Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana
  4. A estreita relação entre o subdesenvolvimento e a corrupção

A estreita relação entre o subdesenvolvimento e a corrupção

O número de países subdesenvolvidos é superior ao de desenvolvidos, fato que reflete a enorme desigualdade que há entre as nações. Com a pretensão de melhorar as condições de vida da população de países pobres, seus governantes adquirem empréstimos com nações ricas ou em organismos internacionais (FMI, Banco Mundial, entre outros), aumentando o saldo da dívida externa. Entretanto, os recursos adquiridos nem sempre têm sua aplicação destinada ao bem-estar da população, objetivo principal.

O não cumprimento do objetivo dos empréstimos acontece em razão da corrupção desenvolvida na esfera administrativa e governamental. Os líderes do governo e funcionários administrativos promovem desvio de recursos, superfaturam obras e, assim, os corruptos enriquecem de forma ilícita. Esses atos fraudulentos favorecem o crescimento dos problemas sociais.

Segundo pesquisadores, existe uma forte ligação entre a corrupção e o subdesenvolvimento dos países. A análise do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e do Índice de Percepção de Corrupção de dezenas de países, constatou que quanto maior o índice de corrupção de uma a nação, mais baixos são os seus indicadores sociais, em suma, pior é a qualidade de vida de sua população. O Brasil, inclusive, é um dos países que integra a lista dos mais corruptos do mundo, ocupa o 59° lugar.

De acordo com um estudo promovido pela ONG (Organização não-governamental) Transparency International, o país mais corrupto do mundo é Bangladesh, logo depois aparece o Haiti, Nigéria, Mianmar e Chade. Por outro lado, as nações menos corruptas do mundo são: Finlândia, Nova Zelândia, Dinamarca e Cingapura.

Quando um político ou um funcionário do governo leva vantagem financeira, tal ato faz com que a população deixe de ser assistida por políticas assistenciais e serviços públicos, como: educação, saúde, creche, água tratada, esgoto, dentre muitos outros. Além de comprometer o desenvolvimento do país.

Um dos principais motivadores da corrupção é a impunidade, uma vez que quem é corrupto não se submete a nenhuma punição. Isso leva a população a não considerar a essência da democracia e da justiça, além do próprio cidadão se tornar um corrupto.
Países com grande incidência de corrupção apresentam quadros sociais decadentes.
Países com grande incidência de corrupção apresentam quadros sociais decadentes.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
Manifestação contra o Apartheid
Apartheid
Apartheid, O que é Apartheid, Como se desenvolveu o Apartheid, Como ocorreu o Apartheid, Quem promoveu o Apartheid, Em que país africano ocorreu o Apartheid, As leis do Apartheid, Quando teve início o Apartheid.
A corrupção é um problema que afeta todos os países, principalmente os subdesenvolvidos
Quais são os países mais corruptos?
Descubra quais são os países mais corruptos do mundo, como esse dado é medido e qual é a posição do Brasil nesse ranking.
O Sputnik 1, lançado pelos soviéticos em 1957, foi o primeiro satélite artificial lançado pela humanidade.*
Corrida espacial
Veja mais detalhes sobre a corrida espacial e a disputa pela exploração do espaço travada por americanos e soviéticos entre 1957 e 1975.