Whatsapp icon Whatsapp

A estreita relação entre o subdesenvolvimento e a corrupção

Países com grande incidência de corrupção apresentam quadros sociais decadentes.
Países com grande incidência de corrupção apresentam quadros sociais decadentes.
O número de países subdesenvolvidos é superior ao de desenvolvidos, fato que reflete a enorme desigualdade que há entre as nações. Com a pretensão de melhorar as condições de vida da população de países pobres, seus governantes adquirem empréstimos com nações ricas ou em organismos internacionais (FMI, Banco Mundial, entre outros), aumentando o saldo da dívida externa. Entretanto, os recursos adquiridos nem sempre têm sua aplicação destinada ao bem-estar da população, objetivo principal.

O não cumprimento do objetivo dos empréstimos acontece em razão da corrupção desenvolvida na esfera administrativa e governamental. Os líderes do governo e funcionários administrativos promovem desvio de recursos, superfaturam obras e, assim, os corruptos enriquecem de forma ilícita. Esses atos fraudulentos favorecem o crescimento dos problemas sociais.

Segundo pesquisadores, existe uma forte ligação entre a corrupção e o subdesenvolvimento dos países. A análise do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e do Índice de Percepção de Corrupção de dezenas de países, constatou que quanto maior o índice de corrupção de uma a nação, mais baixos são os seus indicadores sociais, em suma, pior é a qualidade de vida de sua população. O Brasil, inclusive, é um dos países que integra a lista dos mais corruptos do mundo, ocupa o 59° lugar.

De acordo com um estudo promovido pela ONG (Organização não-governamental) Transparency International, o país mais corrupto do mundo é Bangladesh, logo depois aparece o Haiti, Nigéria, Mianmar e Chade. Por outro lado, as nações menos corruptas do mundo são: Finlândia, Nova Zelândia, Dinamarca e Cingapura.

Quando um político ou um funcionário do governo leva vantagem financeira, tal ato faz com que a população deixe de ser assistida por políticas assistenciais e serviços públicos, como: educação, saúde, creche, água tratada, esgoto, dentre muitos outros. Além de comprometer o desenvolvimento do país.

Um dos principais motivadores da corrupção é a impunidade, uma vez que quem é corrupto não se submete a nenhuma punição. Isso leva a população a não considerar a essência da democracia e da justiça, além do próprio cidadão se tornar um corrupto.
Publicado por Eduardo de Freitas

Artigos Relacionados

Corrida espacial
Veja mais detalhes sobre a corrida espacial e a disputa pela exploração do espaço travada por americanos e soviéticos entre 1957 e 1975.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Repartir em Partes Inversamente Proporcionais" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Repartir em Partes Inversamente Proporcionais
Quando realizamos uma divisão em partes inversamente proporcionais estamos dividindo um número de maneira proporcional ao inverso de outros números dados. Nessa aula veremos como repartir em partes inversamente proporcionais utilizando a definição e posteriormente um macete.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?