Whatsapp icon Whatsapp

Ásia

A Ásia é o continente dos contrastes, apresentando uma elevada variação climática, geomorfológica, demográfica, cultural e territorial.
Mapa temático do continente asiático
Mapa temático do continente asiático

A Ásia é o maior dos continentes terrestres, localizada totalmente no hemisfério oriental, em maior parte no hemisfério setentrional e com uma pequena porção de terras no hemisfério austral. Existem, ao todo, 50 países asiáticos.

Além de possuir a maior área territorial (com 44.579.000 km²), abriga também a maior parte da população do planeta, com muitas de suas regiões alcançando as mais elevadas densidades demográficas já registradas. Se o continente asiático corresponde a um terço das terras emersas do planeta, seus habitantes correspondem a 61% da população mundial, com cerca de 4,299 bilhões de pessoas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O país mais populoso do mundo atualmente se encontra na Ásia: a China, com aproximadamente 1 bilhão e 400 milhões de habitantes. No entanto, em alguns anos, ela deverá perder esse posto para a Índia (atual segunda colocada com 1 bilhão e 250 milhões de pessoas), que também se encontra no continente asiático.

A Ásia é, sem dúvidas, o continente dos extremos. Além da maior área e população, o continente também apresenta o maior país do mundo (a Rússia, com 17 milhões de km²), o ponto mais alto do mundo (o Everest, com 8.848 metros acima do nível do mar) e a depressão absoluta mais profunda (o Mar Morto, com 427 metros abaixo do nível do mar).

O relevo da Ásia abriga todas as formas existentes. As cadeias de montanhas que se destacam são a Cordilheira do Himalaia, ao sul da China; os Montes Urais, que se estendem no sentido norte-sul e separam a Ásia da Europa no território da Rússia; e as montanhas localizadas na região do Cáucaso. Os planaltos asiáticos, próximos às cadeias montanhosas, formam as regiões com as maiores altitudes médias do planeta, tornando a ocupação humana praticamente impossível nesses espaços em função das baixas temperaturas. Há também algumas zonas de planícies, com ótimos solos para agricultura, e que, por isso, contam com grandes contingentes populacionais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Há também no continente asiático uma grande diversidade atmosférica, com dez tipos climáticos diferenciados: Equatorial, Mediterrâneo, Tropical Úmido, Tropical, Subtropical, Semiárido, Desértico, Frio, Frio de Montanha e Polar. Uma expressão climática característica também de uma parte do continente é a zona das Monções, com duas grandes estações – uma muito seca e outra muito chuvosa – que se manifestam em função das diferenças de pressão atmosférica ao longo do ano.

Os dois principais blocos econômicos da Ásia são a CEI (Comunidade dos Estados Independentes) e a APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), sendo que esse último também conta com países das Américas. A CEI, na verdade, é composta por quase todos os países que faziam parte da extinta União Soviética, que, em face da constituição do socialismo, estão extremamente interligados estrutural e economicamente.

É na Ásia também que se encontram três dos cinco países que compõem os BRICS, como Rússia, China e Índia. Esses países são considerados como os de economia emergente, com grandes potenciais de crescimento. Outros países asiáticos que se encaixam nesse perfil são a Indonésia e a Coreia do Sul. A maior potência econômica da Ásia é a China, e o país que apresenta os melhores índices de desenvolvimento é o Japão.

A seguir, você poderá conferir informações mais detalhadas sobre o clima, o relevo, a economia e a demografia da Ásia. Aproveite para ampliar os seus estudos e aprender mais sobre esse continente!

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Artigos de Ásia

Grande parte dos conflitos que acontecem no Oriente Médio tem como causa a religião.
As religiões no Oriente Médio
A região mais tensa do planeta e sua relação com as religiões.
O gráfico mostra a participação do Oriente Médio na produção de petróleo em escala mundial.
A produção de petróleo no Oriente Médio
A maior atividade econômica da maioria dos países do Oriente Médio.
Taj Mahal, um dos monumentos que mais se destaca no continente asiático.
A regionalização do continente asiático
Clique aqui e conheça as características da regionalização do continente asiático!
Plantação de tâmaras no Oriente Médio
Agricultura no Oriente Médio
Agricultura no Oriente Médio, Onde estão os maiores destaques da agricultura no Oriente Médio, O clima do Oriente Médio, As dificuldades impostas pelo clima no desenvolvimento da agricultura no Oriente Médio, O que é produzido na Turquia, O que é produzido na Planície da Mesopotâmia.
Em meio ao deserto, os oásis modificam drasticamente o panorama da paisagem do Oriente Médio.
Aspectos naturais do Oriente Médio
Aspectos naturais do Oriente Médio, Aspectos do relevo do Oriente Médio, Aspectos climáticos do Oriente Médio, Aspectos da vegetação do Oriente Médio.
Rio Eufrates, um dos recursos mais estratégicos do Oriente Médio *
Escassez de Água no Oriente Médio
Compreenda a importância da Água no Oriente Médio, um dos principais elementos geopolíticos da região.
Monte Fuji, ponto mais elevado do Japão.
Geografia do Japão
Geografia do Japão, Como o Japão é conhecido, A configuração do território japonês, As ilhas contidas no Japão, A extensão territorial do Japão, Número de habitantes do Japão.
Imagem da cidade de Kuala Lumpur, na Malásia. A industrialização do país intensificou a urbanização
Novos Tigres Asiáticos
Saiba quem são e conheça as principais características dos Novos Tigres Asiáticos, economias emergentes recentemente industrializadas.
A cidade de Jerusalém, localizada no Oriente Médio, é considerada sagrada para o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.
Oriente Médio
Saiba mais sobre o agrupamento de países que formam o Oriente Médio. Veja informações sobre as características geográficas, econômicas e culturais da região.
Hong Kong é um dos países que formam os Tigres Asiáticos
Tigres Asiáticos
As características do desenvolvimento econômico e industrial dos Tigres Asiáticos.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!