Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Países
  4. Agropecuária dos Estados Unidos

Agropecuária dos Estados Unidos

Estados Unidos é um país desenvolvido, além disso, ocupa atualmente a condição de maior potência econômica, política e militar do mundo. Diante desses fatores apresenta um elevado nível tecnológico em suas propriedades rurais, utilizando máquinas, fertilizantes, agrotóxicos, irrigação e todo tipo de biotecnologia disponível.

O setor agropecuário norte-americano se destaca em virtude da intensa mecanização aliada aos fatores naturais, como extensão territorial e condição climática. Esses permitem que o país seja um dos maiores exportadores de produtos agrícolas.

Mesmo com uma elevada produtividade, a participação dessa atividade na composição do PIB (Produto Interno Bruto) nacional é modesta, com somente 2%. Esse percentual é pouco diante da enorme importância que o setor possui, tendo em vista que a produção agropecuária abastece o mercado interno de alimentos e matérias-primas, além de ser o maior exportador de gêneros alimentícios processados e in natura.

A concentração da atividade agropecuária no território norte-americano se encontra, majoritariamente, nas Grandes Planícies. Nessa região estão estabelecidos os cinturões agrícolas, dos quais destacam o cinturão do trigo (wheat belt), do milho (corn belt), e do algodão (cotton belt). Nas Grandes Planícies situam-se as maiores concentrações de criadores de suínos e bovinos. Nas proximidades dos Grandes Lagos e no nordeste do país há também o cinturão verde, onde são produzidas hortifrutigranjeira, incluindo ainda a pecuária intensiva, destinada à produção de leite (dairy belt).


Os principais fatores que favorecem a concentração agropecuária nas Grandes Planícies são: grandes áreas constituídas por solos férteis, relevo plano, predominância do clima subtropical e temperado favoráveis para a produção agrícola. Além de completa rede de transporte, especialmente de hidrovias e ferrovias, facilitando a distribuição de tudo que é produzido.

Apesar da enorme concentração agropecuária, nas Grandes Planícies existem importantes áreas produtoras, como a Península da Flórida, que se destacam na produção de cítricos. Já no sul do Estado da Califórnia, os principais cultivos são de frutas como uva, maçã e pêssego.

Em suma, o setor agropecuário dos Estados Unidos é bastante desenvolvido e consegue os melhores índices de produtividade do mundo.
Colheita de milho.
Colheita de milho.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
Imagem de satélite das Ilhas Malvinas.
Ilhas Malvinas
Características gerais de um território ultramarino britânico localizado em plena América do Sul.
Bandeira da Etiópia
Etiópia
Um país onde metade da população é subnutrida.
Bandeira de Honduras
Honduras
Aspectos geográficos do segundo maior país da América Central.
A Namíbia abriga vários animais em seus parques
Namíbia
Localizada na porção sul do continente africano, a Namíbia possui grande parte de seu território coberto por áreas desérticas.
Nos Estados Unidos, há uma polarização entre os partidos Democrata e Republicano
Partido Republicano e Partido Democrata nos EUA
Saiba quais são as características definidoras, bem como a origem dos dois grandes partidos dos EUA, Partido Republicano e Partido Democrata.
Estados Unidos são a nação mais influente do mundo na política, economia, gastronomia e na cultura.
Estados Unidos
Descubra mais sobre os Estados Unidos. Conheça sua história, população e cultura. Saiba qual é a sua capital e quais as cidades mais conhecidas no país.
Imagens registradas no norte do Sudão
Sudão
Sudão, Onde está localizado o Sudão, A extensão territorial do Sudão, Os conflitos Religiosos civis no Sudão, O clima no Sudão, A importância, Do Rio Nilo para o Sudão, O setor produtivo do Sudão.
Guerrilheiros sudanenses armados
Conflito de Darfur
Conflito de Darfur, O que é o Conflito de Darfur, Como se desenvolveu o Conflito de Darfur, Quais os motivos que levaram ao Conflito de Darfur, Conflito de Darfur e as rivalidades étnicas, Conflito de Darfur e as diversões religiosas.