Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. As evoluções da Terra e dos seres vivos

As evoluções da Terra e dos seres vivos

Desde sua formação o planeta Terra já apresentou diversas configurações, houve períodos com temperatura muito elevada e em outros momentos o mesmo esteve tomado pelo gelo. Para a consolidação da configuração atual do planeta foi necessário milhões e até bilhões de anos para acontecer. Desse modo, observe a seguir os principais eventos ocorridos no planeta.

Há aproximadamente 4,5 bilhões de anos teve início a formação do planeta Terra. A Terra nesse período era muito quente como uma esfera de fogo, devido a isso não abrigava nenhum tipo de vida.

No decorrer do tempo o planeta entrou em um processo de resfriamento, que favoreceu o surgimento de uma estreita camada de rocha em toda extensão da superfície. No processo de resfriamento a Terra expeliu uma grande quantidade de gases (nitrogênio, oxigênio) e vapores de água. A partir desses elementos formou-se a atmosfera que proporcionou a ocorrência das primeiras precipitações, com a acumulação de água da chuva surgiu os oceanos primitivos.

A origem da vida no Planeta Terra ocorreu primeiramente na água, em um primeiro momento surgiram seres primitivos, tais como as bactérias, algas e microrganismos, isso há cerca de 3,5 milhões de anos.

Após milhões de anos os primeiros seres marinhos evoluíram dando origem a outras formas de vida, como os primeiros invertebrados aquáticos (medusa, trilobitas, caracóis e estrela-do-mar), isso há aproximadamente 400 milhões de anos, além disso, as plantas tiveram sua dispersão nos ambientes. Nesse mesmo período, determinadas plantas marinhas iniciaram um processo de adaptação externa, ou seja, passaram a se fixar em ambientes terrestres.

Os grandes répteis, denominados de dinossauros, estavam dispersos em toda extensão do planeta há aproximadamente 200 milhões de anos, paralelo a esse fato surgiram os mamíferos e as primeiras plantas com flores (angiospermas). Os grandes répteis foram extintos há aproximadamente 70 milhões de anos.

Há 65 milhões de anos a atmosfera já estava com a mesma configuração atual e as grandes cadeias de montanhas (Alpes, Andes e Himalaia) já tinham iniciado seu processo de formação. Nesse momento, as aves e os mamíferos proliferaram por todo o globo em grande número.

Mais tarde, entre quatro milhões e um milhão de anos, surgiram os primeiros ancestrais do homem, desse momento em diante a Terra passou por diversos períodos de glaciação, porém há 11 mil anos as geleiras se estabilizaram somente nos pólos, onde existem atualmente.
Os grandes répteis do período Jurássico.
Os grandes répteis do período Jurássico.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
Exemplo de uma área de manguezal
Mangues
O conceito de mangue e suas principais funções e importâncias.
Configuração da Pangéia.
Pangéia e Pantalassa
Pangéia e Pantalassa, O que é Pangéia e Pantalassa, Quem formulou a teoria da Pangéia e Pantalassa, Quando foi formulada a teoria da Pangéia e Pantalassa, Quando existiu a Pangéia e Pantalassa, Qual é a divisão da Pangéia.
Bacia Hidrográfica
Clique e veja o que são bacias hidrográficas. Entenda também quais são os tipos e os elementos das bacias, além de conhecer as principais bacias hidrográficas do Brasil.
O mundo estaria entrando em um novo período de glaciação?
Glaciação
Você já ouviu falar em Glaciação? Quais são as suas causas? Clique e confira uma síntese explicativa!
Os filmes sobre dinossauros sempre conquistam jovens e adultos
5 filmes para quem ama dinossauros
Que tal conhecer alguns filmes para quem ama dinossauros? Clique aqui e conheça uma seleção de cinco famosos filmes que retratam esses incríveis animais. Neste texto apresentaremos ainda uma breve sinopse de cada um desses filmes para os amantes de dinossauros.