Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Continentes
  4. Ásia
  5. As religiões no Oriente Médio

As religiões no Oriente Médio

O Oriente Médio é uma região da Ásia localizada no sudoeste do continente. Esse subcontinente é caracterizado pelo clima árido com presença de paisagens desérticas. Mesmo com a escassez de água, nessa região vivem cerca de 270 milhões de habitantes.

A região do Oriente Médio é caracterizada também pela instabilidade política e o risco constante de conflitos. A maioria dos conflitos se sucede há muito tempo na história, os motivos são os mais variados possíveis. Mas, sem dúvida, o principal motivo que desencadeia tantos conflitos são as divergências religiosas.

Nesse subcontinente surgiram as três maiores religiões monoteístas (doutrina ou corrente religiosa que reconhece a existência de um único Deus) do mundo, são elas: o islamismo, o cristianismo e o judaísmo. O islamismo é a religião que detém o maior número de adeptos no Oriente Médio, são aproximadamente 253 milhões de pessoas. Assim, é possível notar que o cristianismo e o judaísmo figuram como minorias religiosas nessa porção do mundo.

As pessoas que se convertem ao islamismo são chamadas de mulçumanos ou islamitas. A religião islâmica é o principal elemento cultural na região, fazendo com que seja o princípio fundamental e verdadeiro.

O islamismo teve início na Arábia Saudita e logo se dispersou por todo o Oriente Médio, a partir do século VII. Os Árabes foram os primeiros fiéis, e pregaram a religião por todo o Oriente Médio.

Desde sua fundação até os dias atuais, o islamismo já atingiu a África; parte da Ásia, em países com grande população absoluta, como a Índia, Indonésia e Malásia. Além de seguidores em países da Europa, como Espanha e Inglaterra.
Existem cerca de 900 milhões de mulçumanos fora do Oriente Médio. Atualmente, é a religião que mais cresce no mundo, sendo a segunda maior do planeta. O conjunto de países que possui como religião predominante o islamismo recebe o nome de mundo islâmico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Grande parte dos conflitos que acontecem no Oriente Médio tem como causa a religião.
Grande parte dos conflitos que acontecem no Oriente Médio tem como causa a religião.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
Obra de Portinari que retrata um trabalhador da cultura do café.
A ligação entre a arte e as paisagens
A ligação entre a arte e as paisagens, Como se estabelece a ligação entre a arte e as paisagens, A origem dos trabalhos de arte relacionada com as paisagens, Pinturas de paisagens naturais, Pinturas de paisagens culturais.
Rio Eufrates, um dos recursos mais estratégicos do Oriente Médio *
Escassez de Água no Oriente Médio
Compreenda a importância da Água no Oriente Médio, um dos principais elementos geopolíticos da região.
Os símbolos de uma religião carregam significados que representam parte do contexto de crenças seguidas
O que é religião?
Neste texto trazemos uma análise acerca do que deve ou não ser considerado ao definirmos o que é uma religião. Saiba mais!
No Estado laico, o princípio constitucional da igualdade visa a condenar a existência de tratamento diferenciado do Estado às religiões
Estado laico e Estado religioso
Clique aqui e conheça os conceitos de Estado laico e Estado religioso para entender as possíveis relações entre instituições religiosas e o Estado.
A industrialização favoreceu o avanço do imperialismo.
Industrialização e Imperialismo
Industrialização e Imperialismo, O que é Industrialização e Imperialismo, Como desenvolveu a Industrialização e Imperialismo, Como atua a Industrialização e Imperialismo no mundo atual.
Avenida Paulista em 1920, São Paulo.
Transformação no espaço geográfico
O que é e como se dá a transformação no espaço geográfico.
Casal de pardais.
A extinção dos pardais
A extinção dos pardais, Onde surgiram os pardais, Como os pardais se alimentam, Onde vivem os pardais, Como os pardais se dispersaram por todos os continentes do mundo, O que está provocando uma possível extinção dos pardais.