2. Física
  3. Magnetismo
  4. Propriedade dos ímãs

Propriedade dos ímãs

Os ímãs são pedaços de minério de ferro, a magnetita, capazes de atrair objetos de ferro.

Sabemos que antigamente eram chamados de fenômenos magnéticos os fenômenos que estavam associados diretamente a um minério de ferro (a magnetita), que possui a propriedade de atrair objetos de ferro. Atualmente, esses pedaços de magnetita são chamados de ímãs.

A princípio, os fenômenos elétricos e magnéticos eram estudados separadamente. Mas após uma série de experimentos realizados, percebeu-se que havia uma ligação entre eles e que os dois efeitos, elétrico e magnético, eram produzidos por uma mesma entidade: a carga elétrica.

Algumas propriedades dos ímãs

O primeiro fato observado foi o de que eles são capazes de atrair objetos de ferro. O segundo, foi o de que era possível transferir aos corpos de ferro a mesma propriedade dos ímãs.

Constatou-se que essa capacidade de atrair os objetos de ferro parece estar concentrada em dois pontos. Esse fato é verificado aproximando um ímã em forma de barra da limalha de ferro, pois se percebe que ela se concentra nas extremidades do ímã.

Chamamos as regiões extremas de um ímã de polos, em razão de outro fato observado: ao suspendermos um ímã em forma de barra pelo seu centro, como mostra a figura abaixo, de modo que ele fique livre para se mover, percebemos que ele se orienta aproximadamente na direção norte-sul.

Graças a essa propriedade é que puderam criar a bússola, instrumento muito utilizado até os dias de hoje, construída basicamente por um pequeno ímã em forma de losango, capaz de girar em torno de um eixo.

Outra propriedade percebida foi a de que existem forças entre os ímãs. Dessa forma, constatou-se que polos de mesmo nome se repelem e polos de nomes diferentes se atraem.

Ao se quebrar um ímã, observou-se uma outra propriedade: a de inseparabilidade dos polos. Quebrando um ímã em mais pedaços sempre encontraremos novos ímãs com dois polos.

Por Domiciano Corrêa Marques da Silva
Graduado em Física
Figura de um ímã em forma de “ferradura”.
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva

(Unesp) Um ímã em forma de barra, com seus polos Norte e Sul, é colocado sob uma superfície coberta com partículas de limalha de ferro, fazendo com que elas se alinhem segundo seu campo magnético. Se quatro pequenas bússolas, 1, 2, 3 e 4, forem colocadas em repouso nas posições indicadas na figura, no mesmo plano que contém a limalha, suas agulhas magnéticas orientam-se segundo as linhas do campo magnético criado pelo ímã.

Desconsiderando o campo magnético terrestre e considerando que a agulha magnética de cada bússola seja representada por uma seta que se orienta na mesma direção e no mesmo sentido do vetor campo magnético associado ao ponto em que ela foi colocada, assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, as configurações das agulhas das bússolas 1, 2, 3 e 4 na situação descrita.

a)

b)

c)

d)

e)

(IFSP) Um professor de Física mostra aos seus alunos 3 barras de metal AB, CD e EF que podem ou não estar magnetizadas. Com elas, faz três experiências que consistem em aproximá-las e observar o efeito de atração e/ou repulsão, registrando-o na tabela a seguir.

Após o experimento e admitindo que cada letra pode corresponder a um único polo magnético, seus alunos concluíram que:

a) somente a barra CD é ímã.

b) somente as barras CD e EF são ímãs.

c) somente as barras AB e EF são ímãs.

d) somente as barras AB e CD são ímãs.

e) AB, CD e EF são ímãs.

A Terra é um ímã gigante, e seu campo magnético nos protege contra partículas vindas do Sol
Campo Magnético Terrestre
Conheça mais sobre o campo magnético terrestre, que impede a entrada de partículas solares capazes de prejudicar as telecomunicações.
A Lei de Lenz
Lenz reproduziu e complementou os experimentos de Faraday, criando a lei que leva o seu nome, Lei de Lenz.
O Sol é o maior emissor de radiação ultravioleta. Graças à camada de ozônio, essa radiação chega à Terra em pequenas quantidades, porém ainda continua
Radiação ultravioleta (UV)
Veja aqui o que é radiação ultravioleta, quais seus malefícios e aprenda a se proteger dessa radiação.
As agulhas imantadas das bússolas orientam-se de acordo com o campo magnético terrestre
Processos de imantação
Clique aqui e descubra quais são os processos de imantação existentes, isto é, os processos que tornam um material um ímã.
O experimento de Oersted inaugurou a era de estudos referentes ao eletromagnetismo
Experimento de Oersted
Clique aqui para conhecer o experimento de Oersted, a comprovação de que campos magnéticos podem ser gerados por meio de corrente elétrica.
Na histerese magnética, um material imantado mantém sua imantação mesmo sem a presença de campos magnéticos externos
Histerese magnética
Clique aqui para conhecer a histerese magnética e entenda como ocorre a desmagnetização de um material imantado por meio de um campo variável.
Ondas Eletromagnéticas
Saiba mais sobre as ondas eletromagnéticas! Conheça suas características, tipos (como as micro-ondas) e fórmulas. Confira exercícios resolvidos sobre o tema.
Válvula magnética usada para controlar o fluxo de líquidos ou gases
Válvula magnética
Aplicações do eletromagnetismo nas válvulas magnéticas
Serras elétricas utilizam motores elétricos para seu funcionamento
Aplicação da força magnética sobre um condutor
Veja aqui as principais aplicações da força magnética que atua em um condutor percorrido por corrente elétrica.
A furadeira necessita de energia elétrica para funcionar
Potência média da corrente elétrica
Veja aqui como podemos determinar o valor da potencia média usando apenas a tensão elétrica eficaz e a corrente elétrica eficaz.
A campainha elétrica é muito utilizada em residências e, quando acionada, emite um barulho que serve para comunicar que alguém está chamando
Funcionamento da Campainha Elétrica
Descubra como funciona a campainha elétrica, uma das aplicações dos eletroímãs.