Whatsapp icon Whatsapp

As taxas de natalidade do campo e da cidade

Nas cidades as famílias têm menos filhos que no campo
Nas cidades as famílias têm menos filhos que no campo
Na zona rural é comum os filhos de agricultores participarem das tarefas diárias, até mesmo os menores de idade, visando à ajuda as famílias têm uma quantidade maior de filhos, geralmente os pais têm pouca instrução, concluem que para realizar trabalhos no campo não é necessário oferecer estudos aos filhos, até porque criança na escola significa gastos.

Nas cidades ocorre o inverso, devido à modernização da sociedade e de seus instrumentos, o custo com as crianças é maior, pois tem gastos com roupas, escolas, brinquedos e etc. As pessoas que vivem em cidades geralmente são mais esclarecidas, por isso reconhecem a importância do estudo na vida de uma pessoa.

Por meio dos dois casos fica evidente a disparidade existente em relação à taxa de natalidade dos centros urbanos e das áreas rurais. No campo as pessoas tendem a se casar mais jovens, se comparadas às pessoas das cidades, contudo não é necessário casar para ter filhos, mas uma pessoa que se une a outra com idade entre 15 e 22 anos possui uma probabilidade bem maior de ter mais filhos, que um casal com idade mais avançada.

As religiões muitas vezes são contrárias à limitação em relação à quantidade de filhos, mas essas influências não são muito efetivas nos grandes centros urbanos, porém em pequenas cidades e no campo isso se faz presente. A religião islâmica fundamentalista, por exemplo, tem grande influência nas decisões dos fiéis. É por isso que até os dias de hoje os países adeptos ao islamismo atingem altas taxas de natalidade.

Atualmente nas grandes cidades e em cidades menores a vida é mais agitada, os meios de produção oferecem uma extensa lista de opções de lazer, portanto a quantidade de filhos limita a vida social dos pais, provenientes dos altos custos.

Outro motivo que contribui para uma baixa taxa de natalidade nos centro urbanos é a quantidade de informações repassadas através dos meios de comunicação e postos de saúde, dessa forma as pessoas tem mais acesso a lugares que comercializam anticoncepcionais, o próprio governo oferece de forma gratuita tais anticonceptivos.
Publicado por Eduardo de Freitas

Artigos Relacionados

Agricultura no Oriente Médio
Agricultura no Oriente Médio, Onde estão os maiores destaques da agricultura no Oriente Médio, O clima do Oriente Médio, As dificuldades impostas pelo clima no desenvolvimento da agricultura no Oriente Médio, O que é produzido na Turquia, O que é produzido na Planície da Mesopotâmia.
Aquecimento global pode levar países a extinção
Aquecimento global pode levar países à extinção, Migração ambiental provada pelo aquecimento global, A elevação dos níveis dos oceanos pode engolir pequenos países, As conseqüências do aquecimento nas ilhas do Pacífico Sul.
Fatores locacionais da indústria
Clique aqui e conheça os principais fatores locacionais da indústria.
video icon
Professor ao lado do escrito "Qual a diferença entre discurso e texto?".
Português
Qual a diferença entre discurso e texto?
Todo texto é um discurso. Mas e o contrário? Todo discurso é um texto? Nesta aula vamos acabar de vez com essa confusão e deixar bem claro quem é quem no universo textual.