Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana
  4. As taxas de natalidade do campo e da cidade

As taxas de natalidade do campo e da cidade

Na zona rural é comum os filhos de agricultores participarem das tarefas diárias, até mesmo os menores de idade, visando à ajuda as famílias têm uma quantidade maior de filhos, geralmente os pais têm pouca instrução, concluem que para realizar trabalhos no campo não é necessário oferecer estudos aos filhos, até porque criança na escola significa gastos.

Nas cidades ocorre o inverso, devido à modernização da sociedade e de seus instrumentos, o custo com as crianças é maior, pois tem gastos com roupas, escolas, brinquedos e etc. As pessoas que vivem em cidades geralmente são mais esclarecidas, por isso reconhecem a importância do estudo na vida de uma pessoa.

Por meio dos dois casos fica evidente a disparidade existente em relação à taxa de natalidade dos centros urbanos e das áreas rurais. No campo as pessoas tendem a se casar mais jovens, se comparadas às pessoas das cidades, contudo não é necessário casar para ter filhos, mas uma pessoa que se une a outra com idade entre 15 e 22 anos possui uma probabilidade bem maior de ter mais filhos, que um casal com idade mais avançada.

As religiões muitas vezes são contrárias à limitação em relação à quantidade de filhos, mas essas influências não são muito efetivas nos grandes centros urbanos, porém em pequenas cidades e no campo isso se faz presente. A religião islâmica fundamentalista, por exemplo, tem grande influência nas decisões dos fiéis. É por isso que até os dias de hoje os países adeptos ao islamismo atingem altas taxas de natalidade.

Atualmente nas grandes cidades e em cidades menores a vida é mais agitada, os meios de produção oferecem uma extensa lista de opções de lazer, portanto a quantidade de filhos limita a vida social dos pais, provenientes dos altos custos.

Outro motivo que contribui para uma baixa taxa de natalidade nos centro urbanos é a quantidade de informações repassadas através dos meios de comunicação e postos de saúde, dessa forma as pessoas tem mais acesso a lugares que comercializam anticoncepcionais, o próprio governo oferece de forma gratuita tais anticonceptivos.
Nas cidades as famílias têm menos filhos que no campo
Nas cidades as famílias têm menos filhos que no campo
Publicado por: Eduardo de Freitas
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

As taxas de natalidade da zona rural são distintas das apresentadas nos centros urbanos. Essa distinção é multifatorial, entretanto, possui ligação com o arranjo familiar desses espaços. A respeito dessa questão, assinale a alternativa incorreta.

a) A função de colaboração dos filhos nas atividades do campo é um dos fatores que contribuem para uma taxa de natalidade mais alta na zona rural.

b) Nas cidades, por conta da oferta de creches, berçários e escolas, as taxas de natalidade são mais elevadas.

c) O nível de instrução, geralmente menor nas áreas rurais, pode ser considerado um fator preponderante para que as taxas de natalidade nesses locais sejam mais altas.

d) O alto custo de criação dos filhos nos grandes centros e a inserção ascendente da mulher no mercado de trabalho explicam, em parte, as menores taxas de natalidade.

e) As taxas de natalidade são mais baixas nas cidades também pelo acesso mais facilitado a métodos contraceptivos.

Questão 2

A respeito dos fatores que contribuem para que as cidades tenham taxas de natalidade menores que as do campo, estão corretas as afirmativas abaixo, exceto:

I) Criar um filho na cidade, especialmente nas maiores, traz uma série de custos com saúde, educação, transporte e lazer. Esse fator tem contribuído para a diminuição da taxa de natalidade nos centros urbanos.

II) As religiões, muitas vezes, são contrárias à limitação em relação à quantidade de filhos. Essa influência não é tão efetiva nos grandes centros urbanos, mas em pequenas cidades e no espaço rural, faz-se mais presente.

III) O acesso à informação a respeito dos métodos contraceptivos e a maior facilidade na aquisição desses métodos no ambiente urbano contribuem para que as taxas de natalidade sejam reduzidas em relação ao espaço rural.

Estão corretas as alternativas:

a) I e III.

b) I e II.

c) II e III.

d) Todas as alternativas.

e) Apenas a alternativa I.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Imagens de satélite importante na previsão do tempo.
Previsão do tempo
Previsão do tempo, O que é a Previsão do tempo, O que é meteorologia, O que é estação meteorológica, Os instrumentos utilizados na Previsão do tempo, A importância da Previsão do tempo.
A invasão das águas em Tuvalu no Pacífico Sul.
Aquecimento global pode levar países a extinção
Aquecimento global pode levar países à extinção, Migração ambiental provada pelo aquecimento global, A elevação dos níveis dos oceanos pode engolir pequenos países, As conseqüências do aquecimento nas ilhas do Pacífico Sul.
Plantação de tâmaras no Oriente Médio
Agricultura no Oriente Médio
Agricultura no Oriente Médio, Onde estão os maiores destaques da agricultura no Oriente Médio, O clima do Oriente Médio, As dificuldades impostas pelo clima no desenvolvimento da agricultura no Oriente Médio, O que é produzido na Turquia, O que é produzido na Planície da Mesopotâmia.
Fatores locacionais da indústria
Clique aqui e conheça os principais fatores locacionais da indústria.