Whatsapp icon Whatsapp

Bandeira da Inglaterra

A bandeira da Inglaterra possui uma história secular e está ligada à importância do país no cenário geopolítico global. Ela é composta pelas cores branca e vermelha.
Bandeira da Inglaterra
Bandeira da Inglaterra

A bandeira da Inglaterra é um dos maiores símbolos do povo inglês. Sua história é antiga e remete aos diversos conflitos que envolveram as forças militares inglesas. Essa bandeira é formada por um fundo branco com uma cruz vermelha.

A bandeira da Inglaterra representa um dos países mais importantes do mundo. Os ingleses desfrutam de um alto nível de qualidade de vida. A Inglaterra faz parte do Reino Unido, e a bandeira deste apresenta, além das cores vermelha e branca, a azul.

Leia também: Simbologias da bandeira do Brasil

Resumo sobre a bandeira da Inglaterra

  • A Inglaterra é uma nação europeia que, com País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, faz parte do Reino Unido.

  • A bandeira da Inglaterra é composta por um fundo branco e por uma cruz de São Jorge na cor vermelha.

  • Já a bandeira do Reino Unido é fruto de uma sobreposição das bandeiras da Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte.

  • A adoção da bandeira aconteceu nos tempos antigos. Sua oficialização ocorreu somente no século XVI.

  • A Inglaterra é um país industrializado e altamente desenvolvido, localizado na Europa Ocidental, mais precisamente na ilha da Grã-Bretanha.

  • O hábito de tomar chá, o tempo fechado e chuvoso e a condução de veículos a partir do lado esquerdo são particularidades da Inglaterra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Significado da bandeira da Inglaterra

A bandeira da Inglaterra é composta por um fundo branco, onde está disposta uma grande cruz vermelha, conhecida como cruz de São Jorge. O referido santo das tradições cristãs é considerado o patrono da Inglaterra. Sendo assim, a bandeira inglesa presta uma homenagem a essa figura histórica e religiosa.

Sua cruz vermelha, além de homenagear São Jorge, reflete a importância do cristianismo para a Inglaterra. Há ainda uma explicação para as cores da bandeira: o branco simboliza a pureza e o vermelho, a coragem e o sacrifício.

Bandeira da Inglaterra x bandeira do Reino Unido

Bandeira do Reino Unido
Bandeira do Reino Unido

A bandeira da Inglaterra é formada apenas por uma cruz vermelha disposta em um fundo branco. A Inglaterra é apenas um dos quatro países que formam o Reino Unido. Sendo assim, possui seus próprios símbolos, como a bandeira nacional.

Já a bandeira do Reino Unido é formada pela sobreposição de símbolos nacionais de cunho religioso de três países: Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte. Portanto, a bandeira do Reino Unido possui uma sobreposição entre:

  • uma cruz de São Jorge, que representa a Inglaterra;

  • uma cruz de Santo André, padroeiro da Escócia;

  • uma cruz de São Patrício, que simboliza a Irlanda.

 Esquema da formação da bandeira do Reino Unido

O País de Gales, quarta nação que compõe o Reino Unido, não está representado na bandeira britânica.

Leia também: Diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra

História da bandeira da Inglaterra

A história da bandeira da Inglaterra é antiga, uma vez que esse item é utilizado desde o período da Idade Média, com diversas funções, principalmente para incursões militares realizadas pelos ingleses.

O rei inglês Eduardo III, por exemplo, foi um dos precursores do uso da bandeira branca de cruz vermelha, que expressava as tradições religiosas dos ingleses, em diferentes momentos históricos. Sua utilização remonta ao período das Cruzadas, movimento que pregava a manutenção do domínio cristão frente à influência dos muçulmanos, sendo caracterizado pela realização de ocupações militares.

A bandeira branca de cruz vermelha era o principal símbolo utilizado pelos soldados ingleses, que participaram ativamente desse movimento, tornando-se logo um elemento de identificação importante. Porém, a adoção oficial dessa bandeira pela Inglaterra ocorreu somente no século XVI.

A Inglaterra

Vista da cidade de Londres, capital da Inglaterra.
A Inglaterra é uma das nações mais desenvolvidas do mundo.

A Inglaterra é uma importante nação que forma, junto com País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, o Reino Unido. O território inglês possui uma história muito antiga e atuante no contexto mundial. A geografia local é marcada por clima e vegetação temperados. O país é conhecido pelo seu tempo chuvoso e instável.

A Inglaterra é uma nação industrializada e rica. Sua economia está voltada para os setores de serviços, como o bancário e o turístico. Além disso, a Inglaterra desenvolve atividades agropecuárias e industriais muito modernas. O país detém grande poderio geopolítico e participou ativamente de grandes conflitos mundiais.

Sua população é formada por uma diversidade de grupos étnicos, com destaque para os imigrantes. O país é promotor de liberdades individuais e possui uma cultura rica e diversa. Os ingleses desfrutam de um alto padrão de vida e têm um elevado índice de desenvolvimento humano. Para saber mais sobre esse local, leia: Inglaterra.

Leia também: Organização do espaço geográfico europeu

Curiosidades sobre a Inglaterra

  • A Inglaterra é uma das quatro nações que formam o Reino Unido, que conta ainda com País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.

  • O Castelo de Windsor, localizado nas proximidades de Londres, é o mais antigo a ser utilizado por uma família imperial na atualidade.

  • O trânsito inglês possui algumas peculiaridades, como, por exemplo, o fato de os veículos serem conduzidos a partir do lado esquerdo.

  • O Reino Unido, no qual a Inglaterra está incluída, saiu da União Europeia em 2020, por meio de um conturbado processo conhecido como Brexit.

  • São pontos turísticos da Inglaterra o Big Ben, o Palácio de Buckingham, o Stonehenge, o Hyde Park, o Observatório Real de Greenwich e a Tower Bridge.

  • O chá é a bebida tradicional da Inglaterra. O consumo de chá pelos ingleses é o mais elevado em todo o mundo.

  • Já o prato mais tradicional da Inglaterra é uma combinação simples de peixe frito com batatas fritas.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

A organização do espaço geográfico europeu
Clique e veja detalhes da organização do espaço geográfico europeu. Entenda a dinâmica da população e veja as dificuldades políticas e sociais desse continente.
Conjunto de ilhas Britânicas.
Afinal, o que é a Ilha da Grã-Bretanha?
Afinal, o que é a Ilha da Grã-Bretanha?, Quais são as diferenças entre Grã-Bretanha, Reino Unido e Inglaterra, As características da Grã-Bretanha, Os aspectos do Reino Unido, As características principais da Inglaterra.
São comuns as dúvidas sobre a diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra
Diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra
Entenda a diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra para nunca mais se confundir com nenhum desses nomes!
Nações, Estados, países e territórios nem sempre se equivalem
Diferenças entre Estado, País, Nação e Território
Entenda as diferenças entre Estado, País, Nação e Território para facilitar os estudos sobre as características territoriais e políticas dos lugares.
Bandeira de Londres
Londres
Saiba mais sobre as principais características geográficas de Londres. Veja dados sobre a população, a economia e a cultura de uma das principais cidades do mundo.
Em 23 de junho de 2016, o Reino Unido, por meio de um referendo, saiu da União Europeia.
Saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit)
Saiba o que foi o Brexit, isto é, a saída do Reino Unido da União Europeia e entenda por que esse fato é tão importante para o mundo atual.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!