a reflexão total em uma ou duas faces, dependendo da face por onde penetra, perpendicularmente, a luz.

Reflexão total na face BC. A luz é desviada 90°

Reflexões totais nas faces AB e AC. A luz é desviada 180°

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva
video icon
"Como usar textos não verbais na dissertação" escrito sobre ilustração de pinturas de Tarsila do Amaral
Português
Como usar textos não verbais na dissertação
Citar um filme, uma frase de um pensador ou até a letra de uma canção na redação é fácil. Mas como fazer isso com o texto não verbal? Como fazer citações a pinturas, quadrinhos e demais obras não verbais? Assista a esta aula e entenda.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?