Whatsapp icon Whatsapp

As religiões no Oriente Médio

Grande parte dos conflitos que acontecem no Oriente Médio tem como causa a religião.
Grande parte dos conflitos que acontecem no Oriente Médio tem como causa a religião.

O Oriente Médio é uma região da Ásia localizada no sudoeste do continente. Esse subcontinente é caracterizado pelo clima árido com presença de paisagens desérticas. Mesmo com a escassez de água, nessa região vivem cerca de 270 milhões de habitantes.

A região do Oriente Médio é caracterizada também pela instabilidade política e o risco constante de conflitos. A maioria dos conflitos se sucede há muito tempo na história, os motivos são os mais variados possíveis. Mas, sem dúvida, o principal motivo que desencadeia tantos conflitos são as divergências religiosas.

Nesse subcontinente surgiram as três maiores religiões monoteístas (doutrina ou corrente religiosa que reconhece a existência de um único Deus) do mundo, são elas: o islamismo, o cristianismo e o judaísmo. O islamismo é a religião que detém o maior número de adeptos no Oriente Médio, são aproximadamente 253 milhões de pessoas. Assim, é possível notar que o cristianismo e o judaísmo figuram como minorias religiosas nessa porção do mundo.

As pessoas que se convertem ao islamismo são chamadas de mulçumanos ou islamitas. A religião islâmica é o principal elemento cultural na região, fazendo com que seja o princípio fundamental e verdadeiro.

O islamismo teve início na Arábia Saudita e logo se dispersou por todo o Oriente Médio, a partir do século VII. Os Árabes foram os primeiros fiéis, e pregaram a religião por todo o Oriente Médio.

Desde sua fundação até os dias atuais, o islamismo já atingiu a África; parte da Ásia, em países com grande população absoluta, como a Índia, Indonésia e Malásia. Além de seguidores em países da Europa, como Espanha e Inglaterra.
Existem cerca de 900 milhões de mulçumanos fora do Oriente Médio. Atualmente, é a religião que mais cresce no mundo, sendo a segunda maior do planeta. O conjunto de países que possui como religião predominante o islamismo recebe o nome de mundo islâmico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Eduardo de Freitas

Artigos Relacionados

Casal de pardais.
A extinção dos pardais
A extinção dos pardais, Onde surgiram os pardais, Como os pardais se alimentam, Onde vivem os pardais, Como os pardais se dispersaram por todos os continentes do mundo, O que está provocando uma possível extinção dos pardais.
Obra de Portinari que retrata um trabalhador da cultura do café.
A ligação entre a arte e as paisagens
A ligação entre a arte e as paisagens, Como se estabelece a ligação entre a arte e as paisagens, A origem dos trabalhos de arte relacionada com as paisagens, Pinturas de paisagens naturais, Pinturas de paisagens culturais.
Bandeira do Afeganistão
Afeganistão
Leia sobre os conflitos militares que fazem parte da história do Afeganistão. Veja os principais aspectos geográficos, econômicos e culturais do território afegão.
Conflitos entre Israel e Palestina
Venha entender um pouco dos conflitos travados entre Israel e Palestina. Saiba como esses conflitos se iniciaram, e veja um resumo dos seus principais episódios.
Bandeira do Egito
Egito
Saiba mais sobre a história da civilização egípcia. Veja dados geográficos, demográficos e econômicos do Egito e leia sobre a diversidade cultural dos egípcios.
Rio Eufrates, um dos recursos mais estratégicos do Oriente Médio *
Escassez de Água no Oriente Médio
Compreenda a importância da Água no Oriente Médio, um dos principais elementos geopolíticos da região.
No Estado laico, o princípio constitucional da igualdade visa a condenar a existência de tratamento diferenciado do Estado às religiões
Estado laico e Estado religioso
Clique aqui e conheça os conceitos de Estado laico e Estado religioso para entender as possíveis relações entre instituições religiosas e o Estado.
A industrialização favoreceu o avanço do imperialismo.
Industrialização e Imperialismo
Industrialização e Imperialismo, O que é Industrialização e Imperialismo, Como desenvolveu a Industrialização e Imperialismo, Como atua a Industrialização e Imperialismo no mundo atual.
Bandeira do Iraque
Iraque
Saiba mais sobre as principais características do Iraque. Veja detalhes sobre a história e a cultura milenar desse país geopoliticamente estratégico.
Bandeira do Líbano
Líbano
Saiba quais são as principais características geográficas do Líbano. Entenda como funciona a complexa estrutura executiva de governo libanesa baseada na religião.
Os símbolos de uma religião carregam significados que representam parte do contexto de crenças seguidas
O que é religião?
Neste texto trazemos uma análise acerca do que deve ou não ser considerado ao definirmos o que é uma religião. Saiba mais!
A cidade de Jerusalém, localizada no Oriente Médio, é considerada sagrada para o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.
Oriente Médio
Saiba mais sobre o agrupamento de países que formam o Oriente Médio. Veja informações sobre as características geográficas, econômicas e culturais da região.
Bandeira da Síria.
Síria
Saiba quais são as principais características geográficas da Síria e entenda melhor a ocorrência da guerra civil que acontece entre diversos grupos no país.
Avenida Paulista em 1920, São Paulo.
Transformação no espaço geográfico
O que é e como se dá a transformação no espaço geográfico.
video icon
Geografia
Conflitos políticos envolvendo a China
Assista à nossa videoaula sobre conflitos políticos envolvendo a China e conheça as causas das principais questões geopolíticas relacionadas ao governo chinês e aos territórios do Tibete, de Taiwan e de Hong Kong.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.