Whatsapp icon Whatsapp

Bandeira do Catar

A bandeira do Catar é caracterizada pelo desenho estilizado de uma serra com nove pontas que representam a formação histórica desse importante país do Oriente Médio.
Bandeira do Catar.
Bandeira do Catar.

A bandeira do Catar é o principal símbolo nacional desse país do Oriente Médio. Ela possui um desenho de uma serra com nove pontas e ainda duas colorações distintas. O desenho marcante das pontas da serra indica a ligação histórica do país com outros emirados no Oriente Médio. O bordô da bandeira catari possui uma significação histórica atrelada à família real do país.

Leia também: Bandeira da Inglaterra — uma bandeira ligada à importância do país no cenário geopolítico global

Resumo sobre a bandeira do Catar

  • A bandeira do Catar é formada por um desenho estilizado de uma serra com nove pontas distribuídas de forma vertical.

  • A cor branca da bandeira do Catar simboliza a paz alcançada após a independência do país.

  • Já a cor bordô tem como significado a luta da população catari e é uma referência à família real do país.

  • O Catar é um país que conta com uma economia bastante dinâmica, principalmente por causa de recursos provenientes do petróleo.

  • O Catar foi escolhido para sediar a Copa do Mundo Masculina de Futebol de 2022 em cinco cidades-sede.

História da bandeira do Catar

A bandeira do Catar foi adotada oficialmente em 9 de julho de 1971. A bandeira foi produzida com o intuito de celebrar a união do país, especialmente no seu contexto pós-independência, um período de reafirmação de várias antigas colônias britânicas no Oriente Médio. Ela guarda referências históricas à família real do país e remete ao contexto histórico regional.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Significado da bandeira do Catar

A bandeira do Catar é composta por duas cores: uma porção branca e outra bordô. Na bandeira, a cor branca remete à paz, e a cor bordô representa a luta empreendida pelos cataris, especialmente durante o processo de formação da nação. A cor bordô também é uma referência à família real do país.

O desenho é similar ao formato de uma serra, na qual estão dispostas nove pontas brancas. Elas são uma referência aos Emirados Reconciliados do Oriente Médio, sendo eles, além do próprio Catar, os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein.

Veja também: Bandeira do México — outra bandeira que se relaciona à luta pela independência de um povo

Principais características do Catar

O Catar é um país de território estreito e desértico situado geograficamente no Oriente Médio, mais precisamente na costa nordeste da península Arábica. O país faz fronteira com a Arábia Saudita e é banhado pelo mar Arábico. A capital do país é a cidade de Doha.

Vista noturna da cidade Doha, capital do Catar.
A cidade de Doha é a capital do Catar.

Geograficamente, o Catar possui clima e vegetação desérticos, com grande escassez de vegetação. Historicamente, foi formado por vários agrupamentos de árabes, sendo por um longo período uma colônia britânica. O país, de população majoritariamente islâmica, é bastante conservador.

A economia está voltada para a extração de recursos minerais como o petróleo e o gás natural. Por sua vez, há um forte crescimento do setor de serviços e do turismo. O Catar possui uma população formada principalmente por emigrantes, incluindo muitos cidadãos de países da Ásia e da África.

Foi escolhido para sediar a Copa do Mundo Masculina de Futebol de 2022 e, com isso, foi o primeiro país do Oriente Médio a sediar uma Copa do Mundo. Apesar de ter sido escolhido para sediar o evento, o país não possui grande tradição na prática de futebol.

Curiosidades sobre a bandeira do Catar

  • O desenho da bandeira do Catar é muito próximo da bandeira de outro país do Oriente Médio, chamado Bahrein.

  • A bandeira do Catar, apesar de datar de 1971, foi oficializada por meio da legislação oficial do país em 2012.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Catar
Descubra mais a respeito do Catar, país do Oriente Médio, localizado na península arábica. Saiba também sua história, dados sobre a economia e diversas curiosidades.
Oriente Médio
Saiba mais sobre o agrupamento de países que formam o Oriente Médio. Veja informações sobre as características geográficas, econômicas e culturais da região.
Ásia
Seção com textos sobre a demografia, a economia, o relevo, o clima e as relações políticas da Ásia, o maior continente do mundo.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.