Whatsapp icon Whatsapp

Ásia

A Ásia é o maior continente do mundo, e nele habitam mais de 4,8 bilhões de habitantes. Sua economia tem crescido ano após ano, destacando-se a performance da China.
Globo mostrando a localização da Ásia, o maior continente do mundo, no planeta Terra.
A Ásia é o maior continente do mundo, e abriga mais de 4,8 bilhões de pessoas.[1]

A Ásia é o maior continente do mundo tanto em área quanto em população, sendo considerado o berço de algumas das mais importantes civilizações da história. Localizado no Hemisfério Leste, o continente asiático se estende por mais de 44,6 milhões de quilômetros quadrados e abriga 4,8 bilhões de habitantes, maioria dos quais vive na Índia e na China.

Os 49 países asiáticos apresentam paisagens naturais distintas e até contrastantes, com climas que variam do polar ao tropical. A economia asiática é, igualmente, uma das maiores do mundo, destacando-se na exploração petrolífera, na produção industrial e na agricultura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: América — detalhes sobre o segundo maior continente do mundo em extensão territorial

Resumo sobre a Ásia

  • A Ásia é um continente localizado, em sua maioria, no Hemisfério Norte, com todos os países situados a leste do Meridiano de Greenwich.
  • Trata-se do mais extenso e do mais populoso continente do mundo.
  • Existem 49 países no continente asiático, além de territórios que ainda buscam a sua soberania nacional e regiões autônomas.
  • A regionalização da Ásia é feita com base em seis diferentes regiões: Oriente Médio, Ásia Oriental, Ásia Central, Ásia Meridional, Sudeste Asiático e Comunidade dos Estados Independentes (parte dela).
  • A Ásia é banhada principalmente pelos oceanos Pacífico e Índico, apresentando paisagens naturais que variam de Tundra à Floresta Tropical.
  • O relevo da Ásia compreende grandes cadeias montanhosas, extensos planaltos e depressões, além de dispor de climas contrastantes.
  • O PIB da Ásia representa quase 38% da economia mundial, destacando-se em atividades como a exploração de petróleo, a agricultura e a atividade industrial.
  • A China é, atualmente, o país com maior economia nacional da Ásia. Em contrapartida, Timor-Leste é o país mais pobre do continente.
  • Mais de 4,8 bilhões de pessoas vivem na Ásia, o equivalente a 60% da população mundial. O país mais populoso do continente e do mundo é a Índia.
  • Foi na Ásia que surgiram algumas das civilizações mais importantes do mundo antigo, além do que o continente contribuiu enormemente para o aperfeiçoamento das ciências e da tecnologia moderna.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais da Ásia

  • Gentílico: asiático
  • Países: 49 países
  • Extensão territorial: 44.664.340 km²
  • População: 4.806.898.007 habitantes
    • Maior país: Índia (1.428.627.663 habitantes);
    • Menor país: Brunei (452.524 habitantes).
  • Idiomas: inglês, russo, mandarim, japonês, coreano, vietnamita, filipino, hindi, nepalês, bengali, malaio, dzonga, árabe, turco, persa, indonésio, laosiano etc.
  • Moeda: rúpia, rial, dólar, yuan, iene, renminbi, won, dinar, afegane, som etc.

Mapa da Ásia

Mapa da Ásia.[2]
Mapa da Ásia.[2]

Países da Ásia e suas capitais

País da Ásia

Capital

Afeganistão

Cabul

Arábia Saudita

Riad

Armênia*

Yerevan

Azerbaijão*

Baku

Bahrein

Manama

Bangladesh

Daca

Brunei

Bandar Seri Begawan

Butão

Timbu

Camboja

Phnom Penh

Cazaquistão

Nursultan

Catar

Doha

China

Pequim

Chipre*

Nicósia

Coreia do Norte

Pyongyang

Coreia do Sul

Seul

Egito*

Cairo

Emirados Árabes Unidos

Abu Dhabi

Filipinas

Manila

Geórgia*

Tiblissi

Iêmen

Sana

Índia

Nova Déli

Indonésia*

Jacarta

Irã

Teerã

Iraque

Bagdá

Israel

Jerusalém

Japão

Tóquio

Jordânia

Amã

Kuwait

Kuwait

Laos

Vienciana

Líbano

Beirute

Malásia

Kuala Lumpur

Maldivas

Malé

Mianmar

Naypyidaw

Mongólia

Ulan Bator

Nepal

Katmandu

Omã

Mascate

Paquistão

Islamabad

Quirguistão

Bishkek

Rússia*

Moscou

Singapura

Singapura

Síria

Damasco

Sri Lanka

Colombo e Sri Jayawardenapura Kote

Tajiquistão

Dushanbe

Tailândia

Bangkok

Timor-Leste*

Díli

Turcomenistão

Asgabate

Turquia*

Ancara

Uzbequistão

Tashkent

Vietnã

Hanói

*Os países indicados são aqueles transcontinentais, isto é, localizados na Ásia e em, pelo menos, mais um outro continente: Europa, África e Oceania.

Além dos países anteriormente listados, ficam na Ásia territórios ultramarinos pertencentes a países europeus e oceânicos, regiões autônomas e territórios autodeclarados que ainda não foram reconhecidos por toda a comunidade internacional como um Estado independente.

Regiões autônomas e territórios reivindicados e/ou independentes

Territórios ultramarinos

Palestina

Acrotíri

Taiwan

Decelia

Hong Kong

Território Britânico do Oceano Índico

Macau

Ilhas Cocos

Tibete

Ilha do Natal

Para saber mais detalhes sobre os países da Ásia, clique aqui.

Regiões da Ásia

A regionalização do continente asiático foi feita com base nos aspectos geográficos, socioeconômicos e culturais de seus países. Levando esses critérios em consideração, identifica-se seis regiões na Ásia:

  • Oriente Médio: região de sete milhões de km² localizada no oeste da Ásia, onde vivem mais de 385 milhões de habitantes. Trata-se de uma área rica em recursos naturais, como o petróleo, mas que vive imersa em conflitos políticos e territoriais.
  • Ásia Oriental (ou Extremo Oriente): região de 11,5 milhões de km² localizada no leste da Ásia e onde vivem 1,7 bilhão de habitantes. Apresenta economia dinâmica e concentra os países e territórios com maior PIB do continente, como China, Japão, Coreia do Sul e Hong Kong.
  • Ásia Meridional: região de 6,6 milhões de km² e quase dois bilhões de habitantes, sendo, portanto, a mais populosa do continente asiático. Compreende países do subcontinente indiano, como Índia, Bangladesh, Nepal, Paquistão e Sri Lanka. Apesar de concentrar muita população, essa é uma das regiões mais pobres da Ásia.
  • Ásia Central: região de 4,1 milhões de km² onde habitam mais de 75 milhões de pessoas. Compreende países como Afeganistão, Cazaquistão, Turcomenistão e Quirguistão, que apresentam importância comercial histórica para o continente asiático, além de compartilharem aspectos geográficos em comum.
  • Sudeste Asiático: região de 4,3 milhões de km² em que habitam 675 milhões de pessoas. Compreende países como Camboja, Laos, Vietnã, Indonésia e Timor-Leste, sendo a região da Ásia que apresenta maior instabilidade tectônica. Além disso, está sujeita a uma série de fenômenos atmosféricos, como tufões.
  • Parte da Comunidade dos Estados Independentes (CEI): parcela asiática da região formada por países que integraram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) no passado. Integram essa região países com Rússia, Armênia, Azerbaijão, Uzbequistão, Cazaquistão e outros territórios que também fazem parte de outras regiões asiáticas, além de nações europeias.

Geografia da Ásia

A Ásia é um dos seis continentes em que as terras emersas de nosso planeta se dividem. A maior parte de suas terras está situada ao norte da Linha do Equador, posicionando-se no Hemisfério Leste. Com 44.579.000 km² de extensão, quase um terço da superfície terrestre, a Ásia é o maior continente do mundo. A seguir, conheça suas principais características físicas.

→ Relevo da Ásia

O continente asiático, por conta de sua extensão, apresenta formas de relevo muito diversas e que representam a ocorrência de fenômenos geológicos muito distintos e que aconteceram em tempos geológicos alternados: desde planaltos, que remontam à atuação extensa dos agentes intempéricos, a dobramentos modernos de formação recente.

Há extensas áreas de planalto no interior de países como a Rússia e a China, da mesma maneira que é possível encontrar depressões acentuadas no Oriente Médio. Já no subcontinente indiano e na Ásia Central, identifica-se a presença de cadeias montanhosas e cordilheiras que registram algumas das maiores altitudes do mundo, como é o caso da cordilheira do Himalaia.

Cordilheira do Himalaia, que abriga o pico mais elevado do mundo, o monte Everest, na Ásia.
A cordilheira do Himalaia, que abriga o pico mais elevado do mundo, fica na Ásia.

Nota-se, ainda, que o leste do continente registra a presença de planaltos, montanhas e planícies, além da ocorrência de muitos fenômenos oriundos da instabilidade tectônica característica daquela área do planeta, como terremotos e maremotos.

→ Clima da Ásia

A Ásia é um continente muito extenso e que compreende várias faixas latitudinais, o que resulta na ocorrência de diversos tipos de clima. Parte do norte do continente, mais precisamente da Rússia, está situada acima do Círculo Polar Ártico, apresentando clima extremamente frio e com baixa umidade. Existem áreas, também, de clima frio de montanha e temperado continental. No Oriente Médio, principalmente, concentram-se tipos climáticos mais quentes e secos, com o registro de clima desértico em algumas áreas.

O leste e o sudeste da Ásia são marcados pela influência da maritimidade e pelas monções — ventos quentes e úmidos que sopram do oceano em direção ao continente. Portanto, muitas dessas localidades têm clima quente e chuvoso, com volumes pluviométricos superiores a 3000 mm anuais.

→ Vegetação da Ásia

A diversidade e complexidade da cobertura vegetal da Ásia é equivalente à sua diversidade climática, haja vista a relação existente entre esses dois fatores da paisagem. Por essa razão, podemos dividir a vegetação do continente asiático com base nos biomas que lá ocorrem. Esses biomas são:

  • Tundra;
  • Taiga;
  • Floresta Temperada;
  • Floresta Tropical;
  • Campos;
  • Deserto.

Economia da Ásia

Paisagem cultural no Japão, na Ásia.
A Ásia é um continente de contrastes em que se encontra países muito desenvolvidos e países subdesenvolvidos.[3]

O Produto Interno Bruto (PIB) da Ásia, que já supera os 38 trilhões de dólares, é o mais elevado de todo o mundo, e representa quase 37% de toda a economia mundial. Entre os países do continente que mais contribuem para a composição do PIB, estão China, Japão, Índia, Coreia do Sul e Indonésia, que, em conjunto, representam cerca de 77% da economia continental. Somente a China é responsável por metade do PIB asiático. Em contrapartida, Timor-Leste, Butão, Afeganistão, Maldivas e Tajiquistão constituem as menores economias nacionais do continente asiático.

As atividades econômicas desenvolvidas na Ásia variam consideravelmente de região para região. Existem áreas, como o Oriente Médio, que apresentam amplas riquezas de recursos naturais, com destaque para os combustíveis fósseis, e se destacam na extração e no processamento de petróleo e gás natural. Há, também, países como os Tigres Asiáticos e a China, que detêm uma indústria forte e moderna, além de se basearem no setor terciário, com as atividades financeiras e imobiliárias.

A agropecuária é, igualmente, uma atividade econômica importante em muitos países asiáticos, especialmente no sudeste do continente. Para além da pesca e da criação de animais, como porcos, a agricultura asiática se destaca no cultivo de arroz, trigo, cana-de-açúcar, milho e folhas de chá.

Veja também: Quais são os Novos Tigres Asiáticos?

Cultura da Ásia

Algumas das principais civilizações do mundo antigo são originárias da Ásia. Esse vasto continente desfruta de uma cultura plural e bastante heterogênea, com símbolos, manifestações e costumes que diferem de país para país e refletem a identidade de cada um deles. Para termos uma ideia da multiculturalidade da Ásia, mais de 2300 línguas e dialetos são falados no continente.

A maioria das principais religiões do mundo se originou nos países asiáticos, e neles se identifica a presença do cristianismo, do judaísmo, do budismo, do hinduísmo, do taoismo, do confucionismo e de diversas outras crenças regionais. Não somente a religião, mas muitas outras áreas do conhecimento humano foram aperfeiçoadas em países asiáticos, o que confere ainda maior importância cultural desse continente.

População da Ásia

Diversas pessoas caminhando em um mercado de rua da Índia, atualmente, o país mais populoso da Ásia.
A Índia é, atualmente, o país mais populoso da Ásia.[4]

A Ásia é o continente mais populoso do mundo, e abriga 4.806.898.007 habitantes. Esse montante é equivalente a quase 60% de toda a população mundial. Além de ser bastante populoso, o continente asiático é, também, densamente povoado. A distribuição populacional é da ordem de 106,8 hab./km², a maioria dos quais se concentra nos centros urbanos. Hoje em dia, a taxa de urbanização da Ásia é de 52,9%, o que significa dizer que existe, ainda, uma ampla parcela de pessoas vivendo no meio rural. A seguir, confira os cinco países mais populosos do continente asiático:

Países mais populosos da Ásia

País

População

Índia

1.450.935.791

China

1.419.321.278

Indonésia

283.487.931

Paquistão

251.269.164

Bangladesh

173.562.364

História da Ásia

O continente asiático abriga a região conhecida como o “berço da civilização” justamente pelo fato de muitas civilizações importantes da Antiguidade terem se originado nela. Estamos tratando, aqui, da Crescente Fértil, onde se constituiu a Mesopotâmia, hoje Iraque. Localizada no Oriente Médio, essa região foi habitada pelos sumérios, pelos babilônios, pelos assírios e por outros povos que ofereceram contribuições valiosas à humanidade.

A Ásia foi o lugar em que muitos impérios se desenvolveram, em especial na China, na Mongólia, na Turquia e no Japão. Ao longo dos séculos, o continente se tornou parte de algumas das principais rotas comerciais do mundo, principalmente aquelas estabelecidas entre a Europa e os países da Ásia. Destaca-se a rota da seda, pela qual se atravessava desde especiarias até metais preciosos.

Como fruto do crescente interesse econômico dos europeus pelo continente, muitos países vivenciaram o processo de colonização durante o século XIX. Entre esses países, estão: Índia, Filipinas, Indonésia, Macau e Malásia. Ao mesmo tempo que a descolonização acontecia no século XX, a Ásia vivenciou períodos de tensão durante os conflitos mundiais, notadamente na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), com ataques diretos, e na Guerra Fria (1947-1991).

A segunda metade do século XX também ficou marcada pelo desenvolvimento econômico de países do leste e do sudeste do continente, ao mesmo tempo que se ampliaram as tensões na região do Oriente Médio. Ainda hoje, os países e territórios dessa região vivenciam conflitos socioterritoriais e étnicos. Por outro lado, a China tem se destacado no cenário internacional como uma das maiores economias do mundo, concorrendo de maneira direta com potências como os Estados Unidos.

Veja também: Europa — um dos continentes que mais influenciaram costumes dos povos ocidentais nos últimos séculos

Curiosidades sobre a Ásia

Mapa-múndi com ênfase no Círculo de Fogo do Pacífico, região da qual uma porção da Ásia faz parte.
O Círculo de Fogo do Pacífico é uma região da qual uma porção da Ásia faz parte.[5]
  • Parte do continente asiático se encontra no Círculo de Fogo do Pacífico, área mais tectonicamente ativa do planeta Terra. Por isso, muitos países estão sujeitos a terremotos, maremotos e eventos como erupções vulcânicas.
  • Terremotos de 9.1 de magnitude na escala Richter já foram registrados na Ásia.
  • O ponto culminante do mundo fica na Ásia: o monte Everest, na cordilheira do Himalaia. Situado entre o Nepal e o Tibete, o Everest chega a uma altitude de 8849 metros.
  • A Índia ultrapassou a China e se tornou o país mais populoso do mundo em maio de 2023.
  • Mais de 75% de todas as especiarias comercializadas no mundo são produzidas na Índia.
  • Na Ásia existem 268 sítios tombados, pela Unesco, como patrimônio da humanidade, dada sua importância histórica, cultural e natural.

Créditos de imagem

[1] Ssolbergj / Wikimedia Commons (reprodução)

[2] Cacahuate / Peter Fitzgerald / Texugo / Wikimedia Commons (reprodução)

[3] anek.soowannaphoom / Shutterstock

[4] Oleg D / Shutterstock

[5] Nolan / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

UNData. Disponível em: https://data.un.org/en/index.html.

The World Factbook. Disponível em: https://www.cia.gov/the-world-factbook/.

World Bank Open Data. Disponível em: https://data.worldbank.org/.

Worldometer. Disponível em: https://www.worldometers.info/.

Publicado por Paloma Guitarrara
Assista às nossas videoaulas

Artigos de Ásia

As religiões no Oriente Médio
A região mais tensa do planeta e sua relação com as religiões.
A produção de petróleo no Oriente Médio
A maior atividade econômica da maioria dos países do Oriente Médio.
A regionalização do continente asiático
Clique aqui e conheça as características da regionalização do continente asiático!
Agricultura no Oriente Médio
Agricultura no Oriente Médio, Onde estão os maiores destaques da agricultura no Oriente Médio, O clima do Oriente Médio, As dificuldades impostas pelo clima no desenvolvimento da agricultura no Oriente Médio, O que é produzido na Turquia, O que é produzido na Planície da Mesopotâmia.
Aspectos naturais do Oriente Médio
Aspectos naturais do Oriente Médio, Aspectos do relevo do Oriente Médio, Aspectos climáticos do Oriente Médio, Aspectos da vegetação do Oriente Médio.
Escassez de Água no Oriente Médio
Compreenda a importância da Água no Oriente Médio, um dos principais elementos geopolíticos da região.
Geografia do Japão
Geografia do Japão, Como o Japão é conhecido, A configuração do território japonês, As ilhas contidas no Japão, A extensão territorial do Japão, Número de habitantes do Japão.
Novo Tigres Asiáticos
Veja quais são os países que integram os Novos Tigres Asiáticos. Conheça suas principais características e o que os torna diferentes dos Tigres Asiáticos.
Oriente Médio
Saiba mais sobre o agrupamento de países que formam o Oriente Médio. Veja informações sobre as características geográficas, econômicas e culturais da região.
Países da Ásia
Acesse uma lista completa de países da Ásia e suas capitais. Conheça o maior e o menor país da Ásia e veja outras curiosidades sobre os países asiáticos.
Taj Mahal
Saiba quais são as principais características do Taj Mahal. Leia sobre a história e a importância desse famoso monumento localizado no continente asiático.
Tigres Asiáticos
Saiba mais sobre as principais características dos Tigres Asiáticos. Veja detalhes da origem e da ascensão econômica dessas importantes nações.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Moda e Mediana" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Moda e Mediana
Nessa aula veremos como calcular a moda e a mediana de uma amostra. Mosrarei que a moda é o elemento que possui maior frequência e que uma amostra pode ter mais de uma moda ou não ter moda. Posteriormente, veremos que para calcular a mediana devemos montar o hall (organizar em ordem a amostra) e verificar a quantidade de termos dessa amostra.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.