Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física do Brasil
  4. Bacia Tocantins-Araguaia

Bacia Tocantins-Araguaia

A Bacia Tocantins-Araguaia é uma das regiões hidrográficas do Brasil, todos os cursos de água que deságuam nos rios Tocantins e Araguaia fazem parte dela. Essa bacia abrange uma área de 967.059 km², correspondendo a 9,5% do território nacional; cobre totalmente ou parcialmente as terras dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Pará e Distrito Federal.

A região da bacia em questão abrange basicamente dois tipos de composições vegetativas, com destaque para a floresta Amazônica e o Cerrado. Essa região hidrográfica apresenta baixa densidade demográfica (pouco povoada), e os principais rios da bacia são importantes vias de comunicação para a comunidade local.

A viabilidade para o transporte hidroviário esbarra na configuração dos rios principais, que apresentam trechos com corredeiras e cachoeiras. Por essa razão há um projeto que visa à construção de uma hidrovia, mas a sua execução depende de uma maior análise sobre os impactos que esse empreendimento poderá causar, especialmente no rio Araguaia em períodos de estiagem.

Na Bacia Tocantins-Araguaia, mais precisamente no rio Tocantins, está instalada a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, a segunda principal fonte de energia elétrica do país, sendo superada somente pela produção da Usina de Itaipu.

Confluência dos rios Tocantins e Araguaia.
Confluência dos rios Tocantins e Araguaia.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
Ilha do Bananal, nas margens do Rio Javaés
Ilha do Bananal
Conheça a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do planeta!
Céu nublado na cidade de Angra dos Reis (RJ). Efeito da ação da massa Tropical Atlântica
Massas de Ar no Brasil
Conheça as massas de ar que atuam no Brasil e descubra como elas determinam as características do verão e do inverno no país!