Whatsapp icon Whatsapp

Termômetro

As moléculas de todo e qualquer tipo de matéria encontram-se em movimento. Variações no grau de agitação destas moléculas provocam variações em suas temperaturas, tornando-as mais quentes ou mais frias.

Através do tato podemos sentir variações de temperatura em outros corpos, porém não temos precisão para indicar variações pequenas de temperatura e também podemos ser enganados pela sensação térmica.

Para fazer medidas do grau de agitação das moléculas (temperatura) de um corpo utiliza-se um termômetro; dispositivo este que
funciona com base na dilatação que determinadas substâncias sofrem de acordo com a variação de temperatura; esta medida é obtida através do contato entre termômetro e corpo que se equilibram termicamente, ou seja, passam a ter a mesma temperatura, fazendo com que a leitura feita no termômetro corresponda à temperatura do corpo. A graduação desse dispositivo pode ser feita em Grau Celsius (°C), Grau Fahrenheit (°F) e em Kelvin (K).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Termômetro Eletrônico

Por exemplo: uma barra de ferro de comprimento L e temperatura Ө ao ser aquecida de Ө para Ө1 sofre uma variação em seu tamanho de L para L1. A graduação das variações do comprimento desta barra em razão da variação da temperatura nos dá suporte para montar uma relação de proporção entre temperatura e tamanho da barra em que cada valor de L do comprimento da barra corresponde a um valor Ө de temperatura.

Um dos primeiros dispositivos inventados para diferenciar a temperatura entre corpos chama-se termoscópio a ar, criado por Galileu Galilei. O termômetro mais utilizado atualmente é o termômetro de mercúrio, comum em residências, é destinado, na maioria dos casos, para medir a temperatura do ser humano, no entanto, atualmente já existem termômetros eletrônicos.

Por Frederico Borges de Almeida
Graduado em Física
Equipe Mundo Educação

Publicado por Frederico Borges de Almeida

Artigos Relacionados

Capacidade térmica
Clique para saber mais sobre a capacidade térmica, grandeza que caracteriza os corpos em relação à sua variação de temperatura.
Equivalência entre Joule e Caloria
Veja aqui qual foi o experimento usado por Joule que provou existir equivalência entre joule e caloria.
Lei zero da Termodinâmica
Clique aqui, saiba o que diz a lei zero da Termodinâmica, descubra onde ela é aplicada e conheça as outras leis da Termodinâmica.
Trocas de Calor
As trocas de calor acontecem porque os corpos tendem a ceder e a receber esse tipo de energia. Confira!
video icon
Texto"Matemática do Zero | Teorema de Tales" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Teorema de Tales
Nessa aula veremos o que é o Teorema de Tales e como resolver exercícios que envolvam esse teorema.