Whatsapp icon Whatsapp

África Subsaariana

A África Subsaariana, pejorativamente chamada de “África Negra”, corresponde à porção de terras que se localiza ao sul do Deserto do Saara.
Mapa da África Subsaariana
Mapa da África Subsaariana

A África Subsaariana é uma região do continente africano composta por 47 países e que se localiza geograficamente abaixo do Deserto do Saara. Também chamada de “África Negra”, é a zona onde reside a maioria da população negra do continente.

Essa região é conhecida por ser o “berço da humanidade”, ao passo em que também é considerada como “a última fronteira do capitalismo”. O uso da primeira expressão ocorre porque muitos pesquisadores acreditam que tenha sido nessa região a constituição dos primeiros seres da espécie humana. O uso do segundo termo se deve por se considerar que esse tenha sido o último território colonizado pelo mundo capitalista.

Em face do processo de exploração colonial, a maior parte dos Estados formados nesse continente conta com uma variedade muito grande de etnias em um mesmo território. Dessa forma, observa-se a existência de Estados com várias nações e várias nações sem Estado. Com isso, ocorrem muitas guerrilhas internas e localizadas em busca pelo poder, o que prejudica muito a economia e as condições de vida nesses países.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro problema grave presente nessa região é a dependência econômica. Oficialmente, o colonialismo não existe mais no continente africano, mas na prática ele está mais do que presente. A dependência econômica é elevada e o índice de exploração dos recursos naturais e da mão de obra por empresas estrangeiras é significativo. A economia é bastante dependente da produção e exportação de bens primários (produtos agropecuários e extrativismos mineral e vegetal), onde se emprega a maior parte da população.

Como resultado desse cenário, registram-se na África Subsaariana os maiores índices de pobreza e fome no mundo, além das maiores concentrações de favelas. A isso, somam-se os piores resultados em estatísticas como taxas de mortalidade e baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Logotipo do Banco Mundial (World Bank)
Banco Mundial (World Bank)
Banco Mundial (World Bank), O que é o Banco Mundial (World Bank), Quando foi criado o Banco Mundial (World Bank), Quais são as finalidades do Banco Mundial (World Bank), Quem são os principais acionistas do Banco Mundial (World Bank).
O estresse hídrico é um dos mais graves problemas socioambientais enfrentados pela humanidade
Estresse hídrico
Entenda o que é estresse hídrico, como esse problema afeta a humanidade e conheça as principais ocorrências no Brasil e no mundo.
Apreensões de drogas relativas ao narcotráfico.
Narcotráfico
O que é narcotráfico, Onde surge o narcotráfico, O narcotráfico é uma das atividades que mais geram riquezas no mundo, O narcotráfico e a violência, O narcotráfico e a corrupção.
Grande parte da população da África Setentrional conduz o desenvolvimento da sua sociedade de acordo com as leis islâmicas¹
África Setentrional: Uma extensão do Oriente Médio?
Será que a África Setentrional pode ser considerada uma extensão do Oriente Médio? Clique e entenda!
video icon
Enem
Pré-Enem | O que mais cai de Espanhol? / Cai gramática em Inglês no Enem?
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre "O que mais cai de Espanhol? / Cai gramática em Inglês no Enem?" com nossos professores Eduardo Lobos e Richard!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!